quarta-feira, 5 de junho de 2013

ECOLOGIA, PAPEL DO POVO DE DEUS

Deus, ao criar o homem, colocou-o como um guardião como um administrador do mundo criado (Gênesis 2.15;Salmos 115.16), pois o “meio ambiente” em que vivemos tem uma grande importância na vida dos vegetais, dos animais como também do próprio homem. A ecologia, portanto, foi uma palavra criada para tentar relacionar, unir, o ambiente com os seres vivos.
A palavra ecologia vem do grego OIKOS, que significa “casa”, “habitação”. Esta expressão foi criada no ano de 1869 pelo zoólogo alemão Ernest Haeckel, para designar a “relação dos animais com o seu meio ambiente”.
Todos os seres vivem em constante relacionamento uns com os outros. Há relacionamentos harmoniosos e outros que não são harmoniosos. Mas, enquanto uns seres se mostram tão inofensivos, outros estão atacando espécies mais fracas e devorando-as. A natureza oferece condições de vida a todos. Cada um vive à sua maneira e no local em que melhor se adaptou. Mas, no final, todos os seres dependem muito do ambiente, pois é ele que lhes dá o ar, a água, o solo, a luz do sol e o calor, indispensáveis à vida. A ecologia tem a ver com o cuidado que devemos ter com estas coisas que dão sustentação à vida na terra, é a preservação da vida na terra. É dever do homem ter um total domínio de preservação sobre os seres criados (Gênesis 1.26), numa clara demonstração de que ao homem foi dado a autoridade sobre todas as coisas criadas sobre à Terra. Inclusive coube ao homem dar nome a todos os animais criados, como declaração pública de que ele é a “coroa da criação divina” (Gênesis 2.19-21; Salmos 8.5).
Portanto, as intervenções humanas no mundo vegetal e animal deve ser praticado com bastante cuidado, pois, a falta de zelo pode produzir desequilíbrio ecológico, mas a preservação da natureza trará a todos uma vida mais equilibrada e saudável.

terça-feira, 4 de junho de 2013

A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DAS DROGAS

A Bíblia diz para os crentes: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4.7). Quando o jovem tem o Espírito Santo em sua vida, ele tem forças sobrenaturais para vence o mal. O vício é um agente do diabo para a destruição de vidas. Ele não pode ser combatido somente com ensino, instrução, técnica, e ações policiais. Tem que ser combatido no lado espiritual, e só Deus dá vitória contra o diabo. João, dirigindo-se aos jovens, diz: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (1 Jo 2.14).
Esta é uma verdade que os educadores materialistas não querem aceitar. Num encontro de autoridades, educadores, psicólogos, havido em Natal, um jovem cristão resolveu comparecer para dar seu testemunho, dizendo que estava liberto das drogas. Ele foi barrado. Uma senhora, evangélica, que quis falar sobre o Desafio Jovem, também foi impedida de falar no encontro, pois seus promotores alegaram que não acreditavam em religião, e que ali estavam analisando o problema das drogas sob o ponto de vista científico.
Nada temos contra a verdadeira ciência, que estuda as causas e os efeitos dos fenômenos observáveis. Entretanto, a ciência não explica tudo. É limitada àquilo que pode ser percebido pelos sentidos normais do ser humano. Mas existe o lado espiritual da realidade humana, que não se explica em termos racionais.
As drogas, assim como a prostituição, as bebidas, a violência, são agentes utilizados pelo diabo para a destruição de preciosas vidas. Tudo isso tem origem espiritual e não científica, em última análise. Se as autoridades e a sociedade quer ver o problema das drogas resolvido, e o vício vencido, terá que reconhecer que as causas estão no desajuste familiar e na falta de princípios e valores espirituais na vida das pessoas, especialmente dos pais e dos jovens, que não dão valor às coisas de Deus, à igreja verdadeira e à Sua Palavra.

Fora dessa perspectiva, que valoriza a parte espiritual, não há esperança nem solução para o problema dos tóxicos, que tem origem na fonte do mal, que é o diabo. Se alguém é livre de drogas, aqui e ali, muitos outros serão atraídos pelas forças diabólicas do vício. “Sem Deus e sem família não há solução”. 

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...