segunda-feira, 20 de abril de 2015

MANTENDO A CHAMA ACESA



I Samuel 3.1-10
O fogo não poderia se apagar sobre o altar, nem a lâmpada apaga-se dentro da Casa de Deus. Um sacerdote tinha duas tarefas diárias que não podiam ser esquecidas: manter aceso o fogo sobre o altar - O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. (Levítico 6.12-13) e as lâmpadas do candelabro tinham que ficar sempre acessas dentro da tenda durante todo o dia para ministração - Tu, pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder às lâmpadas continuamente. Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o Senhor; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações. (Êxodo 27.20-21). A luz não podia ser apagada em momento algum.
O sacerdote Eli estava cego fisicamente (I Samuel 3.2) e espiritualmente estava fraco na fé (I Samuel 3.12-14). Deixou de ascender a lâmpada do Senhor todos os dias. Por causa disso o povo ficou em trevas. O que fazer antes que a lâmpada se apague?
Através do exemplo de Samuel aprendemos algumas coisas que precisamos fazer antes que a luz se apague:

SERVIR AO SENHOR: E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. (I Samuel 3.1)
A primeira coisa que Samuel fazia ‘antes que a lâmpada se apagasse’ era servir. O menino foi dedicado ao Senhor através de sua mãe para servir no tabernáculo por toda sua vida (I Samuel 1.28). Talvez alguém lhe dissesse: você serve aquele sacerdote cego? e Samuel respondesse: eu sirvo ao Senhor.
Devemos servir a Deus “com alegria” (Salmo 100.2). Por isso, “tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3.23). Não podemos olhar para os homens e sim para Deus que é o dono da Obra.
Muitas pessoas deixam a luz de Deus apagar em suas vidas porque não estão servindo a Deus. Acabam caindo nas trevas porque não andam como “filhos da luz” (Efésios 5.8).
ANTES DE APAGAR A LUZ, SIRVA AO SENHOR!


OBEDECER: E correu a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou. E o Senhor tornou a chamar outra vez a Samuel, e Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te. (1 Samuel 3.5-6)
A segunda característica da vida de Samuel, que o mantinha sempre iluminado é a obediência. Sua disposição em procurar o sacerdote Eli todas às vezes, antes de fazer qualquer coisa, mostra como era obediente.
O próprio Samuel, quando se tornou sacerdote, disse: Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. (I Samuel 15.22). Por causa de não obedecer, muitas pessoas ‘sacrificam’ sua vida espiritual caindo em trevas. Isso acontece quando a pessoa não abre mão para obedecer e acaba sacrificando outras áreas da vida como o ministério, a comunhão, a família, etc.
Deus honra quem obedece. Mas o desobediente acaba ficando em trevas, deixa sua luz apagar e não consegue mais ver que está errado - Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai. (João 12.35)
ANTES DE APAGAR A LUZ, OBEDEÇA AO SENHOR!

OUVIR A VOZ DE DEUS: Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. (I Samuel 3.10)
A terceira característica de Samuel, antes que luz apagasse, ouviu ao Senhor. Aquela voz mudou a sua vida. A partir daquele momento seria guiado pela Palavra de Deus, tornando-se além de sacerdote, também um profeta de Deus.
Quando ouvimos a voz de Deus, somos orientados pelo Espírito Santo que nos mostra a vontade do Senhor - E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda. (Isaías 30.21). Quando seguimos a Cristo somos iluminados por ele o tempo todo e como “falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8.12).
ANTES DE APAGAR A LUZ, OUÇA A VOZ DO SENHOR!


CONCLUSÃO
A lâmpada se apaga quando não lemos a Palavra de Deus (Salmo 119.105), quando não oramos, quando não perdoamos (I João 2.11), quando não conseguimos enxergar o propósito de Deus, quando não há testemunho (Mateus 5.14) e quando não há unção (Mateus 25.8).
Jesus disse que os nossos olhos são lâmpada para nosso corpo (Lucas 11.34), referindo-se a nossa consciência do que é certo ou errado. Jesus também - A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. (Isaías 42.3).

Quando alguém tenta apagar uma chama soprando, depende se ali tem lenha, porque quanto mais soprar o fogo, mais ele se alastra. Não importa se tentam apagar sua chama, se você tem conteúdo, mais vai incendiar.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...