terça-feira, 20 de setembro de 2016

CONSELHOS PARA UMA VIDA E MINISTÉRIO PLENOS NO SENHOR


1 Pedro 5.6-11
Pedro, um dos doze, um homem de temperamento difícil e ao mesmo tempo apaixonante, escreve esta carta, que em minha opinião, é uma epístola muito autobiográfica. O escritor mostra mais do autor e suas limitações, deixando para seus leitores uma visão do homem que Pedro era e dando menos valor ao discípulo de Jesus. Não que isso seja errado, mas o cuidado de Pedro em mostrar suas características de forma que os novos homens e mulheres de Cristo pudessem não cometer os erros que o mesmo cometeu.
Pedro insta os cristãos dispersos à coragem, paciência, esperança e santidade de vida diante dos maus tratos dos seus inimigos. Merrill C. Tenney expressa de maneira sucinta o alvo da epístola como sendo mostrar aos cristãos “como viver sua redenção em um mundo hostil”. Isso envolve o desempenho apropriado de todos os deveres pessoais, civis e religiosos. Somente dessa forma eles poderiam desfrutar a aprovação divina e refutar as acusações falsas e difamadoras que seus inimigos estavam apresentando contra eles, visto que eles não se comprometiam com as práticas idólatras comuns daqueles que viviam no meio deles.
Pedro inicia esse capítulo falando sobre os presbíteros (Anciãos) que tinham deveres administrativos e pastorais definidos. O contraste com os “jovens” indica uma forma simples de governo da igreja nos tempos de Pedro. Uma administração sábia das obrigações da igreja é vital para a pureza e preservação da Igreja, e mais ainda quando as perseguições impõem responsabilidades peculiares para os líderes. Sou também presbítero.
Pedro pode ter considerado seu apostolado um tipo de responsabilidade de ancião em termos mais amplos ou ele pode ter servido como ancião (presbítero) na igreja da região onde morava. Com humildade ele refere-se ao seu apostolado, como testemunha das aflições de Cristo. Ele tinha muito a dizer acerca das aflições do seu Senhor.
A descrição do seu ofício é a descrição que se espera de uma pessoa santa. Não há autoexaltação nem depreciação, nem qualquer alusão à primazia, como alguns têm alegado em relação a Pedro. Ele também era um participante da glória que se há de revelar quando Cristo retomar a terra. Pedro esteve no monte da Transfiguração e lá viu a glória do nosso Senhor. Ele observou as provas gloriosas e infalíveis da sua ressurreição e ouviu a promessa do anjo de que Cristo voltaria.
Ele havia recebido uma comissão especial que estava disposto a cumprir (Lucas 22.32; João 21.15-17); essa epístola é prova disso.
Assim sendo, vamos debruçar nestes conselhos que o apóstolo deixou para nós neste tempo:
"Ταπεινώθητε οὖν ὑπὸ τὴν κραταιὰν χεῖρα τοῦ θεοῦ, ἵνα ὑμᾶς ὑψώσῃ ἐν καιρῷ, πᾶσαν τὴν μέριμναν ὑμῶν ἐπιρίψαντες ἐπʼ αὐτόν, ὅτι αὐτῷ μέλει περὶ ὑμῶν. Νήψατε, γρηγορήσατε. ὁ ἀντίδικος ὑμῶν διάβολος ὡς λέων ὠρυόμενος περιπατεῖ ζητῶν [τινα] καταπιεῖν· ᾧ ἀντίστητε στερεοὶ τῇ πίστει εἰδότες τὰ αὐτὰ τῶν παθημάτων τῇ ἐν [τῷ] κόσμῳ ὑμῶν ἀδελφότητι ἐπιτελεῖσθαι. Ὁ δὲ θεὸς πάσης χάριτος, ὁ καλέσας ὑμᾶς εἰς τὴν αἰώνιον αὐτοῦ δόξαν ἐν Χριστῷ [Ἰησοῦ], ὀλίγον παθόντας αὐτὸς καταρτίσει, στηρίξει, σθενώσει, θεμελιώσει. αὐτῷ τὸ κράτος εἰς τοὺς αἰῶνας, ἀμήν." (A Petrou 5.6-11).
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Sede sóbrio e vigilante. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!" (I Pedro 5.6-11).
1º - RESPEITE AS AÇÕES E O TEMPO DE DEUS. (V.6)
            Esse verso começa com a palavra humilhais-vos, isto é, do grego aplainar, deixar no mesmo nível. Pedro exalta a necessidade de deixarmos Deus atuar em nossas vidas, fazendo com que abandonemos nossos interesses pessoais e validando nossas tarefas nEle. Com tantas reviravoltas do pós-modernismo, vivemos em dias onde a pessoa de Deus é deixada de lado e nossos projetos são a ocupação de nossas igrejas. Deus quer relacionar-se conosco, mas para tanto precisamos estar aplainados, precisamos tirar de nós o egocentrismo e deixar Deus agir e esperar nossa exaltação no tempo dEle, pois a palavra em grego aqui é kairós, sendo assim, não espere exaltação no kronoj. Muitos de nós, Pastores, estamos correndo atrás de afirmação social e eclesiástica, nosso galardão não nos espera aqui, o que esperamos desde mundo é um vapor de água que aparece e depois some. Pedro sabia destas coisas porque vemos muito das características do Homem Pedro, durante sua vida com Cristo em muitos casos ele tomou ações por conta própria, não esperou o tempo oportuno. Essa é uma grande qualidade de um pastor, saber usar suas limitações e transformá-las em ferramentas impulsionadoras para que outros não cometam os mesmos erros.
2º - ACALME SEU CORAÇÃO ESTRESSADO. (V.7)
            Pedro convida a entregar nossa ansiedade a Deus, O discípulo quer nos deixar uma grande lição: Acalma seu coração! Fique tranquilo não tente resolver tudo com suas forças! Eu Pedro, já tentei várias vezes e não deu certo. Seja equilibrado, não levante um peso que você não suporta. Hodiernamente vivemos estressados, na correria, na ânsia de resolver tudo. Pedro havia experimentando, sua falta de equilíbrio em muitos casos, por exemplo, destemperadamente salta e corta a orelha do soldado.
            Cuide seu coração, Pastor! Muitos pastores morrem, em sua grande maioria, por problemas do coração, nem tudo está em suas mãos para resolver, não tente fazer o trabalho de Deus.
3º NÃO DÊ BRECHA PARA O INIMIGO. (V.8)
            Tom Ascon em seu livro intitulado “Amado Timóteo” trata das três minas: mulher, dinheiro e poder. Seja vigilante, sóbrio, isto é, atento à sua vida, família, ministério, estudos, etc... Pedro nos convida a sermos mais vigilante, no sentido de olhar tudo, ser um observador cauteloso, pois um vigilante tem como tarefa guardar o que está a sua volta. É um homem que fala pouco, pois quando fala, diz o que realmente importa e não palavras sem sentido. Pedro sabia disso, pois o próprio Jesus disse: “Jesus, porém, voltou-se, olhou para os seus discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: Para trás de mim, Satanás! Você não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Pedro sabe da importância das coisas de Deus e que em muitos casos ele deu brecha ao inimigo.
4º NUNCA ABANDONE SUA FÉ, MESMO QUE SOFRA. (V.9)
            Pedro foi acusado pelo próprio Jesus de ser um homem de pouca fé. Agora o apóstolo deixa claro que é preciso resistir em fé, não abandonar o que Cristo fez por nós, ser um peregrino que caminha por este mundo passando por muitos ardores, mas compreende que este mundo não é seu lugar, é apenas uma passagem de volta à sua terra natal, a Israel celestial. Não seja um apóstata! Lembre-se que suas dores muitos outros já passaram, você não é diferente.
5º NUNCA SE ESQUEÇA DO PODER DE CRISTO. (V.10-11)

            Pedro ouviu dos lábios do mestre, que ele é a rocha e sobre Ele fundamentará sua igreja. Não esqueça que a igreja não é sua, ela é de Cristo, cuide dela até o dia em que o Sumo Pastor voltar, ame-a como Jesus pediu para Pedro, um amor incondicional, não um amor plural, mas singular.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...