quarta-feira, 10 de setembro de 2014

APRENDENDO A NÃO PERDER JESUS DE VISTA


APRENDENDO A NÃO PERDER JESUS DE VISTA

Lucas 2.41-52
     Ficar sem alguém é algo bem desagradável na medida do possível, conheço muitos homens e mulheres que preferem a solidão a se relacionar com outrem. Quando perdemos alguém querido, o buraco que aquela perda causa é gigantesco, mas sabemos que com o passar do tempo o tamanho deste sentimento tende a diminuir e enfim começamos a caminhar sem a pessoa.
O fato é que, pessoas amadas, amigas, inimigas, sinceras, mentirosas, irão passar em nossas vidas, deixarão marcas positivas e outras negativas, mas nenhuma das mesmas poderão lhe dar garantia de salvação ou remissão de pecados. Ficar sem Jesus é como sair de casa na chuva sem levar uma sobrinha, é ir à praia sem protetor solar, fazer uma prova sem estudar, é sentir frio e não procurar um cobertor... Viver sem o mestre mesmo que por três dias, é experimentar todas estas sensações de uma vez só.
Agora, imagine como seriam três dias sem Jesus. Acha que estaria preparado para ficar sem Ele? Os discípulos viveram com Jesus aproximadamente três anos e meio e o ouviram falar de sua partida (morte e ressurreição) sem entender a dimensão e o significado disso tudo. Quando aconteceu de fato, viram que não estavam preparados para passar nem um minuto sem Jesus. Por isso, logo em seguida à Sua ressurreição, Jesus enviou o Seu Espírito Santo para ser nosso Companheiro, Conselheiro e Consolador. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” (João 14.16).
O Salmo 121 diz que Deus nem pisca para não deixar de cuidar de nós nem um segundo sequer. Então é o homem que muitas vezes se afasta de Deus, pois o Senhor nunca abandona seus filhos. Assim vamos experimentar a experiência de Maria e José, quando perderam Cristo por três dias e entender quando nos afastamos da presença de Cristo.
POR QUE PERDEMOS JESUS DE VISTA?
a) Por que somos ególatras, isto é, saímos na frente resolvendo tudo do nosso jeito.
“Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem." (Lucas 2.43).
     Os pais de Jesus saíram à frente, achando que Jesus estava com eles, na verdade Cristo tinha ficado para trás. Em nossas vidas somos assim, tomamos decisões e convidamos Cristo para nos seguir, invertemos os papéis. Lembrei-me de minha adolescência em uma conversa com meu pai, onde eu queria lhe mostrar como era o funcionamento de uma lâmpada vapor de mercúrio. Atentamente meu pai ouvia, e ao fim de meu monólogo ele levantou da cadeira e olhando para minha mãe disse: “Agora o poste tá urinando no cachorro”.
     Meu amado não tome a frente de Jesus deixe que Ele seja seu guia, seu orientador, pois a bíblia nos ensina “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33). O texto é claro, no tocante que diz buscai primeiro, uma palavra do original grego (Protos – protos), que significa antes, no início, primeiro no tempo ou lugar.
     Não deixe suas decisões tomarem a dianteira, coloque a pessoa de Jesus em primeiro lugar em sua vida, deixe que Ele tome o melhor caminho, pois o mesmo é o caminho, verdade e vida.
b) Porque pensamos que Ele está onde não está.
"Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram a caminho de um dia" (Lucas 2.44a)
     Maria e José pensavam que Jesus estava entre os amigos de viagem, a palavra grega usada para expressar pensando é (nomizo – nomizo)[1] que tem com significado: ter como costume ou uso, é a tradição recebida. Muitos frequentam nossas igrejas, vivem entre os cristãos pensando que estão servindo a Deus, aquela frase: eu já estou acostumado, sempre frequento os trabalhos daquela igreja. Contudo, paremos de pensar, Deus quer que tomemos uma decisão ao seu lado - “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." (Gálatas 2.20)
c) Por que procuramos no lugar errado.
"e, então, passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos;" (Lucas 2.44b).
Além de passar na frente de Jesus e pensar que estaria com pessoas com as quais não estava, José e Maria também procuraram no lugar errado e perderam tempo.
Hoje existem muitas formas de servir a Deus. Vários tipos de religiões e até algumas que se denominam ‘igreja’, além de líderes que se autodenominam ‘pastores’ sem preparação ou submissão a qualquer autoridade eclesiástica. Existe igreja para todos os gostos e que não exigem compromisso algum.
     Cuidado com sua procura incessante, pois gasta tempo e energia. Jesus está bem perto - “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo." (Apocalipse 3.20).
COMO PODEMOS ENCONTAR CRISTO?
a) Voltando para a casa de Deus.
"e, não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura." (Lucas 2.45).
José e Maria fizeram a coisa certa, retornaram para o lugar certo a fim de procurar a Jesus. O verbo voltar no grego dá a ideia de regressar, virar para trás. Se você em algum momento de sua vida perdeu Jesus de vista, hoje você está no lugar certo, diminuiu a aceleração, engatou uma ré e correu para a Casa do Pai - “E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou." (Lucas 15.20). Siga o exemplo de Paulo - “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão," (Filipenses 3.13)
b) Buscando os servos de Deus.
"Três dias depois, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os." (Lucas 2.46)
     Se perder Cristo de vista, procure os homens de Deus, procure seu pastor, procure alguém que está mais forte que você - "Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós." (Filipenses 3.17). Seja humilde, peça ajuda, transforme-se em um discípulo, aquele que recebe instrução. Assim você não perderá Cristo de vista.
c) Ouvindo a palavra de Deus
"E todos os que o ouviam muito se admiravam da sua inteligência e das suas respostas." (Lucas 2.47)
“Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?" (Lucas 2.49b)
     Jesus ao ser encontrado estava tratando das Escrituras Saradas, Ele as estudava, Ele as vivia, pois Ele é o verbo que se fez carne - “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1.1). Meu amado irmão e amigo, mesmo que você não entenda tudo da bíblia assim como este que vos fala e como José e Maria - " Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera." (Lucas 2.50), porém eu lhe imploro, guarde-a em seu coração assim como a mãe de Jesus - "Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração." (Lucas 2.51b), pois eu creio que o Espírito Santo lhe ensinará quando você precisar - " mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." (João 14.26)
Gostaria de terminar pensando em Agostinho de Hipona - Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas.



[1] Ortografia fonética - nom-id'-zo

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...