terça-feira, 25 de novembro de 2014

QUAL É A MELHOR FORMA DE ATRAIR AS PESSOAS PARA OUVIR DE CRISTO?


MATEUS 5.13-16
Hoje temos inúmeras ferramentas para atrair pessoas aos nossos cultos, a pergunta que fica é a seguinte: Com qual intenção estes homens, mulheres e crianças adentram aos nossos templos? Minha preocupação em minha monografia foi encontrar algumas respostas para tais perguntas e enquanto pesquisava descobri inúmeros modelos de igreja:
Rede ministerial - O propósito principal da Rede Ministerial é auxiliar os crentes a descobrir o seu dom espiritual e a usá-lo com paixão na igreja local de acordo com as suas características pessoais.
Igreja em célula - Uma igreja em células é a maneira mais prática de viver como os primeiros cristãos. Assim como o nosso corpo é composto de milhares de células, a igreja, que é um corpo, é formada de incontáveis células que são os cristãos.
Igreja com propósito - Uma Igreja com Propósitos precisa necessariamente trabalhar em cima dos seguintes propósitos:
1. ADORAÇÃO – Celebrar a presença de Deus.
2. COMUNHÃO – Integrar as famílias.
3. DISCIPULADO – educar o povo de Deus.
4. SERVIR - Demonstração de amor.
5. EVANGELISMO – Comunicando a Palavra de Deus.

Vimos algumas técnicas para alcançar pessoas e percebemos que cada uma possui características diferentes, mas nenhuma delas tem o objetivo de cumprir o propósito bíblico, e este, está na centralidade de Cristo Jesus, reconhecendo-o como senhor e salvador. Porém, o objetivo da mensagem é responder qual é a melhor forma de atrair os descrentes para Cristo, vamos então entender o modelo que Cristo nos ensinou:

  I.     PARA BUSCAR OS DESCRENTES, FAZ SE NECESSÁRIO QUE SEJAMOS A DIFERENÇA.
“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” (Mateus 5.13).
     O sal citado por Jesus é o mesmo que usamos na cozinha, na química orgânica ele é conhecido como NaCl ou cloreto de sódio. É um elemento que contamina tudo e faz com que aquilo que ele tocou passe a possuir seu sabor e aroma. Misture sal com água, ela fica salgada. Sal com açúcar. Você praticamente não percebe o açúcar. Sal na comida os irmãos sabem o que acontece.
     Jesus nos ensinou que a melhor forma de buscar as pessoas é sermos sal, isto é, quem se aproxima de nós fica contaminado com o Amor de Deus e quer saber que sabor é este que emana de nós. Se você acha que existe melhor método que sua própria vida, está perdendo seu tempo, Jesus pediu que você fosse o seu modelo - “a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste." (João 17.21).
As pessoas importam-se mais com o que sua vida demonstra, do que com o que suas palavras expressam. Logo, sejamos sal!
 II.     A MARIPOSA É ATRAÍDA PELA LUZ. AS MARIPOSAS PRECISAM COLIDIR EM NÓS.
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;" (Mateus 5.14).
Esta é uma realidade que não se pode contestar, assim como uma cidade sobre uma montanha não tem como não ser vista. Se somos cristãos, as pessoas verão. Se não estão vendo, é porque não somos. Jesus ensinou aos seus discípulos que a vida que precisamos viver é uma caminhada, que envolve dois processos: a salvação e a santificação.
Não há salvação sem santificação (exceto nas conversões do tipo ladrão na cruz, em que a salvação se segue a morte do convertido). Tem havido muita confusão nesta área.
Um dos pontos em que os evangélicos são acusados de presunçosos está relacionado à nossa convicção de que uma pessoa pode ter certeza da sua salvação. Esta é uma afirmativa derivada da Bíblia. Jesus diz diretamente: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8.12). Podemos ter certeza da salvação, porque uma vez tendo confessado a Jesus como Senhor e Salvador, temos nossos nomes lançados no Livro da Vida, de onde ninguém pode apagar.
Em termos práticos, quem tem certeza da sua salvação tem prazer em se por no caminho da santificação. Uma pessoa que não tem prazer em agradar a Deus, pondo-se no caminho da santificação, está enganada, redondamente enganada. Sim, estão enganadas essas pessoas que, por um dia terem tido uma experiência (emocional) de receberem a Jesus como Salvador e Senhor, confiam em sua salvação para continuarem servindo a si mesmas ou ao seu próprio ventre (Romanos 16.18).
Quem é salvo é santo. Quem é santo é salvo. Não há santificação sem salvação. Quem é salvo e santo é luz.
Jesus mesmo disse isto, em outros termos, para nos convidar à santificação: (Lucas 11.34-36).

Portanto, devemos viver como homens e mulheres-luz. O apóstolo Paulo nos chama de "filhos da luz": "Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor" (Efésios 5.8-10).

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...