sábado, 20 de dezembro de 2014

POR QUE É TÃO IMPORTANTE A RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO PARA NÓS?



 1 Coríntios 15. 12-20
     Muitos até hoje questionam a ressurreição de Cristo, se realmente ela aconteceu ou foi apenas uma manobra realizada pelos discípulos. E por esta razão levantou-se algumas teorias[1] sobre a ressurreição de Cristo:
1. TEORIA DO DESMAIO – essa teoria afirma que Jesus realmente não morreu na cruz, mas que tão somente entrou em um estado comatoso[2]. E ao ser colocado em um sepulcro frio recobrou os sentidos. Essa teoria é absurda, pois Jesus seria um exímio enganador, pois muitos o seguiam, muitos viviam perto dele e muitos foram curados. Como um homem desse poder forjar a própria morte e ninguém notar. Contudo vamos para a Bíblia:
1.1. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. (João 19.34 ARA) – Conforme a medicina explica, ao sair de um ferimento água e sangue é sinal de um coração rompido. Agora, como alguém com um coração nesta circunstância não morre.
2. EXPLICAÇÃO PSICOLÓGICA – essa, defende que Jesus nunca existiu, na verdade foi um mecanismo criado por um grupo de pessoas para conseguir fugir de opressão romana. O fato é que esta teoria também, se torna inválida, pois as Escrituras nos dão conta de que Jesus apareceu ressurreto para 500 pessoas - Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. (1 Co 15.6)
3.  A TEORIA ESPÍRITA – Jesus realmente morreu, mas na verdade não houve ressurreição era apenas o espírito de Jesus que apareceu paras as pessoas com a finalidade de confortar os corações de seus seguidores. Mas uma falácia, pois a bíblia nos dá conta de que Jesus comeu.
Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: Paz seja com vocês! Eles ficaram assustados e com medo, pensando que estavam vendo um espírito. Ele lhes disse: Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas em seus corações? Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. E por não crerem ainda, tão cheios estavam de alegria e de espanto, ele lhes perguntou: Vocês têm aqui algo para comer? Deram-lhe um pedaço de peixe assado, e ele o comeu na presença deles. (Lc 24.36-43NVI).
Pediu comida, comeu, bebeu e conversou. Portanto, os seus sistemas nervoso, digestivo e respiratório, funcionavam perfeitamente, como em seu antigo corpo.
     O fato é que muitas teorias irão levantar-se, tentando colocar em discussão a ressurreição de Cristo, mas muitos teóricos esquecem que para Deus não há impossível, e que suas palavras jamais deixarão de ser cumpridas, logo sem a ressurreição de Cristo estaríamos longe - Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. (Ef 2.13 NVI)
     Deixando claro que Cristo, nosso Senhor e Salvador, ressuscitou, vamos ver a importância de sua ressurreição para nossa vida.

1º SEM RESSURREIÇÃO NÃO HÁ PREGAÇÃO, FÉ E TAMBÉM NÃO HÁ IGREJA.
e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm. (1 Co 15.14)
     Não há motivos para pregarmos nem para Evangelizarmos, pois a ressurreição nos motiva, pois a mesma cria em nós a certeza de ressuscitarmos com Cristo - Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar, nas eras que hão de vir, a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus. (Ef 2.6-7). Assim, precisamos crer na ressurreição para que o ide de Jesus se cumpra em nossa vida, e que nossa pregação, testemunho e fé alcancem a vida dos perdidos.
2º A ANULAÇÃO DA RESSURREIÇÃO TORNA-NOS MENTIROSOS.
Mais que isso, seremos considerados “falsas testemunhas” de Deus, pois contra ele testemunhamos que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Mas se de fato os mortos não ressuscitam, ele também não ressuscitou a Cristo. (1 Co 15.15)
     A bíblia nos dá conta de que satanás é o pai da mentira, pois nele não há verdade. Se não houvesse ressurreição tudo o que os profetas falaram seria mentira, seria falso e todos nós seríamos filhos do Diabo. É por isso que é importantíssimo que creiamos na ressurreição de Cristo, para que os mártires do passado e os do futuro não passem por mentirosos.
3º TODOS NÓS ESTARÍAMOS PERDIDOS SEM A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.
E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados. (1 Co 15.17)
     Ainda continuamos pecadores senão aceitarmos a ressurreição - Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo! (Rm 10.9)
4º NÓS CRISTÃOS SERÍAMOS AS PESSOAS MAIS INFELIZES DO MUNDO SEM A RESSURREIÇÃO
Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. (1 Co 15.19)
     O cristão se preocupa em mostrar aos outros a esperança do porvir e não uma existência temporal que traz dor e angústia.





[1] Conhecimento especulativo considerado independente de qualquer aplicação.
[2]  Alguém em como induzido.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...