sábado, 6 de fevereiro de 2016

            Quando estudamos esta igreja vemos uma realidade hodierna, uma igreja de aparências, uma congregação de mentirosos e enganadores. Homens e mulheres que se escondiam aras de um mato de virtudes, contudo estavam mortos e longe de Deus.
            Atualmente não é diferente, segundo dados do IBGE o número de evangélicos do Brasil é de 31.230.140 milhões, isto significa que 25% da população brasileira são de pessoas que professam e vivem o Evangelho, pois a palavra evangélica significa que - Relativo ao Evangelho da Bíblia Sagrada; Conforme ao Evangelho de Cristo; De acordo com os ensinos de Cristo.
            O alarmante é o fato, de que, o mesmo órgão faz uma análise e encontra um aumento de morte por homicídio entre jovem. Mais de 143 pessoas morreram por dia, em média, vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar) no país em 2014. É o que mostra um levantamento exclusivo realizado pelo G1 com base em dados das secretarias da Segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. Ao total, foram 52.336 assassinatos registrados, número 3,8% superior ao de 2013 (50.413). Como isso é possível? Como o numero de pessoas que vivem o Evangelho aumente e de contra partida, o número de mortes também aumenta.
            Nós os ditos evangélicos estamos tão preocupados com a crise do Brasil, que estamos esquecendo a nossa missão neste mundo. Tudo que está acontecendo neste tempo, não pode nos abalar, o fato é que nós somos peregrinos e errantes, nossa pátria não é esta, logo precisamos anunciar a nossa pátria. E é ai que, a coisa pega! Vivemos um evangelho de fachada, de aparências, nosso exterior está repleto de “santidade”, mas o coração está cheio de nos mesmos - Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. (Mateus 15.8-9).
            Frequentemente julgamos os outros pela aparência. Observamos o comportamento e tentamos entender os motivos. Jesus julga os corações. Ele vê o caráter verdadeiro de cada pessoa e de cada igreja. Quando enviou a carta para igreja em Sardes, ele contrariou a impressão popular dos discípulos. Apesar de ter a reputação de uma igreja forte e ativa, ele viu as falhas e sabia que aquela congregação já estava quase morta. Se não voltar a viver, seria tomada de surpresa, como se fosse por um ladrão. Sempre fala uma frase a minha esposa, é de um tempo para cá que ela realmente entendeu a seguinte sentença – “Como ser cristão é diferente de ser Cristão”. Vivemos assim, o período da aparência, precisamos de uma mudança de mente, uma visão de nós mesmo como vamos aprender com João desta carta;

SARDES  
A cidade antiga de Sardes, hoje apenas ruínas perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Foi situada numa rota comercial importante no vale do Hermo, com a parte superior da cidade (a acrópole) quase 500 metros acima da planície, nos rochedos íngremes do vale. Era uma cidade próspera, em parte devido ao ouro encontrado no Pactolos, um ribeiro que passava pela cidade. A cidade antiga fazia parte do reino lídio. Pela produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc., se tornou próspera. Os lídios foram o primeiro povo antigo a cunhar regularmente moedas. Em 546 a.C., o rei lídio, Croeso, foi derrotado pelos persas (sob Ciro o Grande). Soldados persas observaram um soldado de Sardes descer os rochedos e, depois, subiram pelo mesmo caminho para tomar a cidade de surpresa durante a noite. Assim, a cidade inexpugnável caiu quando o inimigo chegou como ladrão na noite! Em 334 a.C., a cidade se rendeu a Alexandre o Grande. Em 214 a.C., caiu outra vez a Antíoco o Grande, o líder selêucido da Síria. Durante o período romano, pertencia à província da Ásia, mas nunca mais recuperou o seu prestígio. Era uma cidade com um passado glorioso e um presente de pouca importância em termos políticos e comerciais.
                           I. DEUS CONHECE SUA MORADA INTERNAMENTE.
Conheço as tuas obras... Apocalipse 3.1c

O salmo 139 nos versos 23 e 24, nos deixa u ensinamento - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. O salmista pede para que Deus olhe seu coração, que adentre em seu interior e percorra seus pensamentos e veja se há algo de bom.
            João usa a mesma informação, porém de forma direta e imperativa, ao afirma que Deus conhece obra daquela igreja, não adianta escondermos nossos corações do Pai, e nem nos portamos como santos, pois para Deus o que realmente vale é o que esta no coração.
Eu sempre me pergunto, aonde anda meu coração? Parece estranho, mas é de suma importância para vida de um Cristão saber onde está empenhada sua energia. Muitos temos feito força, mas na verdade essa queima de energia é desnecessária, pois nada sobe como cheiro suave a Deus, apenas como sinal de que ali esta acontecendo alguma coisa, se boa ou má não se sabe.
            Aprendemos ainda com esse verso a importância de não esperar titulo, pois o pai sabe! No original grego transmite a ideia de trabalho, isto é, eu sei onde você está colocando suas mãos. Ficamos esperando neste tempo os aplausos de nossos esforços, no anseio de receber aprovação e ascensão social, na verdade se Deus conhece suas obras não precisa de mais ninguém para dizer se você é merecedor ou não.

                                                                 II. É DEUS QUE MUDA NOSSO NOME
...que tens nome de que vives, e estás morto. Apocalipse 3.1C

Esta frase ilustra perfeitamente a diferença importante entre reputação e caráter. A reputação é a fama da pessoa, o que os outros acham que ela é. O caráter é a essência real da pessoa, o que realmente é. As outras pessoas podem ver somente por fora, mas Jesus vê o homem interior e sonda os corações. Ele não pode ser enganado por ninguém. A igreja de Sardes teve a reputação de ser ativa e viva, mas Jesus sabia que estava quase morta. Ele não fala de perseguição romana, nem de conflitos com falsos judeus. Não cita nenhum caso de falsos mestres seduzindo o povo ao pecado. Ele fala de uma igreja aparentemente em paz e tomada por indiferença e apatia. A boa fama não ocultou a verdadeira natureza desta congregação dos olhos do Senhor.
Vamos lembrar-nos das palavras de Cristo - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

            Sardes representa a condição de qualquer igreja local, por má ou boa que seja sua reputação. Se as vidas particulares dos membros de qualquer igreja fossem conhecidas, sua reputação sofreria imensamente. Sempre parecemos ser melhores do que realmente somos. Essa é a lição que nos ensina a Igreja de Sardes, representada em qualquer século. (Apocalipse 3.1)

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...