sexta-feira, 8 de maio de 2020

O QUE HÁ EM UM GOVERNO?


Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que estava lhe pedindo um rei, 
(1 Samuel 8.10)
As palavras de Samuel a respeito das maldades dos reis e déspotas chegam ao nossos dias. Que há de mais opressivo que o governo? O estado torna-se por demais organizado e por demais poderoso para dominar o povo, dia após dia, mediante seus "decretos". O povo passa a existir para o governo e suas corrupções, em vez do governo existir para servir o povo. Samuel advertiu o povo de que o rei estenderia a sua mão e tomaria o que era de todos.
Minha mãe sempre me ensinou que de boas intenções o inferno está cheio. Isto é, nossas intenções sempre estão recheadas de nossos interesses,prazeres e desprazeres, nossa natureza é corruptível - "Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3.12). O que aprendemos: Aprende a escolher o Rei e não o rei!

DEIXE DE TEIMOSIA


𝐓𝐨𝐝𝐚𝐯𝐢𝐚, 𝐨 𝐩𝐨𝐯𝐨 𝐫𝐞𝐜𝐮𝐬𝐨𝐮-𝐬𝐞 𝐚 𝐨𝐮𝐯𝐢𝐫 𝐒𝐚𝐦𝐮𝐞𝐥, 𝐞 𝐝𝐢𝐬𝐬𝐞𝐫𝐚𝐦: "𝐍ã𝐨! 𝐐𝐮𝐞𝐫𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐭𝐞𝐫 𝐮𝐦 𝐫𝐞𝐢. 
(𝟏 𝐒𝐚𝐦𝐮𝐞𝐥 𝟖.𝟏𝟗).

O povo ouviu a longa lista de horror. O povo ouviu o grande profeta predizer desastres. Ouviram, mas deram com os ombros. 𝑨𝒔𝒔𝒊𝒎, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒐𝒔 𝒅𝒊𝒂𝒔 𝒆 𝒉𝒐𝒋𝒆! Tudo que Samuel disse caiu por terra! Mesmo diante de inúmeras provas, argumentos, alegações, recursos...o povo não se convenceu. Continuaram exigindo um rei.

É típico da natureza humana não se deixar convencer quando a mente do indivíduo já esta formada. Vou tentar melhorar a frase dita: 𝑶 𝒆𝒔𝒕ú𝒑𝒊𝒅𝒐 é 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒑𝒆𝒓𝒊𝒈𝒐𝒔𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒖𝒎𝒂 𝒑𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂 𝒎á, 𝒑𝒐𝒊𝒔 𝒔𝒆 𝒔𝒂𝒕𝒊𝒔𝒇𝒂𝒛 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒊𝒈𝒐 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐. 𝑺𝒊𝒎, 𝒆𝒍𝒆 𝒂𝒕é 𝒔𝒆 𝒕𝒐𝒓𝒏𝒂 𝒑𝒆𝒓𝒊𝒈𝒐𝒔𝒐, 𝒆𝒏𝒇𝒖𝒓𝒆𝒄𝒆𝒏𝒅𝒐-𝒔𝒆 𝒇𝒂𝒄𝒊𝒍𝒎𝒆𝒏𝒕𝒆 𝒒𝒖𝒂𝒏𝒅𝒐 é 𝒓𝒆𝒇𝒖𝒕𝒂𝒅𝒐. 𝑷𝒐𝒓𝒕𝒂𝒏𝒕𝒐, 𝒂 𝒓𝒆𝒍𝒂çã𝒐 𝒄𝒐𝒎 𝒐 𝒆𝒔𝒕ú𝒑𝒊𝒅𝒐 𝒆𝒙𝒊𝒈𝒆 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒄𝒂𝒖𝒕𝒆𝒍𝒂 𝒅𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒄𝒐𝒎 𝒂 𝒑𝒆𝒔𝒔𝒐𝒂 𝒎á.(𝑫𝒊𝒆𝒕𝒓𝒊𝒄𝒉 𝑩𝒐𝒏𝒉𝒐𝒆𝒇𝒇𝒆𝒓). Deus sabia que se negasse ao povo um rei, eles se rebelariam contra o profeta. 𝑨𝒔𝒔𝒊𝒎, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒉𝒐𝒋𝒆!

O irracional não escuta a razão, a perversão não se transforma mediante exortações. Portanto, o triste curso da monarquia teve seu momento determinado. Os lideres do povo o conduziram-no a um caminho terrível, não por ignorância, mas de maneira VOLUNTÁRIA e TEIMOSA. 𝑨𝒔𝒔𝒊𝒎, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒐𝒔 𝒅𝒊𝒂𝒔 𝒆 𝒉𝒐𝒋𝒆!

Eles sabiam que Samuel era profeta, e nenhuma de suas palavras jamais ficara sem cumprimento. "𝑶 𝑺𝒆𝒏𝒉𝒐𝒓 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒗𝒂 𝒄𝒐𝒎 𝑺𝒂𝒎𝒖𝒆𝒍 𝒆𝒏𝒒𝒖𝒂𝒏𝒕𝒐 𝒆𝒔𝒕𝒆 𝒄𝒓𝒆𝒔𝒄𝒊𝒂, 𝒆 𝒇𝒂𝒛𝒊𝒂 𝒄𝒐𝒎 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒐𝒅𝒂𝒔 𝒂𝒔 𝒔𝒖𝒂𝒔 𝒑𝒂𝒍𝒂𝒗𝒓𝒂𝒔 𝒔𝒆 𝒄𝒖𝒎𝒑𝒓𝒊𝒔𝒔𝒆𝒎." (1 𝑺𝒂𝒎𝒖𝒆𝒍 3.19). Naquela ocasião, contudo, eles ignoraram as advertências de Samuel e persistiram em sua obstinação. 𝑨𝒔𝒔𝒊𝒎, 𝒄𝒐𝒎𝒐 𝒐𝒔 𝒅𝒊𝒂𝒔 𝒆 𝒉𝒐𝒋𝒆!

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...