quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CRIATIVIDADE GERA ADAPTABILIDADE


     É um assunto muito denso e polêmico, pois atua em uma estrutura do ser humano que por natureza é comprometida, “mudança”. Mudar causa muitos problemas. Vivemos a cerca do comodismo, conformismo, egocentrismo e por isso, recriar-nos é uma tarefa muito difícil. A própria Bíblia nos dá conta de homens que enfrentaram problemas com mudanças.
Imagine Noé (Gênesis 6) um homem que trabalhava na terra, vivia no sistema pastoril, encontra-se em uma situação de que era preciso parar tudo o que estava fazendo para mudar de rota e começar a construir, isto é, até sua profissão precisou mudar, logo seus pensamentos e atitudes também. Moisés se viu líder de um grande povo e rapidamente apontou suas limitações – Ah! Senhor! Eu não sou homem eloquente... (Êxodo 4.10), alguns teólogos e biblicistas explicam este texto de que Moisés estava na verdade preocupado com sua gagueira. Se isto é fato, imaginem para um homem gago mudar, se adaptar a uma nova forma de se expressar, pois o mesmo falava diretamente com Deus e depois com o povo.
     Bem sabemos que estes homens tinham uma grande vantagem que os ajudou neste processo, Deus. Para desafios como estes se faz necessário que façamos uma ligação direta com Deus, pedindo que Ele aja nesta mudança. Logo etimologicamente tratando da palavra mudança, que tem sua origem na palavra mutati do latim que significa mutação, e bem sabemos que mutação é deixar de ser o que era antes, isto é mudança.
Mudar precisa ser um ato criativo e se faz necessário encontrar soluções para que este processo aconteça. Em particular gosto muito desta palavra, criatividade, quando a estudamos percebemos que a mesma deriva de duas palavras – criar e atividade, contudo criatividade é uma ação de criar, é produzir algo novo, algo inovador.
Indo mais fundo, o verbo criar em hebraico é )rfb1f (bara), neste caso somente Deus é o sujeito deste verbo, só Ele conhece a fórmula que transforma o ultrapassado, obsoleto, desfocalizado, desmotivado em atitudes inovadoras e revigorantes. Para tanto, criatividade é uma ação que participamos com Deus sendo Ele o mentor intelectual e transformador deste processo. Nada além de Deus está enraizado em realidade eterna. Tudo o mais contém uma falha estrutural. Para toda previsão possível do homem, existe uma correspondência da graça de Deus, isto é, para cada ato criativo existe um recurso sobrenatural, para cada mudança existe um caminho definido, para cada ferida existe uma cura – 2 Crônicas 16.9 – “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti”
Existem várias formas através das quais Deus suporta e fortalece nossa vida enquanto mudamos.
Com as esferas de mudança e criatividade em mente me coloco inteiramente disponível para o processo de adaptação. È precioso entender esta linda palavra que é a junção de – adaptar e ação, isto é adaptação é um processo individual, cada um de nós precisa tomar esta atitude, pois muitos não entendem a palavra em si colocam-se a disposição para adaptação. Não é isto! Adaptação é a junção da mudança, mais sua capacidade criativa em interagir com o mundo todo, com o homem todo, com sua cultura toda... Penso assim com as categorias de Mateus 28.19-20 – portando ide, adaptação para mim é isto, indo, sendo criativo, sendo inovador e acima de tudo respeitando a si mesmo e ao próximo - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (Filipenses 2.5).
Ser criativo depende de mudança, de necessidade, logo adaptação é gerada por estas ações que irão contaminar o meio através de você, um ser humano mudado, criativo, pensando no todo. Atentemos que Cristo mudou (Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; - Filipenses 2.7), Cristo é Criativo (E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. – João 8.7).
E através de seu sangue nos tornou barro (Jeremias 18.6), barro este que pode tomar qualquer forma, isto é, adaptável.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...