segunda-feira, 27 de julho de 2015

COMO JESUS CRISTO AJUDA A PROVAR A EXISTÊNCIA DE DEUS?



A vida de Jesus Cristo oferece provas de que há um Deus? A resposta da Bíblia é afirmativa. O Novo Testamento declara que Jesus é a encarnação do único Deus verdadeiro. O Evangelho de João tem início com a afirmação da natureza eterna de Jesus. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós...” (João 1.1,14). Este é o testemunho nítido de que Jesus, o Deus eterno, tornou-se homem. Os judeus se escandalizaram porque Jesus disse que era Deus. "Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus” (João 5.18).
O fato de que Jesus alegava ser Deus é evidente, mas suas alegações eram verdade? Jesus deu provas de que era Deus ao fazer coisas que somente Deus seria capaz de fazer — curar doenças incuráveis e ressuscitar os mortos. Sua vinda a terra cumpriu diversas profecias que não poderiam ter-se cumprido por acaso. Há mais uma coisa que Jesus fez de que só Deus seria capaz: ele perdoou pecados. Ele disse a um paralítico que lhe trouxeram: "Filho, perdoados são os teus pecados” (Marcos 2.5). Essa atitude provocou uma forte reação por parte dos líderes religiosos: "Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus?” (Marcos 2.7).
Estavam inteiramente certos. Somente Deus possui a capacidade de perdoar pecados. O profeta Isaías registrou as palavras do próprio Deus: "Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro” (Isaías 43.25). Jesus se colocou em pé de igualdade com Deus ao declarar sua capacidade de perdoar pecados. Porém, o maior feito de Jesus foi derrotar nosso maior inimigo: a morte. Ele predisse que ressurgiria dos mortos. "Protestaram, pois, os judeus, perguntando-lhe: Que sinal de autoridade nos mostra, uma vez que fazes isto? Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este santuário, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do santuário do seu corpo. Quando, pois, ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito” (João 2.18-22).
A Bíblia afirma que a ressurreição comprovou que Jesus era Deus, o Filho. "E que com poder foi declarado Filho de Deus segundo o espírito de santidade, pela ressurreição dentre os mortos.” (Romanos 1.4). A morte de Cristo na cruz e sua ressurreição dentre os mortos é o evangelho, ou boas-novas, em que depositamos nossa fé. "Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (I Coríntios 15.1,3,4). A ressurreição de Jesus demonstrou o fato de que ele é Deus. Mostrou que possui autoridade sobre todas as coisas, incluindo vida e morte.
Podemos então sintetizar o assunto da seguinte forma:
     I.          O Novo Testamento testifica que Jesus é o Deus eterno.
  II.          Jesus demonstrou que podia fazer o que somente Deus era capaz de fazer — derrotar a morte, entre outras coisas.

III.          A ressurreição de Jesus é prova de que ele era, de fato, Deus, o Filho.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...