sexta-feira, 31 de julho de 2020

EM TEMPOS DE PROFETAGEM


Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu Nome, que Eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele. (Deuteronômio 18.20-22) 

 

Esses versos são importantes e liberadores, pois coloca algumas características do ser profeta, e essas marcas fazem muito sentido quando olhamos para o momento em que vivemos. Perceba as aplicações do texto: 

  1. Não pode falar aquilo que Deus não mandou falar e muito menos falar em nome de um outro deus. O SENHOR não gosta que misture a fé Nele com outros costumes. Hodiernamente vivemos um “sincretismo velado”, isto é, estamos em uma fusão de diferentes cultos e doutrinas, caminhamos para o absoluto niilismo religioso, onde nada é tudo e tudo é nada, todos têm razão e ao mesmo tempo não têm. Vivemos nos apoiando em paredes de papelão, com os nossos conceitos filosóficos, nietzschianos, querendo responder e falar cheios de eloquência e uma falsa religiosidade. “Perdemos a referência, pastor!”, declarou um de meus irmãos. Temos falado em nome de Deus, mas O mesmo nunca nos mandou falar nada. Falar do deus eu” um ser vazio que necessita ser aperfeiçoado e orientado. Há muito liberalismo disfarçado de atualismo, produz um belo som aos ouvidos, contudo não produz nada, nada transforma, apenas uma sensação superficial de prazer. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. (Isaías 55.10-11). Agora você entende que tem muito falador e pouco profeta? Graças a Deus, pelo sacrifício de Cristo naquela rude cruz, pois sem O mesmo, as palavras finais do verso vinte se cumpriria na vida de muitos e muitas... esse profeta morrerá. (Deuteronômio 18.20) 
  2. Então como conhecer um verdadeiro profeta, homem de Deus? Como saberemos? O profeta nos responde essa pergunta de forma brilhante e eficaz – O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Oséias 4.6) Não sabemos identificar, pois nos falta conhecimento do alto. Os conceitos e aplicações deste tempo têm secularizado nossa mente, não permitindo que a Palavra encontre terra para crescer. O terreno do imediatismo, da busca dos saberes pelo autoconhecimento está contribuindo para o culto do “eu”. Não sabemos porque não fomos preparados para saber, mas para jejuar, subir ao monte, semanas de Daniel, óleo ungido. “Shabaractam shabarata......” e por ai vai! Uma profecia não deve ser dada por verdadeira pela quantidade de coisas que o "suposto profeta" acerta sobre a sua vida; devemos analisá-la pela quantidade de referências bíblicas que ela possui, caso contrário ela não passará de uma falsa profecia. 
  3. ...não tenhas temor dele. (Deuteronômio 18.22f). Como vivemos com medo! Eu não estou falando da COVID-19. Até a data em que escrevo esse texto já contei 162 profecias sobre o fim do mundo e para meu espanto a última deixou uma data. O primeiro cavaleiro do apocalipse chegará no Brasil, é isso mesmo, o primeiro cavaleiro virá para nossa nação. Tem mais, já há um grupo de pessoas construindo bunkers, pois a COVID-19 foi o prenúncio do fim e assim sendo, o mundo acabará em fogo e esses, estão no fundo da terra e as altas temperaturas não os alcançarão. Jesus nos ensinou uma regra: “Pelos seus frutos os conhecereis!” (Mateus 7.16). Fica entendido que, se as palavras desse “profeta” não se cumprissem, então é uma prova que de fato é um mentiroso, aproveitador, usurpador, embusteiro, hipócrita, fraudulento, ilusório, trapaceiro..., pois tinha falado com presunção, arrogância e orgulho, sem a devida autorização do SENHOR. Tal elemento não devia ser temido, posto que se apresentasse como se fosse uma grande figura. Esses homens fazem muitos e muitas desviarem-se do reto caminho do SENHOR. Certa feita, vendo as crianças da igreja correndo e é evidente que eu estava junto, correndo também, uma delas disse: O senhor nem parece pastor! E eu perguntei: Como um pastor parece? “Ele olha para gente de cara feia”, resposta direta de uma ovelhinha! Cuidemos de parecer com Cristo e não com o que achamos mais pertinente! 

 

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...