domingo, 19 de junho de 2016

MUDANDO PARA MUDAR


Antes de iniciarmos a exposição do livro de Timóteo, faz necessário entendermos algumas partes do mesmo. O capítulo quatro que é nossa fonte de análise é dividido em três sessões e essas são referidas a vida do pastor. Ele indica que o um bom ministro cuida da pregação da Palavra, isto é, protege os que estão a sua volta, ensinando e preparando o rebanho para os falsos profetas e as heresias. (I Timóteo 4.1-6). A segunda parte caracteriza a prática da palavra, agora, a ação do estudo na vida. Paulo incentivar seu filho na fé Timóteo a ter coragem para expressar a poderosa ação da Palavra transformadora em sua vida. (I Timóteo 4.7-12). E a ultima sessão é a junção das duas que em fusão proporciona o crescimento natural e verdadeiro da igreja e seus ministros. (I Timóteo 4.13-16).
            Vejo tantos ensinamentos neste livro que poderíamos ficar dias debruçados sobre ele, mas o que me fez pensar é uma forma onde a sociedade expressa tal ensinamento. Tenho visto, lido e ouvido muitos ditos cristão enraivecidos com a política, ou melhor, com nosso país. Leio palavras de ordem no facebook, e é fato, como temos valentes atrás dos computadores, mas na vida como agente de transformação nada vemos. Conhecer a palavra sem praticá-la, é o mesmo que se ter uma pipa nas mãos e não colocá-la para voar. Se não mudamos como podemos mudar, como queremos uma resposta da sociedade se nós mesmos não levamos a ela uma resposta do alto. Jesus disse que somos o sal e a luz do mundo, isto é, nós deixamos tudo mais saboroso e trazemos conhecimento onde a cegueira.
            Vamos juntos entender alguns ensinamentos de Paulo para que primeiro mudemos nosso caráter e depois mudemos o entorno.
·         (ARA) Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
·         (ARC) Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza.
·         (NTLH) Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.
·         (NVI) Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.
·         (VIVA) Ninguém faça pouco caso de você porque você ainda é moço. Seja o exemplo deles; que sigam o caminho que você ensina e vive; seja modelo para eles no seu amor, na sua fé, e na pureza dos seus pensamentos.
·         "Μηδείς σου τῆς νεότητος καταφρονείτω, ἀλλὰ τύπος γίνου τῶν πιστῶν ἐν λόγῳ, ἐν ἀναστροφῇ, ἐν ἀγάπῃ, ἐν πίστει, ἐν ἁγνείᾳ." (ΠΡΟΣ ΤΙΜΟΘΕΟΝ Α 4.12).

                      I.            BUSQUE O APERFEIÇOAMENTO DA PALAVRA E NÃO APROVAÇÃO DE OUTREM.
Μηδείς σου τῆς νεότητος καταφρονείτω – Ninguém te avalie pelo seu baixo conhecimento
            Paulo deixa uma bela lição nesta oração inicial, ninguém despreze sua mocidade. É evidente que Timóteo não era um garotinho é uma fala grega para um jovem entre 25 e 40 anos, alguns estudiosos gregos vão afirma que quando Paulo escreveu este carta para seu filho na fé, o mesmo teria aproximadamente quarenta anos. Mas ideia desta ação e ativar a chama no coração de Timóteo para que ele não se preocupasse com as pessoas que falam de sua idade. Essa afirmação o Próprio Paulo diz: “Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós ou por tribunal humano; nem eu tampouco julgo a mim mesmo. Porque de nada me argúi a consciência; contudo, nem por isso me dou por justificado, pois quem me julga é o Senhor." (I Coríntios 4.3-4).
É factual que Paulo não estava dizendo para que Timóteo jogasse tudo para alto, mas sim, o motivando a esquecer de comentários que o deixaria lamentoso e desmotivado. Convido-te a buscar mais do senhor não importa sua idade, pois Deus sonda cada coração não se diminua, pelos comentários que podem e alcançar. Tenha certeza de que Deus esta aprovando suas ações e suas praticas.

                                                     II.            BUSQUE MARCAR A VIDA DE SEU PRÓXIMO.
ἀλλὰ τύπος γίνου τῶν πιστῶν – Todavia marque sua vida nos fiéis.?
Paulo foi mais profundo quando pediu que Timóteo fosse padrão, a palavra grega para padrão é túpos – marca de uma pancada, golpe de impressão. Neste aspecto Paulo incentiva a Timóteo a marcar a palavra de Deus em suas vidas através de sua própria. Timóteo seria um carimbador ambulante, por onde passasse as pessoas seria carimbadas com evangelho através da vida de Timóteo.
Muitos querem marcar as pessoas escrevendo palavras e impacto, se autopromovendo, fazendo marketing e outras mais. O convite aqui é para que assim como Timóteo nos façamos à diferença na vida das pessoas, que o Mundo mude não com nossas palavras, mas sim com as marcas que fizemos nas pessoas.
Agora, de que forma marcaremos a vida dessa sociedade tão afastada de Deus, ma sociedade niilista, do destronamento de Deus, um grupo de pessoas neutras e sem objetivo e nem certezas. Um ajuntamento de pessoas sem verdade, mas cheios de respostas vazias e relativas. Paulo deu a Timóteo alguns moldes para colocar em seu carimbo e nós podemos usá-los para sermos carimbadores também.
II. 1 – Busque ser fiel na Palavra(ló/gw ) – marcar a vida do próximo na experiência da palavra de Deus na sua vida. Libertar as pessoas da ignorância através da palavra (João 8.32). Afastar as pessoas da heresia, através da aplicação da sã doutrina. Expurgar os falsos profetas, mostrando sua falta de preparo e tato com a palavra que consola. Em uma ocasião soube de um pregador que ensinou que os amigos do paralítico curado por Jesus simbolizavam amor, compaixão, misericórdia e companheirismo.
II. 2 – Ser um exemplo (a)nastrofh ) – mostre seu comportamento, seu proceder, seja ninguém da fé que persegues. È comportar-se de maneira diferente, isto é, não ser apenas mais um entre a multidão. A palavra grega significa andar de pernas para o alto, como nos vemos nos circo. É claro que Paulo não estava pedindo para Timóteo ser um equilibrista, mas mover-se diferente aos que anda em derredor. Você quer mudar então se mude viva de maneira diferente, seja uma pessoa que todos parem, olhem e queira andar junto.
            II. 3 – Seja amável (a0ga&ph ) – seja atenciosos , aprenda a ouvir as pessoas, não tenha pressa, seja uma cornucópia de benevolência. Aqui Paulo nos ensina que devamos amar primeiro o outrem e depois a nós mesmo.
            II. 4 – Seja um homem de fé, uma mulher de fé (pi&stei) - convicção da verdade de algo, fé; no NT, de uma convicção ou crença que diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a ideia inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela. É permanecer firme no que você acredita. Paulo manteve se firme em sua fé - “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." (Romanos 10.9). Mostre sua fé através de suas obras demonstre que Deus é grande em sua vida, mesmo nos momentos de dor e angustia.
            II. 5 – Não seja malicioso (a) gine&ia) – procure a pureza, afaste a malicia do seu coração, procure ser santo, que nada mais é do que amar o que Deus ama.

Mude agora, faça a diferença, transforme os que estão a sua volta e mudaremos nossa situação, nosso bairro, nossa cidade, nosso país e alcançaremos o mundo todo.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...