sexta-feira, 7 de julho de 2017

TRANSFORME SUA FAMÍLIA EM UMA “FAMIQUIPE”


GÊNESIS 6.13-21
            A família hoje tem sido atacada por todos os lados, ideologia de gêneros, a desqualificação da família inicial e acima de tudo o distanciamento interno do lar. Esses problemas também são levados à igreja. Essa divisão também começa a alcançar o ambiente eclesiológico. O que veremos agora é o trabalho de uma equipe, ou melhor, uma “FAMIQUIPE”. UM grupo de pessoas que se ama, com suas diferenças, mas com um alvo único, atender a voz de Deus.

1.     A UNIÃO É MAIOR QUE OS INTERESSES PESSOAIS
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Faze para ti uma arca da madeira de gofer[1]; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.
E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinqüenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura.
Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro. (Gênesis 6.13-16)
A família de Noé trabalhou junta antes do dilúvio, para construir a Arca e também depois, já dentro da arca para a manutenção da mesma. A unidade de todos era essencial para sua sobrevivência. Se um erro acontecesse, um buraco fosse deixado... Poderia ser fatal. Por isso confiaram um no outro e juntos fizeram o trabalho duro de construir um barco nunca antes visto esperando uma chuva que ainda não tinha vindo (Gênesis 2.5,6). Mas “se uma casa estiver dividida contra si mesma, também não poderá subsistir” (Marcos 3.25). Por isso é preciso estar em união para juntos salvar a família. Muitas famílias só se reúnem em momentos de festa ou pior, em velórios, quando não tem alternativa e todos precisam se encontrar. Isso é muito triste. Precisamos promover momentos de unidade na família, não esperar apenas momentos obrigatórios.
2.     A PCIÊNCIA É A MAIOR VIRTUDE DE UMA FAMÍLIA
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. (Gênesis 6.17-18)
A arca demorou muitos anos para ser construída, embora não sabemos precisamente quanto tempo, mas provavelmente foram décadas. Deus avisou Noé que destruiria o mundo e quando estava com quinhentos anos teve seus três filhos (Gênesis 5.32), que já eram casados quando começaram a construir a arca (Gênesis 6.18). Noé estava com seiscentos anos quando entrou na arca e aconteceu o dilúvio (Gênesis 7.6). Então se passou um período de mais de cem anos entre o chamado e a entrada na arca.
Ao todo Noé e sua família ficaram um ano e dez dias dentro da arca (Gênesis 7.10-11 e 8.14-16).
Às vezes queremos que tudo aconteça de uma vez em nossa família e não estamos dispostos a esperar o tempo de Deus – Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3:1). Passamos anos arrumando problemas e queremos que sejam resolvidos num momento apenas. A pessoa impaciente não sabe esperar os outros, mas quer que todos o esperem. Por isso precisamos aprender a esperar no Senhor – Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. (Salmos 40.1) e buscar o fruto do Espírito para esperar com mansidão e paciência – Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5.22-23)

3.     CRIATIVIDAE PARA VENCER A CRISE
Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você.
De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos.
E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento". (Gênesis 6.19-21).
Uma curiosidade sobre a família de Noé foi que tudo era muito novo para eles e mesmo assim não estranharam, nem se deixaram abalar. Tiveram que aprender muitas coisas que nunca tinham feito antes. O tempo todo confiaram em Deus e obedeceram às suas ordens. A rotina da família de Noé foi mudada priorizando a construção da arca.
Quando estavam dentro da arca, a rotina era outra. O balanço do barco carregado pelas águas, provavelmente causou mal-estar em todos, até em animais até se acostumarem. Tinham que alimentar animais e fazer comida para si (Gênesis 6.21). Criaram formas de acender fogo, sem deixar incendiar o barco que era de madeira rejuntado com betume que é inflamável (Gênesis 6.14). Também tiveram que se acostumar com o cheiro dos animais dentro do barco e não descuidar da higiene.
Em momentos difíceis como esses que precisamos usar nossa criatividade e fazer tudo que Deus nos mandar – Foi assim que a família de Noé prosperou e meio a tantas dificuldades.




[1] A madeira que foi feito a ARCA, mas ninguém sabe o nome real da madeira usada.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...