terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O ASSASSINO ESQUECIDO, QUE NOS DEIXOU ENSINAMENTOS.


Gênesis 4.1-8
     Nada é tão impactante do que um assassinato premeditado, nada causa em nós mais revolta e indignação, do que um homicídio, principalmente quando a vítima é um inocente, isto é, que mal alguém fez para receber tal terror. Não quero causar nenhum mal estar nos amigos e irmãos, mas neste momento gostaria de colocar alguns nomes que tenho a certeza que você esqueceu e nem mais se lembra:
PEDRO RODRIGUES FILHO, O PEDRINHO MATADOR (MINAS GERAIS E SÃO PAULO, A PARTIR DE 1968). O maior homicida do país pode acumular mais de 100 homicídios. São 71 confirmados, sendo 47 nos presídios pelos quais passou (tem um gosto por assassinar outros criminosos).
FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DE BRITO (ALTAMIRA, PA, E SÃO LUÍS, MA, ENTRE 1989 A 2004). Um dos maiores assassinos do país, tirou a vida de 42 meninos entre 6 e 15 anos.
MARCELO COSTA DE ANDRADE, O VAMPIRO DE NITERÓI (NITERÓI E BAIXADA FLUMINENSE, ENTRE 1992 E 1993). Vitimou 14 ou mais meninos com idades entre 6 e 13 anos.
FORTUNATO BOTTON NETO, O MANÍACO DO TRIANON (SÃO PAULO, ENTRE 1986 E 1989). Foram 13 vítimas, todas homens, com idades entre 30 e 60 anos, bem sucedidos e homossexuais. Atuava nas imediações do Parque Tenente Siqueira Campos, na cidade de São Paulo.
ADRIANO DA SILVA, O MONSTRO DE PASSO FUNDO (RIO GRANDE DO SUL, ENTRE 2002 E 2004). Atacou 12 ou mais meninos, com idades entre 8 e 13 anos.
Este levantamento que fizemos corresponde aos últimos 36 anos, que compreende 1968-2004. São os “maiores” assassinos em série do Brasil e tenho quase certeza de que você não se lembra de todos, ou ainda, não se lembra de nenhum. O quero deixar evidente que homens assim sempre irão aparecer, e todos terão uma desculpa para os crimes que cometeram, ou irão dizer que foram acometidos por um desejo incontrolável.
Assim vamos direto ao primeiro assassinato da humanidade, que se encontra em Gênesis 4 e façamos uma investigação criminal.
Ø  Os humanos são assassinos, não porque matamos, mas porque somos assassinos no coração. Deixe-me apenas fazer um adendo neste momento, pois chamei a todos, e inclusive a mim, de assassinos. Vamos pensar de outra maneira: Não somos pecadores porque cometemos pecados. Nós pecamos porque somos pecadores. O problema está no coração, nós fazemos o que é errado porque somos errados.
Entendido que somos pecadores e errados, vamos tirar alguns aprendizados da vida de Caim, mesmo ele sendo um assassino.
SEU NASCIMENTO - "E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem." (Gênesis 4.1).
Adão e Eva deram à luz a Caim seu primogênito, ou NyIqa – Qayin no hebraico. Seu nome é muito provavelmente um jogo de palavras que tem como significado: obter; criar. Então é como se Eva tivesse dito a seguinte frase:... Criei um homem como o Senhor. Agora Eva tomou parte de um milagre que somente Nosso Deus havia feito, a criação de uma vida humana. E o nome Caim a lembraria para sempre desse milagre.
SEU IRMÃO - "E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra." (Gênesis 4.2).
Agora Caim tem um irmão por nome Abel, ou lbehf – Habel no hebraico. O nome de Abel tem como significado: Vapor; fôlego. E é também neste ponto que Deus declara as atividades de ambos: Caim lavrador, que trabalha na terra, que serve a outro com seu trabalho. Abel pastor, cuidador, apascentador, alimentador.
Encontramos homens de características físicas diferentes, pois se olharmos para Caim veremos um homem forte, truculento, devido sua lida na terra, na enxada, no arado. Enquanto seu irmão era um pouco mais franzino, pois o mesmo não fazia muita força física.
                             I. TER UM CORAÇÃO INCLINADO PARA DEUS.
E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. (Gênesis 4.3-4)
Os motivos pelos quais Deus não aceitou a oferta de Caim, não temos como saber ao certo. Mas uma coisa é certa: a forma do sacrifício e o espírito no qual ele é oferecido são igualmente importantes. A oferta de Caim não tinha nem forma nem o espírito que Deus desejava. A oferta de Abel foi excelente e a de Abel medíocre (Que está entre o grande e o pequeno) Caim fez por que tinha que fazer, não havia amor, singeleza, respeito, um coração quebrantado. Há muitos Cains, entre nós, assassinos da fé das pessoas, são os escribas e os fariseus, bonitos e limpos por fora, porém mortos em suas transgressões. Contudo Jesus nos alerta - "Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe." (Mateus 12.50).
E aqui fica um alerta! Deus aceita qualquer coisa que façamos para Ele, contanto que sejamos sinceros.
                          II. TER UM RELACIONAMENTO ÍNTIMO COM DEUS.
"Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante." (Gênesis 4.5).
O fato agora é que para termos um excelente relacionamento com as pessoas e o mundo, faz-se necessário termos um excelentíssimo relacionamento com o Pai que esta nos céus. Pois, se você não está bem com Deus, você não estará bem com mais ninguém... Inclusive com você mesmo.
     Percebemos isso claramente no texto, Caim ao perceber que havia cometido um erro e ter experimentado a resposta Justa de Deus ficou bravo e mal-humorado. No hebraico a palavra semblante é hnapa – panah que tem como significado face, rosto, isto é, Caim ficou com o rosto fechado, tempestuoso, ele ficou muito zangado e sua face dava conta disso.
     Tenho uma leve impressão que o coração de Caim estava tomado de ciúme, pois ele era o irmão mais velho, o mais forte, como Deus não aceitaria sua oferta. Isso acontece comigo e com você, não é! Quando no trabalho alguém recebe uma promoção e você acha que deveria ser sua, quando uma amiguinha ou amiguinho da escola ganha um tênis de marca e você continua usando seu velho conga e etc.. Deus não quer homens e mulheres ciumentos, apenas quer pessoas que procuram um relacionamento verdadeiro com Ele - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.(João 4.23)
     Não deixe seu semblante cair, venha ter um relacionamento com Deus! Agora pense um pouco, o sentimento de ciúme é quando culpamos uma pessoa de dar ou ofertar algo a alguém, que acreditamos na verdade, ser nosso por direito. Caim por ciúme matou Abel, a pergunta é: “que culpa tinha Abel?”, pois o ressentimento de Caim deveria de ser para com Deus. Não culpe ninguém, não procure seus erros nos outros, atente-se para a sua vida, peça perdão a Deus e volte para a presença do Pai.
                         III. TER PECADOS NÃO RESOLVIDOS ATRAPALHA TUDO
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. (Gênesis 4.7-8)
     Deus deixa um conselho a Caim, pois Deus é Onisciente, e Ele conhecia a intenção do coração de Caim, então o Senhor fala: Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. (Gênesis 4.7)
O pecado é um oportunista traiçoeiro esperando que abaixemos a guarda, para enfim nos aplicar um direto de direita. O semblante de Caim estava caído, Deus o motivou a procurar o arrependimento de seus erros, o motivou a começar novamente, fazer direito, procurar novamente ter um relacionamento estreito com o Ele. Porém o pecado já estava à porta do coração de Caim, e ele abriria a porta.
     Temos aqui um alerta de amor de Deus para Caim, que se aplica para nós. Deus deu a oportunidade de Caim fazer uma nova oferta, Deus deixou claro que nunca é tarde demais para fazer o que é certo. Deus disse _ Se fizer bem, não é certo que será aceito? É como se Deus gritasse: Pare com isso Caim! Eu estou aqui comece de novo, não precisa matar seu irmão.
     Da mesma maneira Deus grita para nós: Ei, Luciano! pare com isso, comece de novo, há um jeito:
Ø  RECONHECIMENTO DO ERRO - Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. (1 João 1.8)
Ø  COMEÇAR DE NOVO - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1.9)

Ø  COMEÇAR DE NOVO COM CRISTO - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. (Romanos 10.9)

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...