sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SOMENTE A FÉ


PAZ!


ESTAR COM JESUS É TER PAZ!


ESTAR COM JESUS É TER PAZ!
(Lucas 8.22-26)
     Estamos no período das grandes chuvas e tempestades, os noticiários estão cheios de apontamentos sobre acidentes ocasionados por estes fenômenos naturais, principalmente nas regiões litorâneas do estado do Rio de Janeiro. O último afetado pelas fortes chuvas foi o município de Duque de Caxias, especialmente o bairro de Xerêm, onde vive o sambista Zeca pagodinho, o mesmo apareceu na televisão montado em um quadriciclo motorizado ajudando os moradores da localidade.
     As cenas vistas eram de comover a qualquer um, o que mais me chamou a atenção foi a total destruição do local, parecia que naquele ponto acabara de eclodir uma guerra civil, devido o poder de destruição. O desespero, temor e abandono eram evidentes em todos os moradores, não havia paz, muito menos tranquilidade.
     Visto estes fatos, eu um apaixonado pelas ciências exatas, como matemática e física me pego tentando explicar ao meu filho o que é um relâmpago, na verdade nenhum meteorologista ou cientista consegue explicar como as cargas positivas presas dentro das nuvens se colidem com as negativas que estão subindo do solo levadas pelo vapor d’água e nem como estas mesmas colidem de uma nuvem na outra. Sabe-se que este atrito se com o solo, ou com as nuvens, ocasiona os raios ou relâmpagos. Meu filho tem cinco anos, estas informações são muito técnicas para ele entender, então resolvi explicar-lhe assim: filho esses relâmpagos são as manifestações do poder de Deus, só Ele e capaz de controlar e até mesmo explicar, porém o papai vai lhe dizer que a energia deste raio daria para iluminar toda a nossa cidade e ainda sobraria, esta força acenderia mais de quinhentas mil lâmpadas caseiras, entendeu agora porque o papai lhe disse que só Deus pode explicar. Então meu filho, seria ignorância da nossa parte dizer que Deus não existe, pois nós lemos os Salmos que dizem: "DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem." (Salmos 14.1) nem você nem eu somos imbecis, pois, se o relâmpago é um fenômeno da natureza, juntos acabamos de encontrar e ter a certeza de que Deus realmente existe, porque a bíblia diz que: "Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;" (Romanos 1.20)
     Depois desta conversa, lembrei-me de uma das passagens bíblicas que mais gosto e quero dividir com os amigos e irmãos, e como fiz com meu filho iremos descobrir o poder de Deus manifestado na pessoa de Jesus Cristo e encontrar refúgio em seus braços. A passagem que relato está nos versos de Lucas no capítulo oito, precisamente os versos de vinte dois a vinte seis, e dão conta do seguinte:
22.         E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram.
Neste ponto é preciso entender que Jesus acabara de eleger seus discípulos, de declamar seu sermão da montanha, de curar e evangelizar muitas pessoas, ou melhor, uma multidão. Jesus encontrava-se em Cafarnaum, como escrito em Lucas 7.1 e agora nosso Salvador iria para o outro lado do rio, para a cidade de Gadara. Então, era preciso cortar o mar da Galileia (na verdade um grande lago que até hoje é acometido de repentinas tempestades), chegar até a praia e de lá ir para a terra dos Gadarenos, daria aproximadamente 35 km de distância.
Outra leitura importante é a frase de Cristo: ”Passemos para o outro lado.” Jesus foi enfático Ele não pestanejou, afirmou que iriam passar e chegar ao outro lado. Muitos não confiam nas afirmações do Senhor, vivem em guerras espirituais, físicas, ouvem a voz enfática do Redentor, porém não confiam.
23.         E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.
Encontra-se nestes escritos algo fantástico a demonstração da humanidade de Jesus, pois o mesmo adormeceu. Alguns teólogos e historiadores declaram que Jesus poderia estar apenas testando os discípulos, eu duvido, pois estaríamos atribuindo uma qualidade ao Senhor que é impossível que Ele tenha, ser fingido, estaria Ele atuando um sono, em hipótese nenhuma, Jesus estava realmente cansado.
E o mais extraordinário era o fato de que o barco se enchia, os trovões iluminavam os Céus, o barco batia de uma onda a outra e nosso Salvador dormia como um bebê, dormia o sono do justo, sem nenhuma preocupação ou intranquilidade. Quem tem paz dorme assim! Nada o assombra! Não se faz necessário chá de erva cidreira, leite morno e outros, somente a presença de Jesus nos permite este sono.
24.         E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.
Agora sim!O despertar de Jesus é algo magnífico e esplendoroso. Quando o amor de Jesus brota, nasce nos corações a bonança, a paz fica evidente e real, os medos são aniquilados, as angustias deletadas, tudo fica mais claro. Aqui fica marcado e registrado o poder de Jesus no controle dos elementos, Ele pode tornar sua vida, que é tempestuosa, em um mar de terna paz. Os trovões que circundam nossas vidas são transformados em sorrisos manifestados por Jesus.
25.         E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?
Bem, para esta transformação ocorrer se faz necessário entender e centralizarmos nossa vida nEle. Acreditarmos e depositarmos nossa fé, pois Ele é o único que pode trazer paz às nossas vidas em Jesus Cristo.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...