quarta-feira, 4 de novembro de 2015

BUSCANDO O QUE REALMENTE IMPORTA



COLOSSENSES 3.1
O fato é! O que realmente importa? Onde anda nossos interesses, por quais caminhos percorrem nossos pensamentos. Hodiernamente somos atropelados por uma serie de dificuldades e problemas que cada dia faz com que mudemos de direção, e são tantos os embaraços que a cada segundo desvirtuamos nossos pensamentos, a fim de que nossos interesses sejam alcançados.
            A bíblia nos ensina que não temos interesses a partir do momento que a morte de Cristo nasce em nós – “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”( Gálatas 2.20). Aqui Paulo mortifica seu desejo, o aniquilamento de seus impulsos da carne tem como finalidade sua “morte” a fim de que estabeleça um laço com a nova vida em Cristo.
            Paulo inicia esse capítulo com uma preposição, portanto, esta palavra faz a ligação com a ideia central deste versículo, a ressurreição, isto é, o novo nascimento. Em Romanos, somos comparados a uma semente que foi plantada com Cristo – “Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;” (Romanos 6.5). E sabemos que para uma semente germinar, faz-se necessário a sua própria morte, isto é, a semente morre e ressuscitar uma bela árvore frutífera. Pensando assim, vamos analisar alguns aspectos importantes da ressurreição:
1. ORIGEM - do Latim RESURRECTIO, “ressurreição”, que veio de RESURGERE, “erguer-se de novo”, de RE-, “outra vez”, mais SURGERE, “levantar-se, erguer-se”. Fica a ideia de levantar-se novamente, pois em algum momento caiu, contudo, levantou-se para começar mais uma vez. Do grego sunegerio (sunhgerio), de levantar-se, ergue-se, nascer novamente com aquele que foi o primeiro. Todas as definições nos dão capacidade de compreender que ressurreição é um novo inicio e somente com Aquele que experimentou primeiro, Xristw. Assim sendo, é preciosos entendermos que seria impossível Cristo não ressuscitar:
1.1.  Era impossível pelo fato dEle ser o filho de Deus, participante da divindade, mesmo em sua humanidade foi lhe ortogado  a verdadeira imortalidade por parte do Deus Pai , que é imortal, logo, Seu filho também o é. Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. (João 5.26). Outro texto importante é – “Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa”. (João 6.57).
Neste ponto aplicamos a mesma, lógica, se estamos com Cristo que ressuscitou dentre os mortos, consequentemente também ressuscitaremos com Ele, pois Ele é o Pai são um e nos somos um com Ele.
1.2.  Outro fato que prova que ressuscitaria é sua obra na terra, onde Ele mesmo falou que Era a Vida, logo, a morte não se apoderaria dEle. Em João 11.25 Ele vai dizer que é a ressurreição e a vida.
1.3.  Era vontade do Pai ergue-lo novamente. O profeta Isaias no capítulo 53.10 ira nos falar que foi a vontade do Pai esmaga-lo, isto é, leva ló a morte a fim de que sua ressurreição trouxesse salvação.  “Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem”. (1 Coríntios 15.20.21).
1.4.  Igualmente, isso era impossível por nossa causa, porque a promessa que nos foi feita por Deus é que Cristo é a nossa garantia de vida Eterna – “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho”. (1 João 5.11)
1.5.  Finamente, era impossível que Cristo ficasse retido pela morte, porque todas as profecias do AT, no que tange sua missão fosse um sucesso.
1.5.1. Seu ministério na Galiléia (Profecia: Is 9.1-2. Cumprimento: Mt 4.12-16)
1.5.2. Como profeta (Profecia: Dt 18.15. Cumprimento: Jo 6.14; 1.45; At 3.19-26).
1.5.3. Seria sacerdote, como Melquisedeque (Profecia: Sl 110.4. Cumprimento: Hb 6.20).
1.5.4. O desprezo por parte dos Judeus (Profecia: Is 53.3. Cumprimento: Jo 1.11).
1.5.5. Algumas de suas características (Profecia: Is 11.2. Cumprimento: Lc 2.52; 4.18).
1.5.6. Sua entrada triunfal (Profecia: Zc 9.9; Is 62.11. Cumprimento: Jo 12.13-14).
Partindo dessas afirmações, concluímos que a ressurreição aconteceu com Cristo e como Paulo mesmo disse, acontecerá conosco. Vamos então aprender com a ressurreição.
      I. RESSURREIÇÃO MUDA NOSSO CARÁTER
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus”. (Colossenses 3.1)
A partir da ressurreição somos novas Criaturas, experimentamos a Graça de Cristo em nossos corações. Percamos a síndrome de Gabriela (eu nasci assim, vou morrer assim), Se Cristo através de seu sacrifício ressuscitou, e assim, mudou nosso caráter comecemos um passo de cada vez não pule do trem em movimento e nem tente tomar o ônibus correndo pela porta. Espere e comece bem devagar, sinta o Espírito santo te mudando a cada dia, usufrua dessa alegria de sentir seu crescimento moral.
Um cristão que não muda é um crente parada na frente do sinal verde berrando: “Eu sou assim mesmo”
ü “E ninguém põe vinho novo em vasilhas de couro velhas; se o fizer, o vinho novo rebentará as vasilhas, se derramará, e as vasilhas se estragarão”. (Lucas 5.37).
ü “Livrem-se de todos os males que vocês cometeram, e busquem um coração novo e um espírito novo. Por que deveriam morrer, ó nação de Israel?” (Ezequiel 18.31).
         II. RESSURREIÇÃO MUDA NOSSO FOCO
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus”. (Colossenses 3.1)
“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram”. (Jó 42.5) Jó mudou sua maneira de enxergara Deus, seus olhos tinham-se descamado. O conhecer de Deus ultrapassou o ouvir fala, neste momento ele via-O, tinha clareza no que falava. A ressurreição nos ensina a ver melhor. Quando sua perspectiva está em Deus, seu foco está naquele que vence qualquer tempestade que a vida pode trazer.
            É importante também entendermos que o foco nos ensina a dizer não, pois melhorando a visão começa a perceber que há coisas que na verdade nos fazem mais mal do que bem!
ü  Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão. (Mateus 7.5)
 I                                                    II. A RESSURREIÇÃO NOS DÁ FORTALEZA
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus”. (Colossenses 3.1)
“Do Senhor vem à salvação dos justos; ele é a sua fortaleza na hora da adversidade”. (Salmos 37.39) Mesmo em fronte de vários problemas a certeza de Vida Eterna, nos fortalece e nos remete a sempre buscar mais mesmo sabendo de nosso pequenino tamanho.
ü  “Pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas”. (1 Pedro 1.9)

                                                               IV. A RESSURREIÇÃO NOS TRAZ AMOR
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus”. (Colossenses 3.1)
ü  “Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele”. (1 João 4.16)
ü  “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1 João 4.7)
ü  “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios”. (Romanos 12.10)

 V. A RESSURREIÇÃO NOS AFASTA DO INFERNO
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus”. (Colossenses 3.1)
ü  “Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo”. (Provérbios 15.24).
ü  “Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades." (Apocalipse 1.18).
Cristo disse que é a ressurreição e a vida o que te impede de buscar o que realmente importa!


A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...