quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

O QUE FAZER QUANDO NÃO HÁ NADA PARA FAZER? 12 SOLUÇÕES PARA RESPONDER A ESTA PERGUNTA.

ESTE ESTUDO FOI DIVIDIDO EM QUATRO PARTES.


PARTE I

Uma pergunta um tanto estranha, pois a resposta vem de imediato à nossa mente, quando não tenho nada o que fazer certamente nenhuma solução é possível. Errado! Acreditamos muito em nossas forças e poderes e esquecemos de que existe alguém capaz de atender onde não conseguimos resolver.
     O texto de atos demonstra uma situação bem dentro desta realidade, se notarmos bem a intenção dos escritos Sagrados:
"E POR aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para maltratá-los; E matou a espada Tiago, irmão de João." (Atos 12.1-2).
     A perseguição continua aos cristãos. Depois da morte de Jesus e sua ressurreição, as perseguições aumentaram e logo, foi Estevão (Atos 7.59) quem morreu apedrejado, o próximo a morrer é Tiago, e todos morreram por sua fé em Cristo Jesus, por sua fé. A acusação para justificar a morte por fio de espada era de que ele estava levando pessoas a seguir falsos deuses. Esta era a lei. (Deuteronômio 13.12-15). Importante dizermos que foi Herodes quem executou a sentença, porém o mesmo utilizou as leis dos judeus, logo, o povo escolhido por Deus que desferiu a lâmina na jugular de Tiago. "E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos asmos." (Atos 12:3).
Este era então o cenário de terror que nossos queridos apóstolos e irmãos estavam vivendo, porém o texto nos ensina muito de como Deus encontra soluções no que para nós seria impossível.
A SITUAÇÃO DE PEDRO - "E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa." (Atos 12.4).
     Pedro era vigiado por 16 soldados romanos, quatro escoltas de quatro soldados. Pedro seria apresentado ao povo como Herodes tinha feito com Jesus. Herodes preparava novamente uma grande festa para celebrar sua vitória sobre os seguidores de Jesus, porém como muitos, o ditador não contou que o impossível é o playground de Deus.
     Pensemos em Pedro. Preso, preparado para ser lançado aos lobos na festa dos pães asmos. Com a informação da morte de Tiago, Pedro não tinha mais o que fazer, sua cota de soluções acabaram-se, só restava uma maneira, esperar quem resolve, ou melhor, Deus.
Assim caminhemos pelo texto e tiremos ensinamentos para nossas vidas:
QUANDO NADA PODEMOS FAZER, DEUS NOS GUARDA.
"Pedro, pois, era guardado na prisão:” (Atos 12.5a).
     Muito interessante! O texto não diz que Pedro estava preso, ou que estava encarcerado, ou jogado na prisão, mas sim guardado no cárcere. O verbo guardar no grego está ligado a atender cuidadosamente, isto é, Pedro estava no cárcere, porém era bem tratado e cuidado. Mesmo que a situação que você esteja pareça uma prisão sem saídas, que pareça uma dor sem tamanho, lembre-se que Deus encontrará uma forma de te guardar, uma forma de te manter seguro. Lembremos o que diz Paulo aos romanos: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." (Romanos 8.28).
VEM AQUI! ESTÁ DANDO TUDO ERRADO? NÃO SE PREOCUPE! DEUS ESTÁ GUARDANDO VOCÊ.
QUANDO NADA PODEMOS FAZER, O MELHOR É ORAR.
"mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus." (Atos 12.5b).
A chave deste belo versículo é a oração que a igreja fazia a Deus, clamando pela vida de Pedro. O conforto de Pedro na prisão era sinal da contínua e ininterrupta oração da igreja. O fato é que a igreja orava, contudo sabia que tudo estava nas mãos de Deus, e eles estavam preparados para uma resposta negativa, como identificamos bem no verso 14.
Irmãos e amigos, quando você não puder fazer nada, orem sem cessar como diz em I Tessalonicenses 5.17. Clame a Deus, chore, derrame suas dores e angústias aos pés do Pai, que Ele te atenderá, todavia não se esqueça de que a resposta vem de Deus e a solução é dEle, temos que fazer como ele nos indicou. Não ore a Deus, por orar, isto é, você quer que a solução seja aquela que você acha melhor, pode acontecer que Deus lhe dê outra e você não goste.
ENTÃO, ORE INTENSAMENTE QUE DEUS FARÁ MILAGRES EM SUA VIDA.
QUANDO NADA PODEMOS FAZER, O MELHOR É DESCANSAR EM DEUS.
"E quando Herodes estava para o fazer, nessa mesma noite, comparecer, estava Pedro dormindo, entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão." (Atos 12.6)
     Irmãos e amigos parem tudo! Pedro dormia com duas cadeias entre os guardas. As cadeias gregas eram grilhões que prendiam os prisioneiros, se Pedro tinha duas, uma cadeia estava prendendo suas mãos e a outra seus pés. E o mais interessante que Pedro dormia. Como? Dormia entre os guardas, sem apoio, não tendo como se virar.  Se você está hoje sem paz, alguma coisa não te deixa dormir descanse suas dores e angústias no Senhor. O Salmos 127.2 diz:Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.”
Está sem dormir por tantos problemas que assombram seu sono, Jesus disse: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." (João 14.27).
ESTÁ SEM DORMIR, A PARTIR DE HOJE DURMA NO SENHOR.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...