sábado, 11 de janeiro de 2014

INVICTUS: POEMA DO POETA INGLÊS WILLIAM ERNEST HENLEY


"De dentro da noite que me cobre,
Negra como a cova, de ponta a ponta,
Eu agradeço a quaisquer deuses que sejam,
Pela minha alma inconquistável.

Na cruel garra da situação,
Não estremeci, nem gritei em voz alta.
Sob a pancada do acaso,
Minha cabeça está ensanguentada, mas não curvada.

Além deste lugar de ira e lágrimas
Avulta-se apenas o Horror das sombras.
E apesar da ameaça dos anos,
Encontra-me, e me encontrará destemido.

Não importa quão estreito o portal,
Quão carregada de punições a lista,
Sou o mestre do meu destino.

Sou o capitão da minha alma."

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

COMO APROXIMARMOS DE JESUS EM UMA SOCIEDADE PÓS-MODERNA


LUCAS 5.17-26
Vivemos em tempos de grande desenvolvimento tecnológico e científico, onde cada vez mais as pessoas ficam reclusas nelas mesmas, buscando atender seus desejos pessoais e satisfazê-los com consumismo feroz. Nossos relacionamentos são virtuais, isto é, não conversamos mais, porém só nosso rosto que aparece na tela dos computadores e celulares como forma de interação. Não usamos mais a língua para falar, mas sim os dedos, são eles os músculos mais usados de nosso corpo – até o poder difamatório que a língua tem (A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Tiago 3.6) os dedos também absorveram e se tornaram raivosos, e comunicam com uma rapidez o mal.
E esta sociedade não mais espera, perdemos o nosso potencial de pensar, a maior ferramenta que o Senhor Jesus nos deu, abrimos mão de raciocinar e passamos a tomar decisões feito animais. No pós-modernismo é assim: o certo e o errado, O bem e o mal, são irmãos gêmeos. Tanto faz a quem se reportar.
Quando perdemos então esta capacidade de pensar, de articular, de expressar claramente nossas ideias e anseios, nos tornamos novamente pecadores que carregam o jugo como bois. E através disso aparecem as mais terríveis formas de distorção do evangelho como: a teologia imediatista – “todas agora de qualquer forma”; teologia da prosperidade – “Deus é meu serviçal, obedece e atende sempre o que preciso; Teologia da felicidade – “Deus é amor, é vida, é perdoador e assim tudo que traz felicidade podemos fazer”.
A pergunta que cabe é a seguinte. Estamos realmente ouvindo a Deus?  Quando me aproximo de Deus aceito todas as condições de seu reinado? São perguntas que rondam nossa sociedade pós-modernista. Gostaria então que neste momento entrássemos em um dos textos das Sagradas Escrituras com o objetivo de responder a estas perguntas de forma que saíamos do texto apto a vivermos e a aceitarmos o Senhorio de Jesus.
QUANDO OUVIMOS DE JESUS SOMOS IMPULSIONADOS A PENSAR E A AGIR.
Olhemos o texto e reflitamos um pouco:
“E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar. E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele;" (Lucas 5.17-18).
     Jesus estava ensinando em Cafarnaum[1] cidade onde Cristo Jesus centralizou suas operações miraculosas, a ponto de vir a chamar-se a sua cidade - "E, ENTRANDO no barco, passou para a outra banda, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico deitado numa cama." (Mateus 9.1). Neste contexto percebemos que o Mestre estava bem à vontade e nem um pouco intimidado com os doutores da lei que estavam ali ouvindo suas prescrições, e o texto nos deixa claro que o poder de Deus para curar estava sobre Jesus. E de fato algo extraordinário acontece quando ouvimos de Jesus, nós somos tomados de ânimo e força para chegarmos até ao Mestre.
     Os homens que estavam com o paralítico ouviram de Jesus, pois os feitos de Jesus espalhavam-se como fogo em mato seco, e as pessoas viam nEle uma forma de resolver seu problemas e aqueles senhores tentavam chegar-se ao Rabi, porém eles não precisavam, mas o paralítico que carregavam sim! O pós-modernismo nos ensurdece, nossos ouvidos são acometidos de tantas informações que não sabemos mais discernir as coisas de Deus das coisas do maligno.
     Ninguém se ajuda, é cada um por si! Não nos disponibilizamos para nada, estamos fortes, saudáveis, porém a pergunta é sempre a mesma, o que ganho com isso? Estamos surdos ao ouvir de Deus. Samuel resistiu, mas enfim respondeu a Deus - "Então veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve." (I Samuel 3.10).
     Pare um pouco com sua vida agitada, dê um tempo e escute o que Deus tem para te dizer, Ele é seu pai e quer conversar com você, Ele quer participar de sua vida, Ele quer fazer com você como fez com aqueles homens, os impulsionando para fazer a obra. Desligue sua bateria da tomada, se dê esta oportunidade, feche a porta para tudo e para todos e só abra para Deus, que ele fará maravilhas através de você e de mim - "Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3.20)
QUANDO ESTAMOS DISPOSTOS A CHEGAR-NOS A CRISTO TORNAMO-NOS CORAJOSO E NOSSOS FANTASMAS VÃO EMBORA.
"E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus. E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados." (Lucas 5.19-20).
- História de coragem do Missionário com o carro cheio de Tomates.
     Que amizade extraordinária! Os amigos abrem o telhado e descem o amigo pelos vãos do telhado para que encontre Jesus. O texto não diz sobre a amizade entre eles, porém é quase impossível acreditar que eles não eram amigos. E nós temos amigos e nem temos coragem de trazê-los a Cristo, ficamos com medo por causa da distância da igreja, do trabalho, no meu carro não cabe ninguém. Somos medrosos e centralizadores, característica de uma sociedade corrompida e capitalizada. Hoje fazer o bem virou motivo de notícia.
     Se tivéssemos a capacidade de entender que há inúmeras pessoas precisando de ajuda para se achegar a Jesus, tenho certeza que nossa vida seria intensa no auxílio ao próximo, porém o eu me impede, e assim estamos impedindo as pessoas de terem seus pecados perdoados - "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (João 6.51).
QUANDO VIVEMOS EM PROL DOS DESEJOS DA SOCIEDADE CORROMPIDA SOMOS TOMADOS POR DÚVIDAS E IRRACIONALIDADE.
"E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?" (Lucas 5.21).
Os fariseus até que começaram bem, quando arrazoaram, isto é uma palavra grega dialogi/zesqai que transmite uma ideia de colocar lado a lado diferentes pensamentos e afirmações. Contudo, quem falou foi Jesus! Eles estavam corretos, pois só quem pode perdoar pecados é Deus, mas erraram quando não perceberam que Jesus é o próprio Deus encarnado. E Jesus rapidamente lhes dá uma característica que provém de Deus, à onisciência[2] - "Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?" (Lucas 5.22, RC1969).
Assim, são muitos que vivem duvidando do poder e da ação de Deus, ficam procurando desculpas para que suas ideias e pensamentos permaneçam intocáveis e obrigando as pessoas a andarem em trevas.
QUANDO NOS ACHEGAMOS A JESUS, ELE OPERA MILAGRES EM NOSSAS VIDAS.
"Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus." (Lucas 5.23-25).
     Nesta sociedade em que vivemos queremos facilidade, queremos resultados imediatos, não queremos ouvir que perdoados são os nossos pecados, queremos ouvir: seu carro está na garagem, sua casa está pronta e aqui está a chave, sua doença se foi, seu filho passou no vestibular, seu salário aumentou.
Ø  Quando nossos pecados são perdoados é a demonstração que entendemos o sacrifício de Jesus na Cruz, e que agora nesta vida nada me importa a não ser o sangue do cordeiro.
Ø  Quando seus pecados são perdoados sua alma acaba de ter morada segura, o que você viver aqui na terra será uma parte do que eu e você desfrutaremos nos céus.
Ø  Quando meus pecados são perdoados, em mim opera perdão, logo, começo a disseminar amor, perdão, coragem, alegria em Cristo.
Ø  Quando meus pecados são perdoados eu levo outros a terem os seus também tirados.
Todavia, Jesus tem poder para perdoar os pecados e curar, por isso ordenou que o paralítico pegasse seu leito e andasse. Jesus pode tudo, Ele é o alfa e o ômega - "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois a ele eternamente. Amém." (Romanos 11.36).

CONCLUSÃO:
     O texto termina com uma linda afirmação: "E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios." (Lucas 5.26). Você ouviu hoje a voz de Deus, viu seus prodígios e seus sinais, se prestou bastante atenção por inúmeras vezes o Espírito Santo de Deus falou ao seu ouvido as seguintes palavras: Filho meu, estou aqui!Quero te perdoar o que te impede de me abraçar.
     Querido, chega de se esconder do Pai! Jesus espera sua decisão ao seu lado para que juntos estejam com Deus, e o próprio Cristo disse: "E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós." (João 17.11)


[1] Na língua hebraica significava lugar de consolação. Era o centro de cobrança de impostos e posto militar do império romano.
[2] É a capacidade de saber tudo infinitamente (ad infinitum – “até o infinito” – expressão em latim), incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo, etc.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...