sábado, 24 de fevereiro de 2018

A CEIA DO SENHOR

1 CORÍNTIOS 10.14-22
Esta seção da carta é aberta no capítulo 9 (vs. 19-­‐23), onde Paulo faz uma defesa do direito dos apóstolos e ao mesmo tempo, mostra que ele por livre vontade renunciou a todos esses direitos por causa do evangelho, para ganhar o máximo de pessoas para Cristo. Paulo então dá dois exemplos, um positivo, e um negativo, para demonstrar sua abnegação:
1.       Os atletas e seu extremo esforço para ganhar a coroa corruptível (vs. 24-­‐27)
2.       O povo de Israel no deserto que abdicou de seus privilégios pelo pecado (10.1-­‐5)
14 Διόπερ,  ἀγαπητοί  μου,  φεύγετε  ἀπὸ  τῆς  εἰδωλολατρίας*.  
A palavra Διόπερ aponta para o texto anterior onde Paulo recorda a história de Israel no deserto, durante o seu período de peregrinação, e de alguns eventos onde Israel objetiva-mente ofendeu ao Senhor com pecados do tipo imoralidade, idolatria, murmuração e tentou ao Senhor. Porém, tudo isso está no arcabouço de uma postura de incredulidade e de falta de sujeição aos caminhos que estavam sendo determinados por Deus naqueles momentos.
Ao mesmo tempo em que Deus dá o escape para a tentação de desprezarmos os nossos privilégios de liberdade desprezando os outros, a ordem imperativa agora é “fugi”, ou seja, Deus faz a parte Dele, portanto, faça a sua, não se exponha a tentação de se achar melhor que ninguém.
“A idolatria se pratica quando nós damos prioridade e devoção a todo e qualquer elemento que é tangível, visível e palpável, que nos conceda segurança e satisfação. É aquele objeto, que pode ser material, uma pessoa, um emprego ou status, no qual nós olhamos e sentimos que é aquilo que garante nossa felicidade”. (Wagner Palmiere)
15 ὡς  φρονίμοις  λέγω·  κρίνατε  ὑμεῖς    φημι.  
Critério (φρονίμοις) – Paulo aqui ironiza o comportamento comum de alguns membros da Igreja de Corínto de por causa de sua sabedoria, percebendo que não era pecado comer carne sacrificada, zombarem dos que ainda não haviam adquirido tal conhecimento. Ou seja, ele demonstra que o mal uso dos privilégios, pode levar ao não desfrute da liberdade cristã. Dentro deste contexto, da tentação do mal uso da liberdade cristã que gera a idolatria, e a perigosa assimilação cultural advinda dela, Paulo usa a Ceia do Senhor como ilustração de qual é a visão correta.
16 Τὸ  ποτήριον  τῆς  εὐλογίας    εὐλογοῦμεν,  οὐχὶ  κοινωνία  ἐστὶν  τοῦ  
αἵματς[jg1]   τοῦ  Χριστοῦ;  τὸν  ἄρτον  ὃν  κλῶμεν,  οὐχὶ  κοινωνία  τοῦ  σώματος[jg2]  τοῦ  Χριστoῦ  ἐστιν;  
17 ὅτι  εἷς  ἄρτος,  ἓν  σῶμα  οἱ  πολλοί  ἐσμεν·  οἱ  γὰρ  πάντες  ἐκ  τοῦ  ἑνὸς  ἄρτου  μετέχομεν[jg3] .  
18 βλέπετε  τὸν  Ἰσραὴλ  κατὰ  σάρκα·  οὐχ  οἱ  ἐσθίοντες  τὰς  θυσίας κοινωνοὶ τοῦ  θυσιαστηρίου  εἰσίν;  
Paulo aqui, está se referindo ao Israel histórico, a nação de Israel, fazendo um flash back de 10.6-­10 onde Israel é visto em idolatria (Êxodo 32). O objetivo dessa recordação é justamente observer na nação de Israel as consequências trágicas da desobediência.
“A linha de raciocínio de Paulo é a seguinte: Os cristãos que comem o pão na Ceia do Senhor, ao comerem, expressam a sua solidariedade com os outros e com Cristo. Da mesma forma como faziam os judeus, quando comiam a carne dos animais oferecidos nos sacrifícios (Deuteronômio 14.22-­29), expressando sua solidariedade com os outros e com Deus. Portanto, os cristãos que comem a carne oferecida aos deuses pagãos, como parte de um culto pagão, expressam a sua solidariedade com os pagãos e com as divindades pagãs”. (Thomas Costable)
19 τί  οὖν  φημι;  ὅτι  εἰδωλόθυτόν  τί  ἐστιν,    ὅτι  εἴδωλόν  τί  ἐστιν;  
20 ἀλλ’  ὅτι    θύουσιν,  (τὰ  ἔθνη)  δαιμονίοις  καὶ  οὐ  Θεῷ  θύουσιν·  οὐ  θέλω  δὲ  ὑμᾶς  κοινωνοὺς  τῶν  δαιμονίων  γίνεσθαι.  
21 οὐ  δύνασθε  ποτήριον  Κυρίου  πίνειν  καὶ  ποτήριον  δαιμονίων·  οὐ  δύνασθε  τραπέζης  Κυρίου  μετέχειν[jg4]   καὶ  τραπέζης  δαιμονίων.  
22     παραζηλοῦμεν [jg5]  τὸν  Κύριον;  μὴ  ἰσχυρότεροι  [jg6] αὐτοῦ  ἐσμεν; 


 [jg1]Tradução é sangue
 [jg2]Tradução é corpo
 [jg3]Tradução é participante
 [jg4]Tradução participante
 [jg5]Tradução é provocar ciúmes.
 [jg6]Tradução é poderosos

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...