sábado, 20 de junho de 2015

DANÇANDO COM LOBOS



            Qualquer pastor, no sentido literal da palavra, incumbido de alimentar e conduzir um rebanho de ovelhas, seria tido como louco se achasse que lobos poderiam ser animais de estimação domesticados e trazidos para o curral. Vamos mais! Se esse pastor pegasse um filhote de lobo e o criasse junto do rebanho de ovelhas tentando transformá-lo em uma ovelha dócil. Se isso funcionasse com certeza, por instinto as ovelhas aprenderiam coisas com os lobos e vice-versa. Esse pastor seria mais do que inútil, ele mesmo representaria um grande perigo para o rebanho.
            Quase tão ruim seria um pastor com visão míope. Ele nunca viu claramente um lobo com seus próprios olhos. Assim, acredita que a ameaça dos lobos é um grande exagero. Mesmo com suas ovelhas desaparecendo ou sendo dilaceradas por alguma coisa, ele se recusa a creditar que são lobos que estão fazendo mal para o seu rebanho. Hodiernamente gritar. Perigo olha o lobo! Virou um deboche, pois na mais acreditamos que os lobos estão ao nosso derredor - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (I Pedro 5.8).
            Temos que observar o verdadeiro Pastor, aquele homem que Deus separou para a boa obra, que não são míopes, egoístas, egocêntricos, que querem ser domadores de lobos.
      UM PODER DE FANTASIA
“O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.  O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas." (João 10.12-13)

            A palavra mercenário quer nos transmitir uma ideia de que, há “pastores” que estão a frente das ovelhas apenas para usar, ou melhor, tirar vantagem das mesma usam sua lã para se esquentar a noite, usam sua carne para se alimentarem. Não tem um pingo de responsabilidade ou cuidado com as coisas de Deus.
            Gostamos daquilo que no dá prazer, então tanto faz está entre lobos, somos todos felizes, pois “todo tempo Deus é bom. Deus é bom todo tempo”. Estamos sendo dilacerados por este tempo corrosivo, e não estamos tomando nenhuma posição. Como vemos ovelhas abandonadas, perdidas sem amparo ou posição. Os lobos estão adentrando em nossas igrejas aonde é para ser um local de santidade e amor e nós estáticos não nos posicionamos contra tão atrocidades, apenas dizemos dê tempo para ele, pois vai mudar. E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.(I Timóteo 1.20). Lembremos que Jesus disse: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas." (João 10.11). Nenhum mercenário dá a vida por suas ovelhas ela dá valor ao seu bolso.
Mas, o que aprendemos com a expressão dá a vida – o Pastor arrisca a sua própria vida, estando sempre disposto a dá-la, e, potencialmente, diariamente a dava, mediante o seu oficio de guardião das ovelhas. Dessa maneira é que os subpastores devem considerar o seu próprio ofício pastoral. A frase em apreço também pode significar por de lado a própria vida.

      EU TE CONHEÇO E VOCÊ ME CONHECE.
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim," (João 10.14).

            Vamos entender um pouco a palavra bom do grego kalós, que tem como significado - bonito, gracioso, excelente, eminente, escolhido, insuperável, precioso, proveitoso, apropriado, recomendável, admirável. Quanto à bondade de Jesus Cristo transparece em três aspectos importantes, a saber:
2.1.   Ele dá a sua vida pelas ovelhas, dessa maneira garantindo a segurança ou salvação delas. “Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem." (João 10.8-9).
2.2.   Ele desfruta de conhecimento íntimo com cada ovelha, individualmente, e cuida de cada uma como tal. “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8.32).
2.3.   Ele tem um afeto genuíno por cada ovelha, protegendo-as de todo perigo e suprindo-lhes todas as suas necessidades. "Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;" (João 4.13).

      A COMUNHÃO NÃO É UM A ESCOLHA É UMA FORÇA DIVINA.
“assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas." (João 10.15).

A comunhão de conhecimento e reconhecimento mútuo entre o pastor e as suas ovelhas, tem alicerce na comunhão similar e no conhecimento mútuo entre Deus Pai e Deus Filho, e, na realidade, é uma extensão da mesma comunhão; pois Cristo, o Pastor, é também o Irmão mais velho, e ele e os demais irmãos (homens transformados segundo a sua imagem, predestinados a participar da natureza divina, conforme ele mesmo participa dela) têm o mesmo Pai. Dessa forma, Cristo estabeleceu uma comunhão de entendimento e de propósitos entre ele mesmo e os seus discípulos, após a semelhança de sua unidade de vontade com o Pai. E esse é um dos temas constantemente repetidos deste evangelho, podendo ser visto:
Ø  “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus." (João 1.1-2).
Ø  “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá." (João 6.57)
Ø  “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor." (João 15.9).
Ø  “Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós." (João 17.11).

      CRISTO, O BOM PASTOR, ESTÁ PARA TODOS.
“Ainda tenho outras ovelhas não deste aprisco a mim me convém conduzi-las elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor." (João 10.16).
4.1.   Universalidade do cristianismo. Nenhuma barreira racial ou de credo pode entravar o evangelho de Cristo.
4.2.   Dessa forma, Jesus garantiu o sucesso de sua missão entre os gentios.
4.3.   As antigas barreiras cairiam em Cristo. “Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisos por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas," (Efésios 2.11).
4.4.   A vontade de Deus não pode falhar, “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora." (João 6.37)

4.5.   A vontade de Deus opera o bem em favor do homem. Até mesmo o caos contribui para isso. “Porque Deus a todos encerrou na desobediência, a fim de usar de misericórdia para com todos.” (Romanos 11.32).

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...