terça-feira, 7 de outubro de 2014

COMO TIRAMOS NOSSAS SANDÁLIAS?


Êxodo 3.1-6
     Vivemos dias em que o desejo de ser nos cega e nos transforma em pessoas egocêntricas e distantes do propósito maior de Deus. E fugimos deste propósito pela razão de sermos pecadores a adoradores deste tempo, ficamos aprisionados em nós mesmos e impedimos até a ação do Espírito Santo em nós, pois a Bíblia diz que Ele habita em nós, e pelo pecado o expulsamos e o colocamos fora de nossa câmara de segurança.
     O texto abaixo relata o primeiro diálogo entre Deus e Moisés, e bem sabemos que a esta altura Moisés estava fugindo, devido o mesmo ter cometido um assassinato - “Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia." (Êxodo 2.12) com temor de ser morto pelo o faraó, Moisés foge, consegue encontrar uma esposa (Zípora), e com ela teve filhos e fica evidente que tudo voltou ao normal, o que acontecera no passado ficou enterrado nas areias do deserto e o fardo de ter tirado a vida de um homem não mais lhe tirava o sono.
     Muitos pecadores são assim, não lutam com o pecado utilizando do amor de Deus, que nos concedeu A graça salvadora de Cristo Jesus. Em inúmeros casos colocamos o pecado debaixo do tapete, do cobertor, dentro do armário, dando-nos uma falsa sensação de paz, na verdade a qualquer momento nossos erros vão sair de nossos esconderijos a fim de nos cobrar. Pensando nestas categorias vamos adentrar no texto com a finalidade de buscarmos mais explicações e soluções para pergunta deste sermão:
                                              I. FIQUE ATENTO PARA VER JESUS.
“Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia." (Êxodo 3.2).
     O primeiro verbo da frase é aparecer o mesma aparece 1310 vezes na Bíblia, do original hebraico (h)frf – ra’ah) que a melhor tradução é ver, de certa forma Moisés viu o anjo do Senhor e tudo que acontecia em torno da sarça. Aquela cena para Moisés foi algo surreal, uma coisa extraordinária e ao mesmo tempo simples, pois veremos que o mesmo ficou intrigado e caminhou para ver o que acontecia. Quando chego a este ponto, lembremos-nos do cego Bartimeu, que viu mesmo não tendo o sentido da visão, mas não perdeu a oportunidade - “e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" (Marcos 10.47). E é importante entender que toda reação gera uma ação igual ou contrária, e partindo deste princípio Moisés se alça à sarça - “Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima?" (Êxodo 3.3).
Partamos para Deus a fim de participar de suas maravilhas, de estar perto de seu Santo altar e experimentar suas dádivas.
                                                   II. OUVINDO A VOZ DE DEUS
“Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui!"
(Êxodo 3.4).
     O FATO É QUE Deus nos chama pelo nome, pois Ele nos conhece quando ainda éramos informes - “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda." (Salmos 139.16). E assim que Deus chamar-nos estejamos preparados e dispostos e emitamos a resposta certa:
Ø  “E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui!" (Gênesis 31.11).
Ø   “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6.8).
Ø  “Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque o teu servo ouve." (1 Samuel 3.10).
Estejamos disponíveis para as ações de Deus em nossas vidas, respondendo a seu vchamado com amor e alegria.

                                                  III. SENDO UM SERVO FIEL.
“Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa." (Êxodo 3.5).
Anteriormente ouvimos sobre a disposição de Moisés em servir a Deus, percebemos que ao ouvir voz do SENHOR, o mesmo se posiciona para atender ao Criador, mas neste momento há uma frase que ao ser ouvida por Moisés soou estranha: ‘Deus continuou: Não te chegues para cá;(Êxodo 3.5a)’ o que pensou Moisés ao ouvir esta afirmação, ele acabara de responder positivamente a Deus, e no momento futuro Deus proíbe-o de se achegar. É evidente que o coração de Moisés não estava inclinado para ouvir ao Deus Criador, a sua ida até aquele local foi mera curiosidade, vou ver qual é da parada! Moisés precisava entender em seu coração o que Deus queria Dele. Ele não podia se achegar a Deus de qualquer jeito, Deus havia preparado uma missão especial para aquele Hebreu, se fazia necessário algumas mudanças na sua vida.
     Entendamos que para estar na presença de Deus precisamos tomar algumas medidas a fim de sermos irrepreensíveis diante dEle:
SERMOS SUA PROPRIEDADE: tira as sandálias dos pés, (Êxodo 3.5b)’. Para o povo hebreu, homem sem sandálias é um escravo, isto é, possui um senhor, há alguém para quem ele deve satisfação e este alguém tem como papel principal cuidar de seu escravo. O que Deus deixa claro nesta passagem é que a partir daquele momento Moises passava a ser sua propriedade, para cumprimento de uma tarefa, naquele momento Moisés não precisava mais se preocupar com faraó, ou com qualquer outra pessos, pois foi selado com a presença de Deus. Josué também precisou ser preparado para enfrentar todas as tarefas que Deus lhe preparava - “Respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim." (Josué 5.15). Deus toma Josué para si, evidenciando sua total ligação com as tarefas de Josué.
Deus quer que sejamos sua propriedade, o Pai quer descalcemos nossas sandálias, sandálias egocêntricas, da mentira, do engano, das maledicências. Para sermos sua propriedade Deus tomou algumas atitudes, e bem sabemos que o Mesmo aniquilou se com a finalidade de retornamos a Ele, e este ato está descrito na vida de Cristo - “o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." (Tito 2.14).
     Quando descalçamos nossas sandálias, passamos a ser exclusivos de Deus, porém um escravo, um servo, precisa ser comprado, o seu futuro dono precisa arcar com os gatos e Deus assim o fez - “sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo," (1 Pedro 1.18-19). Pago, está pago, partamos para os braços do Pai, assim como o filho pródigo, pois primeira atitude do Pai ao ver ser filho retonando ao seu lar foi lhe calçar as sandálias, colocar-lhe o anel e logo e seguida a capa. Descalços em fim, partamos para o alvo.
VIVERMOS AO SEU LADO: ‘porque o lugar em que estás é terra santa. ’ (Êxodo 3.5c). Moisés, para ficar aqui onde estou se faz necessário que sejas santo - “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1.16). Para entramos na presença do Pai precisamos ser incensuráveis. Assim como Moisés e Josué fizeram, descalçando de si mesmos, para ter acesso ao Pai, da mesma forma temos que fazer.
No período veterotestamentário somente o Sumo Sacerdote podia entrar no Santo dos Santos, ele era o pontífice do povo. O povo hebreu entregava suas sandálias a eles a fim de que os mesmo tornassem-os santos. Hodiernamente funciona assim: ‘E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; (Mateus 27.50-51a)’. O véu do templo 30 côvados de altura - “A casa que o rei Salomão edificou ao Senhor era de sessenta côvados de comprimento, vinte de largura e trinta de altura." (1 Reis 6.2) Um côvado equivale a 45cm, logo, o véu do templo tinha aproximadamente 13,5 metros. Segundo Flávio Josefo[1] um historiador do primeiro século o véu do templo possui 12 centímetro de grossura e que prendendo dois cavalos em cada extremidade era impossível o mesmo se partir. Só podemos tirar as sandálias através de Cristo Jesus, crendo que o mesmo morreu pelos nossos pecados expiando sangue na cruz e que ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos seus e vive eternamente ao lado do Pai. Creia nisso e terá acesso ao Reino Celestial.



[1] Flávio Josefo, ou apenas Josefo, também conhecido pelo seu nome hebraico Yosef ben Mattityahu (huyattitma nbe pseyo - "José, filho de Matias [Matias é variante de Mateus]") e, após se tornar um cidadão romano, como Tito Flávio Josefo (latim: Titus Flavius Josephus),foi um historiador e apologista judaico-romano, descendente de uma linhagem de importantes sacerdotes e reis, que registrou in loco a destruição de Jerusalém, em 70 D.C., pelas tropas do imperador romano Vespasiano, comandadas por seu filho Tito, futuro imperador. As obras de Josefo fornecem um importante panorama do judaísmo no século I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...