quarta-feira, 2 de julho de 2014

CINCO INGREDIENTES INDISPENSÁVEIS PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA DE DEUS

1 - VISÃO
O ingrediente número um para que a obra de Deus seja feita é a visão.
O arquiteto, antes de construir, desenha planos - faz um projeto completo. Deus, antes da criação do universo tinha um propósito eterno, uma clara e definida visão do que queria construir para a eternidade. Ef 1:4-14.
Jesus, ao vir ao mundo, antes de iniciar seu ministério, tinha uma clara visão do que vinha edificar.
A palavra que sintetiza a VISÃO DE DEUS e do Senhor Jesus é a palavra IGREJA.
Cristo declarou: "...Eu edificarei minha Igreja... " Mt 16:18
O QUE É A IGREJA?
Hoje, equivocadamente, se chama Igreja a um edifício material onde as pessoas se reúnem para realizar um culto ao Senhor. (Esses lugares não são nem igreja, nem templos, nem casas de oração).
A igreja é a comunidade de homens e mulheres que, reconhecendo a Cristo como Senhor, têm nascido de novo e juntos formam o povo de Deus.
A) - AS TRÊS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA - Rm 8:28,29
-  Qualidade - Ef 1:4; 3:16,17; 4:13:22-24ss; 5:25-27. -Unidade -Ef 1:9-10; 2:14-16; 3:6,7,18 e 19;4:1-6;1 3-16.
-  Quantidade - Ef 1:13; 2:11-13,17; 3:8,9; 6:18-20.
•   Em João 17:
v. 15-17 - Qualidade-—> "... Santifica-os..."
v. 21-23 - Unidade ---- >   "...para que todos sejam um..."
v. 21      - Quantidade -->  ".. .para que o mundo creia..."
QUALIDADE que produz UNIDADE que produz QUANTIDADE
•   Em 1 Coríntios 3:
v. 12 - Qualidade---- > "... ouro, prata, pedras preciosas ..."
v. 3-8 -Unidade ----- > (a falta de unidade revela falta de qualidade) "...sois carnais..."
v. 10 - Quantidade —> "...cada um veja como edifica..."
•   Em Apocalipse 21:9-21:
Visão da Igreja, da Esposa do Cordeiro: "...me mostrou a grande cidade santa... " (v. 10). Na descrição que segue da Igreja se pode ver as três características de qualidade, unidade e quantidade.
B) - A COMUNIDADE QUE DEUS SE PROPÔS LEVANTAR
De acordo com as Sagradas Escrituras, Jesus Cristo quer levantar uma igreja gloriosa e santa, sem mancha, nem ruga ou coisa semelhante (Ef 5:26,27); edificada com ouro, prata e pedras preciosas (1 Coríntios 3:11-15); até que todos cheguemos ... à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4:13). Em termos práticos isto significa uma igreja integrada por famílias que vivem em paz e harmonia. Maridos ternos, sábios, amáveis. Esposas submissas, de caráter afável e aprazível. Filhos respeitosos e obedientes. Rapazes e moças que cheguem virgens ao casamento. Anciões honráveis e venerados pelos mais jovens. Crianças felizes criadas no amor e temor do Senhor. Homens trabalhadores, responsáveis, diligentes e fiéis. Mulheres virtuosas, alegres, cheias de boas obras. Um povo diferente, formado por discípulos que aprendem a ser humildes, pacientes, mansos, justos, generosos, sinceros, bons, felizes, honrados, íntegros. Discípulos cujo estilo de vida é amar, perdoar, servir, confessar suas faltas, obedecer, cumprir, sujeitar-se às autoridades, pagar seus impostos, ser sempre verazes, confiar em Deus, amar seu próximo, ajudar, compartilhar com os necessitados, chorar com os que choram, alegrar-se com os que riem, ser um com os irmãos, devolver bem por mal, sofrer as injustiças, dar graças sempre por tudo, vencer a tentação, viver no gozo do Senhor, orar sem cessar, dar testemunho de Jesus Cristo, ganhar outros para Cristo, fazer discípulos, pôr seu dinheiro e seus bens a serviço dos irmãos, e sobre todas as coisas, amar a Deus com todo o seu ser. Na medida em que progredimos em qualidade, progrediremos em unidade. Porque a unidade é fruto da qualidade, assim como a divisão é evidência de imaturidade e carnalidade (1 Coríntios 3:1-4). Os filhos de Deus como irmãos que somos, devemos formar uma só família aqui na terra, a família de Deus.
Unicamente assim devolveremos ao Evangelho sua plena credibilidade diante do mundo. "...Que todos sejam um...para que o mundo creia... " (Jo 17:21).
C) - A VISÃO DA IGREJA E DERIVADA DA VISÃO QUE SE TEM DE DEUS
QUALIDADE equivale a SANTIDADE.
Por que santidade? Porque Deus é santo.
Por que unidade? Porque Deus é um.
Porque quantidade? Porque Deus é grande e é AMOR.
A visão vem por revelação: Ef 1:16-18; 3:1-6.

D) - TRÊS ASPECTOS DA IGREJA
FAMÍLIA:  dimensão horizontal  e eterna (Ef 2:19;  3:15)  Somos uma família, uma congregação.
TEMPLO: dimensão vertical e eterna (Ef 2:20-22) Somos um templo ou vamos ao templo? CORPO: dimensão funcional e temporal (Ef 1:22,23; 4:12-16) Funcionamos como um corpo?
Como CORPO devemos funcionar para edificar a igreja em sua dupla dimensão eterna FAMÍLIA e TEMPLO.
CONCLUSÃO: Tenho a visão ou um conceito da visão?

A visão produzirá em mim:

TRANSFORMAÇÃO = viver a visão PAIXÃO = arder pela visão COMPROMISSO = viver para a visão SACRIFÍCIO = morrer pela visão

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...