quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

COMO DEVEMOS OLHAR PARA AS AÇÕES DE DEUS

COMO DEVEMOS OLHAR PARA AS AÇÕES DE DEUS
NÚMEROS 21.4-9

     A visão humana é um dos sentidos mais importantes do corpo, pois é ela que fornece o maior número de informações: distância, cor, altura, forma, luz, contrastes... A conexão da visão com o cérebro é instantânea, logo, tudo que vemos recebe a maior atenção.
     Sabendo disso, muitos profissionais de marketing e de venda têm conseguido vender seus produtos com mais facilidade. Um bom exemplo são os comerciais que vemos em nossas casas. Os de bebidas alcoólicas sempre aparecem mulheres seminuas, carros bem chamativos, iates, praias, mansões e tudo bem colorida para que nossa visão fixe naquilo que eles realmente querem, e assim esquecemos o que vem escrito no final – “beba com moderação”, isto é, pode beber, mas só uma pequena quantidade.
     A última pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa) aponta que 21% dos acidentes ocasionados no trânsito estão diretamente ligados a bebidas alcoólicas. E isto, nossos olhos não veem, e muitos brasileiros continuam bebendo com moderação, será? Está evidente nestes casos a nossa completa falta de visão. Pedimos para Deus uma namorada, uma esposa, uma casa... Porém, quando recebemos de Deus respondemos - mas é isto Deus! Não tinha nada melhor por ai! – A HISTORIA DA CORCUNDINHA E O LÍDER DE JOVENS
     Jesus nos adverte quanto ao olhar:
Ø  "Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." (Mateus 5.29).
É evidente que Jesus não quer que mutilemos-nos, ele usou uma figura de linguagem, a hipérbole, para enfatizar-nos de que o olhar no pecado é mortal, olhar para o pecado é a certeza de atraí-lo pra nós mesmos. Quando olhar para algo não se deixe confundir, analise profundamente, não deixe que os pecados nos quais seus olhos estão fitos cheguem ao seu coração e comecem a fazer parte de sua vida, pois em uma casa só há um senhor, quando um entra o outro precisa sair, cuidado com quem você está colocando para fora.
     Logo, Deus espera de você e de mim que tipo de olhar? Como então, estamos olhando para as coisas de Deus?
UM OLHAR IMPACIENTE
“Então partiram do monte de Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom: porém a alma do povo angustiou-se neste caminho." (Números 21.4).
O povo de Israel tinha escapado do açoite, das cadeias, da opressão, dos abusos, e agora estavam impacientes, porque Moisés estava passando pelo caminho mais longo, isto é, rodeando a terra de Edom, eles queriam que a caminhada fosse direta. O mais interessante é que o texto relata que a alma do povo se angustiou, se encheu de impaciência com toda aquela andança.
     Vivemos assim, sem paciência para nada, queremos tudo rápido na velocidade da luz. O povo no deserto representa a nossa visão tacanha e individualista, esquecemos rapidamente de tudo que Deus fez para nós, deixamos de enxergar as bênçãos maravilhosas que o mesmo tem nos derramado. O povo de Israel esqueceu que o próprio Deus lhes protegia:
Ø  “E no dia de levantar o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho: e à tarde estava sobre o tabernáculo como uma aparência de fogo até à manhã." (Números 9.15).
Como Deus se revelou ao povo naquele tempo e seus olhos não conseguiram vê-lo, o mesmo Deus se revela a nós neste tempo:
Ø  "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3.20)
Jesus está à porta de seu coração, o que você precisa é abri-lo e deixar que Jesus faça moradia e expulse todo o pecado lá de dentro, porém você precisa enxergá-lo à porta, pois sem observá-lo é impossível abrir a porta. Olhe para Jesus e abra a porta agora!

UM OLHAR DE INGRATIDÃO
"E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil."
(Números 21.5).
  Quando leio este texto percebo como o povo de Israel viva muito bem no Egito. Para não dizer ao contrário! Comiam comida de reis:
Ø  "Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos alhos silvestres, e das cebolas, e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos." (Números 11.5-6).
Comiam alho, cebola, pepino, da mão de seus dominadores, porém agora comem um alimento que oferecido da mão do próprio Deus.
     Irmãos e amigos, é muita ingratidão! E ainda diziam que estavam cheios deste pão vil, isto é, não aguento mais comer isto! Como o povo de Deus se parece comigo e com você. Temos olhado as coisas que Deus tem nos dado com ingratidão, temos um bom carro, porém queremos um melhor, compramos roupas e logo, percebemos que não nos caiu bem. Temos casa para morar, mas a casa é muito velha. Temos um bom emprego, mas trabalho muito.
     Nada está bom, como somos ingratos! Contudo chegará o momento que o Senhor nosso Deus se levantará em ira, devido tanta injustiça e ingratidão da nossa parte:
Ø  "Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel." (Números 21.6).
Sim, irmãos e amigos! A serpente ardente começa a entrar em nossas vidas e as dores, a morte, as doenças enfim batem a nossa porta. E esquecemos-nos das palavras de Jesus:
Ø  "Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?" (Mateus 6.25-26).
Não seja ingrato olhe para Deus com amor e retidão! Não deixe o pecado adentrar sua vida, pois se acontecer, o desespero irá lhe tomar, contudo as chagas já se abriram. Como ocorreu com o povo no deserto:
Ø  "Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo." (Números 21.7).
Se você meu amigo, meu irmão tem olhado para as coisas de Deus com impaciência, com ingratidão, você está sofrendo, você esta passando momentos difíceis em sua vida, mas você acha também que sua vida está muito boa e possui tudo o deseja, está com ou sem Deus tanto faz para você, a ingratidão é o que Deus vê em sua vida.
Se você quer ser curado hoje, agora! Deus deu ao povo a solução para seus problemas, portanto, eles precisavam de:
UM OLHAR DE ARREPENDIMENTO
"E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste: e será que viverá todo o mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal, e ficava vivo." (Números 21.8-9).
Moisés levantou a serpente no deserto, o mesmo animal que os infringiu e os levou a morte. Esta serpente de bronze erguida era a solução para a cura de seus pecados contra Deus, significava a libertação do cativeiro espiritual que viviam. Para cura, se faz necessário um simples olhar, um simples gesto que o coloca na situação de pecador arrependido, um gesto que libertava. Muitos no deserto olharam para a serpente e se curaram, porém muitos por impaciência, ingratidão, orgulho não quiseram olhar e morreram.
  O que Deus fez no deserto Ele faz hoje:
Ø  "Ora ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.13-15).
Jesus está levantado pregado na cruz, sangrando pelos meus e seus pecados e estamos aos pés da cruz cheios de nós mesmos, sendo ingratos, impacientes, intolerantes, estamos sofrendo de dor, estamos com nossas mentes confusas e atrapalhadas, estamos sem rumo. Pare tudo agora! Abra seus olhos para Jesus e receba-o em seu coração. Pare de se autopunir, pare de ser masoquista. Crie coragem e olhe para Cristo e receba a vida eterna.

·         OLHANDO PARA CRISTO – CC 579

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...