terça-feira, 16 de agosto de 2016

APRENDENDO MAIS DE CRISTO



Colossenses 1.13-16
1.     A CIDADE DE COLOSSOS
Colossos era uma cidade importante, situada nas proximidades do rio Meander, no vale do Lico e, por isso, acompanhava a principal rota comercial que ligava as cidades da Frígia, no leste, com Éfeso, no oeste. Os registros históricos indicam que essa cidade desfrutava de imensa riqueza e prestígio, nos tempos antigos (anterior a 400 a.C.). Graças a seus interesses comerciais, Colossos havia sido uma cidade cosmopolita importante, que incluía diferentes elementos religiosos e culturais. A população judaica devia-se em parte a Antíoco III, que fixou cerca de dois mil judeus da Mesopotâmia e da Babilônia nessa área, em torno do ano 200 a.C. Observa G.L. Munn que "ao redor de 62 a.C. os judeus do vale do Lico eram tão numerosos que o governador romano proibiu a exportação de dinheiro destinado a pagar o imposto do templo." Conforme Cícero, haveria uns dez mil judeus residentes naquela área da Frígia.
A importância de Colossos como cidade diminuiu nos períodos helenístico e romano. Na época do apóstolo Paulo, era a cidade menos importante da área. Registram os historiadores que ela havia sido severamente devastada por um terremoto em 61 d.C. e, diferentemente das cidades vizinhas de Laodicéia (cerca de dezesseis quilômetros a oeste), e Hierápolis (cerca de vinte e cinco quilômetros), Colossos jamais foi reconstruída. O local havia sido completamente abandonado em torno do século oitavo d.C, e até hoje nenhuma obra arqueológica foi realizada em suas ruínas.
2.     O PROPÓSITO DA CARTA
 Se a razão por que Colossenses foi escrita liga-se ao relatório de Epafras a respeito dos falsos ensinos que ameaçavam a igreja, daí se segue que o propósito da carta foi advertir seus leitores contra essas heresias, e fazê-los lembrar-se da verdade do evangelho que já haviam recebido, e na qual agora viviam (1.5). Basicamente Paulo está dizendo-lhes que Cristo derrotou os poderes do mal mediante sua morte na cruz (2.15). Isto significa que os falsos ensinos e as leis escravizadoras provenientes da sabedoria humana, e dos espíritos que governam o universo (2:8), nenhuma autoridade exercem sobre os crentes (2.10); a prisão em que antigamente atormentavam as pessoas, na forma de débitos não pagos, foi cancelada (2.14). Paulo quer que seus leitores entendam esta verdade, pelo que os leva a lembrar-se de que devem andar na luz das tradições que receberam sobre Cristo e o evangelho.
3.     AS HERESIAS
3.1.  Docetismo - (gr. dokein, “aparentar”) é uma heresia do final do século I que afirmava que Jesus apenas aparentava ser humano (Kelly, p.141). O docetismo é: a afirmação de que o corpo humano de Cristo era um fantasma e de que seus sofrimentos e morte foram meras aparências. “Se sofreu, não era Deus; se era Deus, não sofreu.” (Bettenson, 49). Negavam a humanidade de Cristo, mas afirmavam a divindade. O docetismo já estava presente no final da época do NT, como é evidente pela exortação de João, o apóstolo, sobre aqueles que negam “que Jesus Cristo veio em carne” (1 Jo 4.2; cf. 2 Jo 7)
3.2.  Cerintianismo - Cerinto ensinava que Jesus e Cristo eram seres distintos. Negou o nascimento sobrenatural de Jesus, fazendo-lhe o filho de José e de Maria, distinguindo-o do Cristo, que desceu sobre ele por ocasião do seu batismo e que o abandonou momentos antes da sua crucificação. Cerinto também é conhecido por ter ensinado que Jesus se levantará dos mortos no último dia, quando todos os homens se levantarão com ele. Ao descrever Jesus como um homem de nascimento natural, Cerinto concordou com os judeus gnósticos denominados Ebionistas. Ainda segundo seus ensinamentos, Cristo era um espírito que veio do céu, empreendeu sua tarefa divina no mundo material, e retornou então ao seu lugar de origem, antecipando um Gnosticismo bem mais desenvolvido ensinado por Valentim e outros gnósticos futuros.

               I.         CRISTO NOS DÁ SEGURANÇA, ATRAVÉS DA LIBERDADE.
“Ele nos libertou do poder da escuridão e nos transportou para o Reino do seu Filho amado."
 (Colossenses 1.13)

            Neste versículo há duas palavras importantes. A primeira é libertou deriva da palavra grega (rew) de deixar fluir e a segunda é transportou da palavra grega (meqisthmi) de transportar para um lugar com segurança.
            Neste sentido, o que Paulo quer deixar para igreja em colossos é que Cristo Jesus liberta nosso mente e ela fluir e o Mesmo encontro entre os empecilhos de nossas vidas um novo que caminho que nos leva ao seu Reino na gloria ao lado do Pai. A igreja deste tempo precisa deixar que Cristo a transporte por este mundo cheio de inseguranças e nos leve até seu lar nó Céus. Convida-nos a ter um mente de Cristo uma mente liberta que é guiada atreves de seu Espírito Santo.

                 II.         CRISTO NOS COMPROU DE VOLTA
“no qual temos a redenção, a remissão dos pecados." (Colossenses 1.14).

            Já neste ponto Paulo declara o Sacrifício de Jesus na Cruz quando fala que temos a redenção de nossos pecados e gosto muito desta palavra, pois a mesma no grego (aprolu/trwsin) tem seu sentido de ter de volta alguma coisa mediante preço pago.
            O que Paulo nos ensinou é que Cristo nós comprou de volta através do preço de Sangue, Ele nos quer de volta e para Ele não importa se Custou a sua vida, pois a nossa é muito preciosa. Como não amar a Cristo, mediante essa informação, seu desejo de nos ter novamente. Você pode fazer de tudo para conquistar uma pessoa, porém a grande maioria nunca dará sua vida. Viva um relacionamento com quem realmente está interessado em você, Cristo Jesus.

                                                                                               III.         CRISTO É DEUS
“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" (Colossenses 1.15).

O Deus de Israel o qual você adora Jesus Cristo é a imagem dEle, Jesus o Nazareno é o Logos, o primeiro de tudo e de todos. A palavra grega para imagem aqui é (eikwn) de onde deriva a palavra grega ícone[1]. Jesus Cristo é a imagem perfeita, a semelhança Exata de Deus e subsiste na forma genuína  de Deus e tem sido assim desde toda a eternidade.

    IV.         CRISTO É O A E O W
“pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste." (Colossenses 1.16-17)

Neste caso Jesus é o Alfa, pois nele todas as coisas foram criadas, sendo assim, Cristo é superior a qualquer Criação.O que Paulo deixa ao Colossos é que Qual quer Heresia humana, qualquer falso ensino, Demônios, são simples criaturas, e o Senhor dEles é o nosso Senhor e Salvador.
Tudo foi Criado por meio dEle e para Ele, visto então, Jesus é ômega, todas as coisas convergiram à ele, como Deus Jesus criou o universo material e espiritual para seu prazer e glória.
            O que te falta fazer, para enfim, abandonar as heresias de sua vida e caminhar em um caminho seguro com Jesus.




[1] No campo da semiologia e semiótica um ícone é um signo visual que representa outro objeto por ser semelhante a ele. Graças a essa relação de semelhança, o ícone pode substituir a coisa que representa.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...