sábado, 12 de novembro de 2016

O ENCONTRO QUE TRANSFORMA MORTE EM VIDA.


MATEUS 9. 18-26
Começo pensando em uma notícia de morte. Imagine você recebendo a seguinte mensagem – sua filha morreu. O desespero tomando conta de seu coração, de sua família e você se sentindo impotente. Jairo o chefe da Sinagoga, homem de posição recebe a mais negra de todas as notícias – Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. "Sua filha morreu", disseram eles. "Não precisa mais incomodar o mestre!” (Marcos 5.35).
              Ao ouvir isso sua esperança some, somente a certeza de não ver mais sua filha, a certeza de não mais poder abraçá-la. Mas, como um pai confiante vai atrás do Mestre, sua única esperança está agora em Jesus, seu coração enxerga um ponto de luz na imensa escuridão de sua alma cheia de dor.
              Começa assim a peregrinação de Jairo, um encontro cheio de incertezas humanas, mas cheio de fé no Salvador.
1ª UM ENCONTRO CHEIO DE FÉ.
Falava ele ainda quando um dos dirigentes da sinagoga chegou, ajoelhou-se diante dele e disse: "Minha filha acaba de morrer. Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá". (Mateus 9.18).

              Jairo depois de ouvir da morte de sua filha, cai aos pés de Jesus e diz as palavras mais duras para um Pai dizer – Minha filha já está morta. Ele foi atrás de Jesus e tinha deixado sua filha viva, mas as notícias chegaram e sua amada criança havia morrido. Porém sua fé em Jesus era tamanha que ele não voltou para velar sua filha, ele não retrocedeu, permaneceu confiante de que Jesus poderia fazer um milagre.
              Quantos de nós voltamos para trás, desistimos de encontrar a Jesus e derramar nossas angústias aos seus pés. Cremos que nosso problema é tão grande que não adianta pedir para Deus. Assim esquecemos que a bíblia nos garante que Nosso Deus é Deus das coisas impossíveis. Jairo dá mais um sinal, de que sua fé em Jesus é sem medidas – Vem e impõe a tua mão sobre ela, e ela viverá. O início da oração é composto por dois verbos o primeiro é o ‘vem’. Jairo convida Jesus a sua casa, o Mestre podia curar a menina de onde estava, mas o Pai da menina queria que nosso Senhor fosse a sua casa. É importante que prestemos atenção nas palavras de Jairo ele não pediu primeiro, ele convidou a Jesus para seu lar.
              Como temos pulado etapas em nossa vida com Cristo, queremos que ele nos cure, mas não queremos que entre em nosso meio. Convide Jesus, faça-o seu hóspede, divida com ele seus problemas e só assim Ele irá impor suas mãos sobre você. Jairo convidou e depois pediu, pois sabia que Jesus podia fazer um milagre.
2ª UM ENCONTRO GERA UMA CAMINHADA.
Jesus levantou-se e foi com ele, e também os seus discípulos. Nisso uma mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia, chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto, pois dizia a si mesma: "Se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada". Voltando-se, Jesus a viu e disse: "Ânimo, filha, a sua fé a curou!” E desde aquele instante a mulher ficou curada. (Mateus 9.19-22)

              Jairo declara seu problema ao Mestre, Ele se levanta e começa sua caminhada de encontro a casa daquele pai, mas no meio do caminho sua jornada é interrompida por uma mulher que sofria de uma hemorragia há doze anos. Jesus é tocado por ela e a mesma cria que se apenas tocasse estaria curada. Então, Jesus diz sua fé lhe curou. Fico a imaginar o coração de Jairo, ouvindo que a fé daquela mulher lhe tinha curado.
              Jairo não ficou apressado, não ficou nervoso por aquela mulher ter atrasado, apenas teve a certeza de que podia salvar sua filha. Não tenha pressa! Sua vez vai chegar! Você apenas está na fila aguardando sua vez de receber sua benção das mãos do Senhor. Não se desespere com o tempo, apenas confie.
3º UM ENCONTRO SEM FOGOS.
Quando ele chegou à casa do dirigente da sinagoga e viu os flautistas e a multidão agitada, disse: "Saiam! A menina não está morta, mas dorme". Todos começaram a rir dele. Depois que a multidão se afastou, ele entrou e tomou a menina pela mão, e ela se levantou. A notícia deste acontecimento espalhou-se por toda aquela região. (Mateus 9.23-26)

              Nesse instante o velório havia começado! Era comum ter homens tocando, as carpideiras chorando, muitas pessoas em volta da casa, pois Jairo era um homem de posição na sociedade e influente, logo, muitas pessoas foram prestar condolências a família. Mas Jesus não pediu, por favor, que saíssem. O verbo é imperativo, no sentido de ordem, Saiam! Pare com essa ostentação! Vão cuidar da vida de vocês. A menina não morreu apenas está dormindo.
              Pensem em Jairo ao ouvir essa frase – A menina dorme! Olhe o coração desse pai! Jesus não é homem de holofotes, o único dia em que Ele estava mais alto que as outras pessoas foi quando estava pregado em uma cruz. O encontro com Jesus nos torna mais humildes. E ao dizer estas coisas riram dEle, isto é, o ridicularizaram.

              Todavia, quando Jesus encontra alguém, o que estava morto volta a viver, Jesus tomou a menina pelas mãos e ela se levantou. Fico aqui imaginando os que estavam rindo. Muitos irão nos ridicularizar, mas fique em paz Jesus tem poder para fazê-los calar. O que Jesus fez se espalhou sobre toda aquela terra e ainda hoje percebemos seus milagres entre nós. O que te impede de abrir a porta de sua casa e de seu coração e convidar a Jesus para lá estar? 

domingo, 6 de novembro de 2016

O ENCONTRO QUE MUDOU VIDAS.


JOÃO 1. 32 – 51
A palavra encontro tem seu significado em colisão, choque. Isto é, quando encontramos alguém e este causa tanto impacto em nossas vidas, que nos deixa marcas, assim como, uma colisão de carros. Durante muito tempo João Batista vinha anunciando essa batida, alguém que viria e deixaria impressões fortes na vida de muitas pessoas.
              Não podemos esquecer que essas trombadas podem causar mudanças positivas e assim, nos transformando em pessoas melhores, em homens e mulheres de ação, de enfrentamento, de caráter transformado. Contudo há encontros que não nada geram. Não porque o esbarrão foi fraco e de forma nenhuma deixou marcas, mas na verdade o confrontado optou por esquecer esse enlaço e continuar vivendo sua vida.
              Dois encontros com a morte:
ü  Adriana Maluendas, 45 anos, que se recorda como se fosse ontem. Adriana estava no World Trade Center exatamente na hora do atentado e lutou machucada pra sobreviver.
ü  Martin Luther King era odiado por muitos segregacionistas do sul, o que culminou em seu assassinato no dia 4 de abril de 1968, momentos antes de uma marcha, num hotel da cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, repudiou sua confissão.
              Nestes encontros um sobreviveu e o outro morreu, a e colisões que causal vida e outras que infelizmente o fortuito da morte. No texto de João veremos esses encontros de forma clara e suas ações.
1º O ANUNCIO DO ENCONTRO
Então João deu o seguinte testemunho: "Eu vi o Espírito descer do céu como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e testifico que este é o Filho de Deus". João 1.32-34

              É aqui que João anuncia que haverá uma colisão, que Jesus é o Filho de Deus e aquele que se chocar com ele viverá - “e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João 11.26). Pois João usa dois verbos importantes: Eu vi – meus olhos viram, reconheci. E é fato que esse encontro acontecerá. O segundo verbo é: Eu testifico – sou uma testemunha, podem crer.

2° O ENCONTRO GERA UMA OPORTUNIDADE ÚNICA.
No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos. Quando viu Jesus passando, disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus!” Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus. Voltando-se e vendo Jesus que os dois o seguiam, perguntou-lhes: "O que vocês querem?” Eles disseram: "Rabi", (que significa Mestre), “onde estás hospedado”? “Respondeu ele: “Venham e verão”“. Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. João 1.35-39.

              Essa oportunidade é gerada quando o mestre faz uma pergunta – O que vocês querem? O que vocês esperam desse nosso encontro? Quando ouvimos essas perguntas, acreditamos ser o Gênio da lâmpada. Perguntamos se temos direito a três desejos. Assim como quando encontramos alguém queremos já de imediato saber se essa esbarrada irá gerar alguma vantagem.
              Diferente de nós os discípulos pedem para ficar com Ele - Então foram, por volta das quatro horas da tarde, viram onde ele estava hospedado e passaram com ele aquele dia. Aproveitaram a oportunidade de passar o dia com o Mestre. Não quiseram coisas, apenas passar um dia com o Senhor. Imaginemos o que conversaram o que aprenderam naquele dia. Você já optou em passar um dia com o Senhor? Você já quis tão somente em sua casa ficar conversando com Jesus e ouvindo seus ensinamentos através da Palavra de Deus? Convide Jesus para entrar em sua casa, passe um dia com ele, aproveite essa oportunidade de crescer com o Rabi - Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Efésios 5.15-16.

3º QUANDO O ENCONTRO É BOM, QUEREMOS CONTAR PARA OUTROS.
André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: "Achamos o Messias" (isto é, o Cristo). E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" (que significa Pedro). João 1.40-42.

              Quando o Pr. Valtair passou esses dias em nossa casa, fiquei tão feliz com que aprendi com ele, que comecei a falar com todo mundo. Neste caso percebemos que André foi o primeiro de todos os discípulos de Jesus, você não vê nos evangelhos grandes feitos de André – ‘no futuro faremos uma série de mensagens sobre os discípulos. ’ Mas, temos vários livros e mensagens sobre Pedro e seu temperamento, contudo, sem a ação missionária de seu irmão André em lhe apresentar Jesus, Pedro provavelmente continuaria sendo um pescador. Foi André que, ao ficar feliz com seu encontro, não o guardou para si, mas ficou efusivo e saiu à busca de outro para dividir seu encontro.
              A pergunta é evidente, temos tido esse mesmo entusiasmo em falar de nosso encontro com Jesus. André, sempre preferiu os bastidores, mas sua missão era levar pessoas a Cristo:
3º. 1André Leva Pedro a Jesus – João 1.42 – E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" (que significa Pedro).
3º. 2André Leva o menino ao Senhor – João 6.9 "Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente?”.
3º. 3Gregos queriam ver a Jesus – Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, com um pedido: "Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe foi dizê-lo a André, e os dois juntos o disseram a Jesus. (João 12.21-22).
              Creio eu que André era o que mais compreendeu as palavras do Mestre - Todo o que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.  (João 6.37). Vamos anunciar nosso encontro com Cristo e levar ouros a conhecê-lo.

4º UM ENCONTRO PODE GERAR DÚVIDAS, APENAS CREIA.
No dia seguinte Jesus decidiu partir para a Galiléia. Quando encontrou Filipe, disse-lhe: "Siga-me". Filipe, como André e Pedro, era da cidade de Betsaida. Filipe encontrou Natanael e lhe disse: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José". Perguntou Natanael: "Nazaré? Pode vir alguma coisa boa de lá?” Disse Filipe: "Venha e veja". Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". Perguntou Natanael: "De onde me conheces?” Jesus respondeu: "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar". Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” Jesus disse: "Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa!” E então acrescentou: "Digo-lhes a verdade: Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem". João 1.43-51

              Assim com André, Felipe vai anuncia seu encontro com Jesus a Natanael. Contudo, Natanael fica duvidoso – “Nazaré”? Pode vir alguma coisa boa de lá? A dúvida se transforma em certeza quando encontramos nosso Salvador e Senhor – "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade". Penso que Natanael ficou assustado e descrente, pois como aquele homem o conhecia? Mas Jesus ao colidir-se com Natanael, deixou marcas muito profundas – "Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar". Fim! As dúvidas se dissiparam e Natanael pode enfim clamar que Jesus é o Filho de Deus. O encontro continua com Jesus dizendo que Natanael creu, pois Jesus sabia que ele estava fazendo debaixo da figueira, porém deixou claro que coisa maior veria.

Não é diferente conosco, nosso encontro com Jesus nos faz ver grandes coisas como: O ar que respiramos, nossos filhos, natureza, a chuva que cai etc... Transforme esse encontro em algo maior.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...