sábado, 9 de dezembro de 2017

RECOMENDAÇÕES PARA A VIDA DE UM PASTOR INCIPIENTE.

2 TIMÓTEO 2.1-7
            Todo bom pastor é incipiente, isto é, alguém que está iniciando, começando, aprendendo. Essa postura nos torna homens mais fortes e seguros em nossa trajetória de anunciar a Cristo como Senhor e Salvador.

            Tenho aprendido em minha incipiente caminhada, que nunca é tarde para ouvir e é sempre melhor ser tardio para falar, assim sendo, prefiro atirar no alvo e errar a atirar mirando o nada, e acertar.

            Em minha primeira clinica pastoral, ao esperar minha ovelha fragilizada me preparei com um cabedal de respostas prontas e preparadas. Mas, quando a ouvi percebi que o maior conselho que um pastor pode dar é: Andemos juntos com Cristo! Mas meus conselhos são insignificantes, vamos para a palavra teopneustos, pois é nela que encontramos o que de fato é melhor para nossos corações.

            Paulo inicia os ensinamentos de Timóteo o chamado de Filho e lhe dando um dos maiores ensinamentos para vida daquele homem e para nós pastores iniciantes e também servos de Deus.

1.    Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus. 2Timóteo 2.1
Fortifique-se – no original grego temos o presente do imperativo que significa fortificar, revigorar, dar energia, adquiri força, ser forte. Portanto, temos aqui a ideia de fortalecimento sempre renovado, devido o uso do presente imperativo, que indica ação linear ou continua. Trata-se do fortalecimento do homem interior, a fim de que estejamos preparados para as lutas. E esse fortalecimento está engendrado na Graça a capacidade dando por Deus através de Cristo que nos anima, nos fortalece, nos impulsiona e nos transforma.
No que diz respeito ao momentoso tema “crescimento de igrejas”, um extremo fica por conta da “numerolatria”, a idolatria dos números, e o outro é a “numerofobia”, o medo dos números. O primeiro encara o crescimento como um fim em si mesmo, com muita adesão e pouca conversão, muito ajuntamento e pouco arrependimento. O segundo encara o crescimento quantitativo como rival do crescimento qualitativo.
Em nossos ministérios mesmo seduzidos por essas formas e cardápios de um evangelho pobre, precisamos lembrar das palavras de Paulo a Timóteo, fortifique-se na Graça, isto mantenha-se em Cristo e somente nele.

2.    E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. 2Timóteo 2.2
Eu sou seu exemplo Timóteo! Esse é o grito que está intrínseco nessas palavras do apóstolo em sua caminhada é preciosa que você se coloque nesta posição para seu rebanho. Colocando-se como exemplo de Cristo. E ainda mais – que não sejamos centralizadores, acumuladores, egocêntricos, isto é, tramitamos a outros o que Cristo fez em nós com a intensão de que esses homens e mulheres sejam também divulgadores das boas novas. Há pastores centralizadores, que estão com seus ministérios em ruínas, mas sua visão egocêntrica e não compartilhadora, tem tirados suas forças e os secando. Não permita se escravizar, mas exerça seu ministério com alegria e sem gemer.

3.    Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. 2Timóteo 2.3
Esse versículo esta separado em duas orações, sendo que, a primeira oração é um convite a dividir a dores. Não sofro sozinho, não tente currar suas feridas com suas próprias, se de o direito de ser cuidado. E do mais estou aqui amigo, divida seu sofrimento comigo! Assim, Paulo pedia a Timóteo. Um pastor sábio é aquele que nuca deixa de ser pastoreado, por Deus e por um outro pastor. A segunda oração que começar com uma pergunta.
Será que sabemos o que de fato é ser um soldado de Jesus? Vejo muitos crentes com a camisa verde oliva das forças armadas do Brasil, com os dizeres soldados de Cristo. Bonito! Mas de fato somos esses homens e mulheres. Vejamos algumas características.
3.1. Um bom soldado conhece o seu inimigo - Muitos cristãos não estão familiarizados com este inimigo. O soldado de Jesus Cristo deve conhecer as estratégias de Satanás, como ele nos tenta, e como ele faz para que caiamos e nos afastemos da fé. Portanto, o bom soldado de Jesus Cristo conhece o seu inimigo.
3.2. Um bom soldado prepara sua vida para o sofrimento – Todo soldado é preparado psicologicamente para sofre e até morrer. Seja forte e prepara-se para os sofrimentos.
3.3. Um bom soldado pensa somente na vitória – a sua batalha precisa lhe fortalecer para que no final da guerra você e seus companheiros de peleja sejam mais do que vencedores. O maior de todos os tempos Jesus Cristo disse: Tenha bom anino eu venci o mundo! Isto é, conheça teu inimigo, seus sofrimentos serão grandes, mas você eu somos mais do que vitoriosos.

4.    Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. 2Timóteo 2.4
Em sua caminhada com Cristo não se apaixone pelos seus feitos, mas sim com a obra redentora de Cristo. Não espere aplausos deste mundo, não corra atrás de sucesso pessoal, aniquile-se, seja o seu Espirito o de Cristo. Deseje profundamente agradar a Deus Pai.

5.    Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras. 2Timóteo 2.5
Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 1Corintios 9.25
Bem, o que está intrínseco é: Seja um homem ético, correto honesta. Aqui não está ligado a qualidade ser pastor com a intenção de ser um homem correto em Cristo.

6.    O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita. 2 Timóteo 2.6
Paulo fecha suas ilustrações a primeira é um soldado dedicado, a segunda um atleta e por último o lavrador - Ao contrário do soldado e do atleta, a vida do agricultor é “totalmente desprovida de emoção, distante de toda fascinação decorrente do perigo e do aplauso”. Contudo, a primeira parte da colheita pertence ao lavrador que trabalha. É seu direito. A boa produção deve-se mais a seu esforço e perseverança do que a qualquer outro fator. É por isso mesmo que o preguiçoso jamais será um bom agricultor, como ressalta o livro de Provérbios.
Labute, batalhe, mesmo sem as honras de um soldado, sem a coroa da vitória de um atleta, no fim você colhera as primícias.

7.    Reflita no que estou dizendo, pois, o Senhor lhe dará entendimento em tudo. 2 Timóteo 2.7
A palavra grega inicial deste versículo é noei, que significa, meditar acerca de, portanto, Paulo queria que Timóteo estivesse pronto para receber instruções, ponderando corretamente sobre essas instruções. Se em algum momento de sua caminhada lhe faltar entendimento, pois sei que faltará, peça ao Onisciente Deus e Ele lhe ajudará.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...