domingo, 7 de abril de 2013

AS MARCAS DE UMA IGREJA VERDADEIRA



     A Epístola de Paulo aos Romanos é uma Carta profunda e teologicamente completa. Paulo escreve-a para Igreja em Roma por motivos simples: de conhecê-la, de dividir sua fé com os irmãos da Igreja, demonstrar dons do Espírito e pedir auxilio para que esta igreja o enviasse a Espanha para demonstração eficaz e clara do Evangelho. Gostaria humildemente de entrar com você nesta Carta e nos preencher do amor pelos sinais que Paulo deixa nestes escritos, descortinando o que seria uma Igreja verdadeira.
     Paulo inicia a carta apresentando suas credenciais, informações estas não atribuídas por uma vida acadêmica, ou uma vida debruçada em acumular conteúdos, mas marcas dadas por Deus e intimamente amadas por Paulo onde o mesmo diz - “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus," (Romanos 1.1)[1] Paulo diz que é um apóstolo em grego (αποστολος – Apóstolos) que significa simplesmente mensageiro, enviado para uma causa especial, causa esta de suma importância.
     Paulo deixa claro que é um enviado de Deus, e reconhece que este Deus havia prometido seu Filho, que nasceu da descendência de Davi, declarado filho do Altíssimo, que morreu e ressuscitou dentre os mortos e este é Jesus Cristo Senhor. Paulo termina a apresentação deixando evidente que por Jesus recebemos a Graça (χαρις – Charis - da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, no conhecimento, na afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs)[2] e o apostolado para sermos firmes em nossa fé, para que todos reconheçam a Jesus.
     Tendo Paulo apresentado sua história e o Evangelho verdadeiro que é Jesus Cristo, descreve as marcas de uma Igreja verdadeira, mas antes de demonstrarmos estas marcas é importante salientar que Paulo não organizou esta Igreja, porém, conhecia-a por seus frutos, e isto é essencial para vida de uma Igreja.
A primeira marca é – a igreja é o povo amado de Deus. A todos os amados de Deus, que estais em Roma...” (Romanos 1.7) A igreja é o povo que Deus ama, é o povo que mora dentro do coração do Todo Poderoso (myhilo)e – Elohim). Deus amou a igreja na eternidade e atraiu para si – “Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.” (Jeremias 31.3b). Não foi a igreja que escolheu Deus, foi Deus quem a escolheu. Não foi a igreja que amou a Deus primeiro, foi Deus quem a amou. Deus ama tanto a igreja que ela já existia em seu coração antes de lançar os fundamentos da terra.
     Em segundo lugar - a igreja é chamada para ser propriedade de Cristo. “de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo. (Romanos 1.7)” . Os crentes são chamados para serem de Cristo, logo, Ele é nosso Senhor, tudo é para Ele somente para Ele. Meus desejos, meus quereres não mais existem - logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. (Gálatas 2.20). A igreja é um presente do Deus Pai ao Deus Filho.
     Em terceiro Lugar - a igreja é chamada para ser santa. “... Chamados para serdes Santos...” (Romanos 1.7). Paulo não quer dizer que seremos canonizados, isto é, sermos santos literalmente como a Igreja Católica apregoa. Paulo relata que quando a graça de Jesus atua em nossa vida somos santos (αγιος - hagios – daí deriva a palavra ágio de rápido, consistente, preciso, coerente. E a palavra grega significa sublime, uma coisa grande) Santidade é uma dádiva e uma exigência, precisamos ser ágeis neste processo de santificação que é contínuo. Todos os crentes em Cristo são santos e chamados para se santificarem.
     Em quarto lugar - a igreja recebe paz e graça. “... graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. (Romanos 1.7). Muitos, ao ler este trecho apoiam-se na certeza escrita de que é uma saudação, porém é muitos mais que isto, Paulo estava dizendo que estas duas palavras graça (χαρις - da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs) e paz (ειρηνη – eirene, do verbo grego eiro significa junto, harmonia entre indivíduos, tranquilidade de pensamento, proximidade com outro e concórdia - derivada de duas palavras da língua portuguesa com + cordia, que significa com o coração) só são percebidas dentro da igreja, visto que, graça e paz são propriedades do povo de Deus, a igreja, onde graça é o amor imerecido de Deus aos pecadores, por Jesus Cristo. Paz é o estado de reconciliação com Deus destes pecadores. Só há paz se há Graça, onde não há Graça não há paz.
     Em quinto lugar - a igreja testemunha sua fé. “Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé." (Romanos 1.8). A igreja é resgatada do mundo para ser propriedade de Jesus e agora ela é envida para ser embaixadora de Cristo e dar testemunho de sua fé. Paulo deixa claro que a fé dos irmãos em Roma era conhecida em todo lugar, ele mesmo ansiava em dividir esta fé. “em todas as minhas orações, suplicando que, nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de visitar-vos." (Romanos 1.10).
     Finalizo lhe perguntando quem é a igreja? Sabemos bem que a igreja é você e eu, e se colocarmos dentro de nosso coração as cinco marcas, seremos uma igreja verdadeiramente como Deus planejou em seu coração. Se você ainda não faz parte da igreja de Deus, dada para Jesus Cristo, você apenas precisa tomar para si a graça, só ela lhe basta, e ela é revelada em Cristo Jesus, o Alfa e o Ômega, o ressurreto, o que expurgou todos os nossos pecados na cruz, só Ele pode lhe dar esta dádiva.
Se aceitar o amor de Cristo, você, então, vira propriedade de Cristo, será amado, será Santo, receberá graça e paz e testemunhará da fé.




[1] Sociedade Bíblica do Brasil: Almeida Revista E Atualizada, Com Números De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2003; 2005.
[2] Strong, James: Léxico Hebraico, Aramaico E Grego De Strong. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002; 2005 S. H8679.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...