sexta-feira, 10 de abril de 2020

𝐒Á𝐁𝐀𝐃𝐎 𝐃𝐄 𝐀𝐋𝐄𝐋𝐔𝐈𝐀


Em minha infância era o momento que mais gostava, fazíamos nosso "Judas" e corríamos pela rua na maior algazarra. Dávamos nome ao boneco, quase sempre era alguém que não gostávamos, mas era uma emoção única quando o momento de atearmos fogo chegava, muitas crianças correndo e rindo. Se tinha algo de inocente nessa brincadeira? Se era uma forma de "aliviar a tenção"? Na verdade apenas uma brincadeira de criança?
Hoje, vejo como uma brincadeira desnecessária e perigoso, estamos muito mais intolerantes, sem amor, egocêntricos.... Prefiro entender que, colocar a culpa em alguém é mais fácil do que assumir nossos próprios defeitos, culpar outrem é apenas aliviar o peso de meus erros e intolerância, apontar o dedo e comodo e confortável.
Usar judas para aliviar nossa indiferença diante da pessoa de Cristo, é ser tão ou pior que o mesmo. Jesus tinha sido sepultado à pressa ao fim do dia na sexta-feira, porque o sábado era um dia de descanso para os judeus. 𝐍𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐝𝐢𝐚, 𝐧ã𝐨 𝐝𝐞𝐯𝐞𝐫𝐢𝐚𝐦 𝐟𝐚𝐳𝐞𝐫 𝐧𝐞𝐧𝐡𝐮𝐦 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐨. 𝐏𝐨𝐫 𝐢𝐬𝐬𝐨, 𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐬𝐜í𝐩𝐮𝐥𝐨𝐬 𝐟𝐢𝐜𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐞𝐦 𝐜𝐚𝐬𝐚 𝐧𝐞𝐬𝐬𝐞 𝐝𝐢𝐚 (𝐋𝐮𝐜𝐚𝐬 𝟐𝟑.𝟓𝟒-𝟓𝟔). 𝐌𝐞𝐬𝐦𝐨 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐦, 𝐨𝐬 𝐬𝐚𝐜𝐞𝐫𝐝𝐨𝐭𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐭𝐞𝐦𝐩𝐥𝐨 𝐞𝐧𝐯𝐢𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐮𝐦 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐚𝐜𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐠𝐮𝐚𝐫𝐝𝐚𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐯𝐢𝐠𝐢𝐚𝐫 𝐨 𝐭ú𝐦𝐮𝐥𝐨 𝐞 𝐢𝐦𝐩𝐞𝐝𝐢𝐫 𝐪𝐮𝐞 𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐬𝐜í𝐩𝐮𝐥𝐨𝐬 𝐫𝐨𝐮𝐛𝐚𝐬𝐬𝐞𝐦 𝐨 𝐜𝐨𝐫𝐩𝐨.
Esse sábado foi um dia de silêncio e espera. Parecia não haver solução mas, no dia seguinte, o maior milagre de todos aconteceu: Você sabe o que aconteceu?

CONSUMMATUM EST/ COMSUMADO ESTÁ



𝑴𝒂𝒊𝒔 𝒕𝒂𝒓𝒅𝒆, 𝒔𝒂𝒃𝒆𝒏𝒅𝒐 𝒆𝒏𝒕ã𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒕𝒖𝒅𝒐 𝒆𝒔𝒕𝒂𝒗𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒄𝒍𝒖í𝒅𝒐, 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝑬𝒔𝒄𝒓𝒊𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒔𝒆 𝒄𝒖𝒎𝒑𝒓𝒊𝒔𝒔𝒆, 𝑱𝒆𝒔𝒖𝒔 𝒅𝒊𝒔𝒔𝒆: "𝑻𝒆𝒏𝒉𝒐 𝒔𝒆𝒅𝒆". 𝑬𝒔𝒕𝒂𝒗𝒂 𝒂𝒍𝒊 𝒖𝒎𝒂 𝒗𝒂𝒔𝒊𝒍𝒉𝒂 𝒄𝒉𝒆𝒊𝒂 𝒅𝒆 𝒗𝒊𝒏𝒂𝒈𝒓𝒆. 𝑬𝒏𝒕ã𝒐 𝒆𝒎𝒃𝒆𝒃𝒆𝒓𝒂𝒎 𝒖𝒎𝒂 𝒆𝒔𝒑𝒐𝒏𝒋𝒂 𝒏𝒆𝒍𝒂, 𝒄𝒐𝒍𝒐𝒄𝒂𝒓𝒂𝒎 𝒂 𝒆𝒔𝒑𝒐𝒏𝒋𝒂 𝒏𝒂 𝒑𝒐𝒏𝒕𝒂 𝒅𝒆 𝒖𝒎 𝒄𝒂𝒏𝒊ç𝒐 𝒅𝒆 𝒉𝒊𝒔𝒔𝒐𝒑𝒐 𝒆 𝒂 𝒆𝒓𝒈𝒖𝒆𝒓𝒂𝒎 𝒂𝒕é 𝒐𝒔 𝒍á𝒃𝒊𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝑱𝒆𝒔𝒖𝒔. 𝑻𝒆𝒏𝒅𝒐-𝒐 𝒑𝒓𝒐𝒗𝒂𝒅𝒐, 𝑱𝒆𝒔𝒖𝒔 𝒅𝒊𝒔𝒔𝒆: "𝑬𝒔𝒕á 𝒄𝒐𝒏𝒔𝒖𝒎𝒂𝒅𝒐! " 𝑪𝒐𝒎 𝒊𝒔𝒔𝒐, 𝒄𝒖𝒓𝒗𝒐𝒖 𝒂 𝒄𝒂𝒃𝒆ç𝒂 𝒆 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒆𝒈𝒐𝒖 𝒐 𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐. (𝑱𝒐ã𝒐 19.28-30)

Jamais deveríamos nutrir a concepção errônea de que foi algo fácil para o Filho de Deus começar essa grande obra de salvação aqui na terra – e principalmente finalizá-la plenamente. Quando Jesus falou sobre o grão de trigo que deve morrer antes de produzir frutos, confessou abertamente: “Agora, está angustiada a minha alma...” (João 12.27). Angustiada, abalada, consternada estava a alma de nosso querido Salvador ao pensar no que iria enfrentar.

Com a morte de nosso Salvador na cruz do Calvário estava cumprida a mais grandiosa missão jamais entregue a alguém. Nosso Senhor morreu como Filho de Deus na cruz, mas como homem legítimo suportou toda a tortura envolvida no cumprimento de Sua incumbência. O tempo passava, hora após hora, e Ele se mantinha firme, padecendo as dores mais cruéis para cumprir a maior e mais difícil tarefa jamais imposta a algum homem sobre esta terra.

Quando Jesus declarou “Está consumado!”, Sua luta tinha chegado ao fim. E você? Sua luta também já terminou? Você também pode exclamar com júbilo “Está consumado!” e refugiar-se no Salvador. Ele sofreu por você, Ele sangrou por você, Ele lutou por você. Nele você encontra a paz. Ele espera por você. Sua obra está consumada! A tarefa está cumprida! A luta já passou! Agora o céu está aberto para cada um de nós!

ECCE HOMO!




     ECCE HOMO! (Eis o homem!) essa expressão que intitula um dos livros, do famoso filósofo alemão Friedrich Nietzsche, é a mesma expressão que encontra-se no Evangelho segundo João 19.5, e a expressão foi usada por Pilatos quando apesentava Jesus à grande multidão. No Livro Ecce Homo Nietz diz:"Não conheço em absoluto o ateísmo como resultado, menos ainda como acontecimento: em mim, ele é óbvio por instinto. Sou muito inquiridor, muito cético, muito altivo para me satisfazer com uma resposta grosseira. Deus é uma resposta grosseira, uma indelicadeza para conosco, pensadores – no fundo, até mesmo uma grosseira proibição para nós: não devem pensar!”,

     Assim, como o filósofo alemão defendia que Deus era uma grosseria, ou melhor, Deus, em sua visão era pouco para sua inteligência, a apresentação de Cristo para muitos ainda parece uma grande grosseria, nesta quinta-feira, para muitos, chamada santa, não veja Cristo como um ato de grosseria a sua mente, ou a um símbolo pascoal, vejo-O como resultado de Deus para a salvação de um mundo grosseiramente perdido!

domingo, 5 de abril de 2020

DOMINGO DE RAMOS?


E muitos estendiam as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. E aqueles que iam adiante, e os que seguiam, clamavam, dizendo: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor; Bendito o reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas. (Marcos 11.8-10)

Em nossas bíblias, no título proposto desse capítulo específico é "𝑨 𝒆𝒏𝒕𝒓𝒂𝒅𝒂 𝒕𝒓𝒊𝒖𝒏𝒇𝒂𝒍 𝒅𝒆 𝑱𝒆𝒔𝒖𝒔", sempre que posso nas oportunidades que tenho, falo a muitos que não sigam esses títulos eles apenas oferecem distrações e preguiça, principalmente para pregadores incipientes. Contudo, esse título me chama muito a atenção, sua clareza em colocar que nosso Salvador entrou de forma vitoriosa, honrosa, como um guerreiro romano ou espartano cheio de seus espólios de guerra. Perdemos a total compreensão de que Cristo adentrou como um cavalariço, alguém com pouca intimidade em cavalgaria, nisso me regozijo, na simplicidade e honestidade nos atos de nosso Senhor e são neles que busco a melhor expressão no Verdadeiro Evangelho. Enquanto muitos gritavam, alguns de forma honesta e outros politizadas, pois criam na dissolução do império romano, Jesus dá a todos aquilo que esperavam, entra em Jerusalém, observa tudo em sua volta e parte para Bethânia.(Mc.11.11)
Usando um termo usual e interneteiro: "𝑨 𝒈𝒂𝒍𝒆𝒓𝒂 𝒇𝒊𝒄𝒐𝒖 𝒅𝒆 𝒄𝒂𝒓𝒂" kkkkkkkkkkkkkkkkkkk coloquei esses "k" pois enquanto escrevo realmente estou em gargalhas, que isso fique bem claro, colocavam os ramos pelo chão, suas vestes e tudo o mais que podiam, criaram um grande evento, na expectativa de que o bom Mestre parasse e evocasse o grito KADIMA!, ou NOBISCUM DEUS!. Não! Jesus em silêncio passou, pois conhecia os corações que ali estavam! Cristo experimentou desconfiança, incredulidade, arrogância, egolatria, hipocrisia...... Todavia, os gritos de Hosana eram efusivos!!! Cristo tem nos chamado a sermos bondosos e perdoadores, mas por mais de vinte séculos, continuamos miseráveis e incorrigíveis, temos continuado sem misericórdia, cheios de violência e ódio. Religiosos e ateus, igualmente, têm vivido e governado de modo não-cristão e considerando tudo agora, nunca estivemos em pior situação.
A entrada triunfal de Cristo precisa acontecer em nossos corações, cheia de misericórdia, amor, honestidade, simplicidade,fé.... Quem não permite sempre ficará abanando ramos, jogando roupas pelo chão, gritando Hosana e no fim ficarão de cara! 𝑵ã𝒐 𝒇𝒊𝒒𝒖𝒆 𝒅𝒆 𝒄𝒂𝒓𝒂, 𝒔𝒆𝒋𝒂 𝒐 𝒄𝒂𝒓𝒂!

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...