quinta-feira, 17 de setembro de 2015

DESENVOLVENDO A FIDELIDADE


I Pedro 1. 13-17
Hodiernamente o homem é exposto a diversas circunstancias nas quais o homem é provado em todo o tempo no processo de sua fidelidade a Deus. Mas, A Palavra de Deus exorta o homem de forma veemente, afim de que este busque a todo tempo, um viver santo, e em plena fidelidade a Deus.
A fidelidade é um dos aspectos essenciais do caráter cristão, e não é uma tentativa do homem se tornar bom aos olhos das pessoas. Antes, é uma essência que o homem só pode se obter a partir de uma conversão genuína à Cristo, onde o Espírito Santo de Deus passa a se fazer presente na vida deste homem, dando-lhe toda a direção necessária, para todas as áreas de sua vida. Assim, o homem consegue alcançar a sua fidelidade a Deus. É impossível que o homem consiga um exercício de plena fidelidade a Deus sem a intervenção direta do Espírito Santo de Deus. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11.6.
Quando falamos de fidelidade na vida do homem, devemos ter em mente seus significados e aspectos, na relação entre os próprios homens, ou relacionamento destes com Deus, e para tal, o homem necessita compreender o duplo sentido relacional implícito na existência da fidelidade em qualquer que seja a relação.
1.       Definição Etimológica: É uma palavra derivada do latim fidelitatte que tem como significado:
1.1.     Qualidade de fiel; lealdade;
1.2.    Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos, perseverança;
1.3.    Observância rigorosa da verdade, exatidão;
1.4.    Coragem
A fidelidade à luz da Bíblia é o cumprimento de tudo quanto foi estabelecido na aliança firmada entre Deus e a humanidade (Sua criação). Deus estabeleceu parâmetros que norteariam o comportamento humano, no individual ou coletivo. Tais parâmetros devem ser integralmente cumpridos, afim da plena manutenção do pacto firmado.
Ø  “Guarda, pois, os mandamentos e os estatutos e os juízos que hoje te mando cumprir”. Deuteronômio 7.11
Ø  “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois não cometeres adultério, mas matares estás feito transgressor da lei”. Tiago 2.10-11
Entendemos um pouco o que vem a ser fidelidade na perspectiva do homem e na da bíblia, mas como desenvolver em nós um caráter fiel, que nos tornes homens e mulheres melhores. O texto de Pedro nos dá inúmeros exemplos, para aplicação prática em nossas vidas.
                           I. A FIDELIDADE NOS FOCA
“Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado”. 1 Pedro 1.13
            Em algumas versões você encontrará o termo: cingindo os lombos do vosso entendimento, isto é, manter a camisa dentro do cinto, para possibilitar a ação rápida, sem empecilhos de alguma veste ficar solta balançando. Esteja atento para qualquer coisa, ter uma mente saudável a fim de toma decisões acertada, uma dos sinônimos, mas impactantes para mim da fidelidade coragem. Pedro ainda diz mais seja sóbrio, o que mais é interessante no texto é que Autor sagrado usa a palavra grega nephotes, literalmente ser sóbrio. Essa palavra esta ligada primariamente para indicar sobriedade física, em oposição ao alcoolismo. Nos bem sabemos que qualquer coisa que tire nossas faculdades mentais impede-nos de tomar decisões acertadas.
            Pedro finaliza, abandone tudo, foque, olhe para adiante, agarre-se no que realmente importa, o que já esta preparado para você no final. Com essa frase Pedro nos liberta da perseguição presente, pois tira nossos olhos do hoje, dá-nos perspectiva da salvação.
Assim, o preço da fidelidade é a eterna vigilância, alguém vigilante nunca perde o foco, está sempre atento, olhando para todos os lados, a fim de não deixar escapar nada. John MacArthur disse certa vez no púlpito de sua a igreja uma frase que ainda ecoa em meu coração: “É evidente que muitos que se dizem evangélicos atualmente agem norteados por outros objetivos, e não por uma visão fiel bíblica de mundo”.
                                              II. FIDELIDADE NOS TRAZ DISCIPLINA
Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
I Pedro 1.14
A expressão que dá início ao texto é o que mais me chama atenção, filhos obedientes, um filho compartilha a natureza de seu pai. Assim, um filho de Deus compartilha uma retidão moral. Logo, a obediência é o ponto central da vida humana, que nos torna mais dóceis, submissos. Obediência não tem que ver com falta de liberdade, ou opressão, mas qualidade que me coloca em paz. Por isso, Pedro nos deixa claro que somos filhos obedientes, fieis ao Pai, sendo assim não voltaremos a experimentar o lancinante pecado, que nos fere afastando-nos de Deus.
Uma vida disciplinada nos torna forte, porém uma vida de obediência aos nossos lideres, nos tornam maiores. Pedro nos convida para tarefa, pois não voltar para as concupiscências requer muita disciplina e obediência. Vivemos em tempos que essas duas virtudes estão completamente esquecidas, somo autossuficientes, o filosofo Pondé deixa claro em seu livro que voltamos a viver um novo humanismo, onde a desobediência e a insubmissão fazem parte do cotidiano.
Logo, essa realidade e sentida na igreja, o não abandono da prática do pecado é percebido, a liberdade foi trocado por uma licença para pecar. Jesus é o nosso maior exemplo: “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu”. Hebreus 5.8
                           III. A FIDELIDADE NOS TORNA EXEMPLOS
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
1 Pedro 1.15
            Pedro ressalta as qualidades de pessoas que andam com Deus, dá as mesmas qualidades inerentes à pessoa do Pai. Quando cumpro com coragem tão tarefa de ser santo, sou fiel neste proceder, o meu viver diária muda, minhas ações são transformadoras, isto é, levo esse caráter fiel para outrem.
v  Queijo do Mocreia (1º Levei o 2º Entreguei)
Pedro ainda nos ensina mais neste verso – que a nós é requerido buscar incessantemente a santidade, que essa maciça busca chama-se santificação e aquele que não buscar arduamente esse proceder santo não verá á Deus.  Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”; Hebreus 12.14.
Sigamos firmes no exercício de sermos fiéis!
 IV. FIDELIDADE É SER
“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. 1 Pedro 1.16
Ser fiel é uma qualidade constante na vida do cristão, não é mais ele que controla, ele tem um exemplo. Pedro retira essa sentença do livro de Levítico 11.44-45. O judaísmo convida o homem a ser fiel, ser santo, ser honestos e outros. Essa convocação era um tanto quanto obscura, pelo legalismo. A forma de buscar a fidelidade a Deus dependia de ações feitas pelo homem, isto é, através de seus próprios esforços pode alcançar ser santo. E como disse anteriormente é impossível que o homem consiga um exercício de plena fidelidade a Deus sem a intervenção direta do Espírito Santo de Deus. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11.6.
O que Pedro quer nos ensinar e que agora o véu se rasgou, a escuridão se tornou luz, agora tem uma forma de buscarmos ser santos e fiéis – Cristo Jesus – Ele é o nosso alvo, nosso estandarte. “Eu e o pai somos um.” João 10.30.
                  V. A FIDELIDADE GERA RESPEITO
“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”, 1 Pedro 1.17
Quem conhece ao Pai, segue pelo caminho que Ele traçou. O cristão que conhece a Deus e sabe que Ele julga com Justiça as obras de todos os seus filhos, respeitará a Deus e a avaliação que ele faz de sua vida, e desejara honrar seu Pai Celestial.
Esse temor não é covardia, não rebaixa, mas eleva a mente, gera a verdadeira fortaleza e a coragem de enfrentar a todos os perigos, por cauda de uma boa Constância e obediência a Deus. “Os ímpios fogem sem que haja ninguém a persegui-los; mas os justos são ousados como um leão”. Provérbios 28.1
Pensemos:
 A fidelidade é o fruto que quando olhamos para dentro de nós, nos dá prazer de tê-la, pois ela nos remete a um sentido, nos informa que a razão de ser permanece lá.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...