sábado, 22 de agosto de 2020

OS EFEITOS DO FOGO ESTRANHO. Qual o Pecado de Nadabe e Abiú?



 

PREGAÇÕES SOBRE MATURIDADE: https://www.facebook.com/IgrejaBatistaEmMoradaDoVale








 

FOGO ESTRANHO

 


FOGO ESTRANHO

Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso, e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados. Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor. Moisés então disse a Arão: Foi isto que o Senhor disse: Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei. Arão, porém, ficou em silêncio. (Levítico 10.1-3 NVI)

 

As chances são grandes de que Nadabee e Abiú levaram fogo de uma fonte que não era o altar de bronze e usaram para iluminar seus incensários. Lembre-se que o próprio Deus fez o altar queimar com fogo do céu. Aparentemente, Nadabee e Abiú tinham enchido seus incensários com fogo de sua própria criação ou de uma fogueira de carvão. O texto Sagrado não nos diz qual a verdadeira fonte que este fogo foi tirado. Também não é importante. A questão é que eles usaram um fogo diferente daquele que o próprio Deus acendeu.

Sua ofensa pode parecer insignificante para alguém acostumado com o tipo de adoração informal e autoindulgente que é conhecido pela nossa geração. Eles também podem ter bebido. (Levítico 10.9 parece sugerir que este era o caso). Entretanto, o que a Escritura expressamente condena é o "fogo estranho" que foi oferecido. O ponto crucial de seu pecado foi se aproximar de Deus de uma forma descuidada, teimosa e inadequada, sem o respeito que merecia. Eles não o trataram como santo e não exaltaram o seu nome na frente de pessoas. A resposta do Senhor foi rápida e mortal. O "fogo estranho" de Nadabee e Abiú acendeu as chamas inextinguíveis do juízo divino contra eles e foram incinerados no local. Esta é uma história séria e assustadora, e tem implicações óbvias para a igreja em nosso tempo. É claro que é um crime desonrar o Senhor, tratá-lo com desprezo ou adoração de uma forma que Ele detesta. Aqueles que adoram a Deus devem fazê-lo do jeito que ele exige, tratando-o como santo.

O Espírito Santo, o terceiro membro da Trindade gloriosa, não é menos do que Deus o Pai ou o Filho. Por isso, desonrar o Espírito significa desonrar a Deus. Abusar do nome do Espírito é usar o nome de Deus em vão. Alegar que é ele que te dá força para uma adoração soberba, extravagante e não de acordo com a Bíblia é tratar Deus com desprezo. Utilizar a pessoa do Espírito Santo para promover um “show” envolve adoração a Deus de uma forma que detesta. É por isso que muitas travessuras irreverentes e doutrinas deturpadas que se infiltraram na igreja são o mesmo (ou pior) o fogo estranho de Nadabee e Abiú. Uma afronta ao Espírito Santo e, portanto, ao próprio Deus, sendo motivo para julgamento severo. Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! (Hebreus 10.31)

Quando os fariseus atribuíram a obra do Espírito Santo a Satanás (Mateus 12:24), o Senhor advertiu-os de que tal blasfêmia de um coração endurecido era imperdoável. Ananias e Safira morreram instantaneamente depois de mentir para o Espírito Santo e como resultado disso:  "um grande temor em toda a igreja e em todos os que ouviram estas coisas" (Atos 5.11). Simão, o Mago, quando pediu para comprar o poder do Espírito Santo com dinheiro, recebeu esta resposta severa "Seu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro" (At 8.20). O autor de Hebreus, ao escrever para as pessoas sobre o risco de insultar o Espírito da graça, deu aos seus leitores este aviso sóbrio: "É uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10.31). Claramente, o terceiro membro da Trindade é perigoso para qualquer um que oferece fogo estranho.


A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...