segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

COMO VENCER UMA CRISE EM UM MOMENTO DE CRISE.


            Pode parecer redundante, mas na verdade é ponto importante da mensagem. Quando enfrentamos em nossas vidas problemas e o nosso entorno é favorável, parece-nos que os problemas pelos quais passamos são uma mera gripe que com repouso e canja de galinha passa. Contudo, as coisas começam a mudar quando os meus dilemas estão acometidos dentro de um ambiente desfavorável, assim, tudo é somatizado e uma simples dor torna-se um câncer terminal. Lembro-me de uma irmã em Cristo que não podia encontrar um médico com uma especialidade nova, pois rapidamente a mesma começava a apresentar sintomas da doença.
            A situação de Davi neste salmo é bem parecida, um homem cheio de problemas vivendo em um ambiente ainda pior. Para entendermos toda esta história, faz-se importante entendermos o contexto (é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir, lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão. Também corresponde à situação de ocorrência da palavra, isto é, a oração onde ela se encontra.) deste belíssimo texto. Isto posto, veremos quatro ambientes deste Escrito Sagrado.
É UM SALMO – Salmos é o livro do Antigo Testamento mais citado no Novo. O livro de Isaias vem bem longe no segundo lugar, sendo citado cerca de cinquenta vezes, e Salmos, mais de quatrocentas vezes. Dos 150 salmos, cem trazem o nome do autor; destes 75 são direcionados a Davi. O salmo 25 é um dos salmos davídicos.
É UM POEMA – Os salmos são antigos poemas em hebraico sem rimas que costumamos associar à poesia.
SEU TEMA É O DESESPERO – este salmo é um grito de desespero e desesperança. É Davi em busca da confiança total em Deus.
É A SÚPLICA DE UM HOMEM ABATIDO - Absalão o filho de Davi, o texto de Reis vai dizer que era um homem belo, começa a armar um golpe de estado para destronar Davi e ocupar o lugar como rei. 2 Samuel 15 e 16 contará essa história, e conta-se, que Absalão abordava as pessoas que iam conversar com o Rei dizendo a elas: “ O rei está velho e ocupado, converse comigo” assim, o coração de Israel voltou-se para Absalão. Agora paremos e imaginemos Davi escrevendo este salmo, fugindo da capital com poucos soldados e amigos e escondido no deserto, pois queria evitar um conflito que ocasionaria a morte de seu filho. Porém o dia fatídico chegou,  Absalão morre. Joabe seu general não entende a reação de Davi diante da noticia da morte de Absalão – “Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho!” (2 Samuel 18.33)
Este era o contexto do salmo 25, filho tentando destronar pai, o pai fugindo de sua própria casa, filho morto. Assim podemos caminhar para as Escrituras Sagradas aprendendo com Davi.
DECLARE SEUS DILEMAS A DEUS E NÃO SE DESESPERE
A ti, Senhor, elevo a minha alma1. Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim!2 Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente3. (Salmos 25.1-3)
Davi abre seu coração, ele eleva sua alma a Deus. A alma é a parte imaterial do homem, significa todo o seu ser, isto é Davi se derramou diante de Deus. Derrame todo o eu ser aos pés de Deus deixe Ele te ouvir.
Davi continua, e agora pede para não ser humilhado, significa cair em desgraça, ser envergonhado – Deus não deixe que isso acabe mal! Um grito de desespero, de dor, de aflição. Davi viu seu filho morrer e ficou com medo de seus inimigos. Você está com medo declare isso a Deus (conte a história da alergia do Luciano)
Ao falar abertamente com Deus Davi aprendeu e nos ensinou que qualquer um que espera no senhor ficará decepcionado; nenhum deles cairá e desgraça. Davi aprendeu sobre traição, que aquele garotinho que pegou no colo, que o jogou para o ar o traiu e muitos dos seus soldados também. Fizeram isso tudo sem motivo, pois Davi os amava. Davi aprendeu que não tem nada mais reconfortante do que abraçar um Deus que nunca trai!
DEIXE DEUS TE GUIAR PELOS SEUS CAMINHOS.
Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas4; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo5.
(Salmos 25.4-5)
Davi pede para Deus mostrar seus caminhos, isto é, Davi pede para Deus mostrar como ele age. Deixe-me entender o que está acontecendo, me mostre, está muito difícil para mim, eu não estou suportando, por favor, mostre-me.
            Deus tem seus caminhos - Os caminhos do Senhor são justos, retos (Oséias 14.9). O que Davi quer nos dizer é que Deus está no controle de tudo, mesmo que esteja sofrendo agora e não consiga ver o final feliz nesta história, mas eu confio no senhor e sei que seus caminhos são melhores que os meus e se o Senhor quis assim então assim será.
            Aprendemos que não entendemos os caminhos de Deus, mas escolhemos confiar! Não deixe seus problemas serem maiores que Deus - pois a ira do homem não produz a justiça de Deus. (Tiago 1.20). Aprendi na bíblia que minha justiça é trapo de imundice. Compreendi que minha dor e minha ira não vão fazer Deus mudar seus propósitos. Então deixe Deus te guiar, pois mesmo em meio às tristezas e dores é melhor na Estrada do Pai. Porque Ele é o Deus da nossa salvação, logo nossa esperança está nEle.
Quero te convidar a crer, pois para sermos guiados por alguém se faz necessário ter Fé, pode até demorar, mas espere em Deus.
FAÇA UMA GERAL NO QUE É VELHO E JOGUE FORA
Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antiguidade6. Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom7. (Salmos 25.6-7)
Davi clama por misericórdia e pede que Deus Não se lembre de suas transgressões do passado. Quando estamos em crise a primeira coisa que lembrarmos sãos nossos erros. Estou pecando porque recebi maldição, porque fiz isso, fiz aquilo. Não quero te levar a cometer pecado atrás de pecado, apenas quero lembrar-te que as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo, avante para alvo - prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3.14)


GUARDE OS ENSNAMENTOS DO SENHOR
Bom e reto é o Senhor; por isso ensinará o caminho aos pecadores8. Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho9. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos10. (Salmos 25.8-10)
Os versículos 8 e 9 nos convida a sermos bons alunos, homens e mulheres que conhecem o caminho do senhor que guardam seu juízo. E acima de tudo obedecem a seu tutor, seu orientador, seu mestre.
TALMIDIM (aprendizes, discípulos).
Na Galiléia do tempo de Jesus, os meninos em Israel iniciavam seus estudos da Torah aos 6 anos de idade. Aos 10 anos já tinham a Torah decorada. O ensino era geralmente oferecido por um rabino nas sinagogas.
A partir dos 10 anos de idade, quando encerravam os estudos na escola primária (Beit Sefer) apenas os melhores e mais destacados alunos eram selecionados para a escola secundária (Beit Talmud).
Os meninos que não prosseguiam os estudos eram ensinados na profissão da família.
Os que haviam sido selecionados para dar seguimento aos seus estudos, aos 14 anos já sabiam de cor todas as Escrituras: além da Torah (a Lei de Moisés, composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia, chamados de Pentateuco), também os livros históricos, de sabedoria e todos os profetas.
Com essa idade eram também iniciados na tradição oral, a sabedoria dos rabinos acumulada ao longo da história de Israel, e passavam a discutir as interpretações e aplicações da Lei de Moisés.
Aos 14 e 15 anos, somente os melhores entre os melhores estavam estudando, geralmente aos pés de um rabino famoso e respeitado.
Esses pouquíssimos meninos da elite intelectual de Israel eram chamados talmidim.
Os rabinos daquela época se distinguiam na maneira de interpretar e ensinar como aplicar a Lei de Moisés.
Cada rabino possui seu conjunto de regras e interpretações. Por exemplo, discutiam o que poderia ou não ser feito para guardar o shabat. Esse conjunto de regras e interpretações era chamado de “o jugo do rabino”. Hillel e Shamai, por exemplo, eram dois rabinos famosos no tempo de Jesus. Cada um deles tinha seus talmidim, e muitos seguidores que se colocavam sob seu jugo.
A relação entre um rabino e seus talmidim era intensa e pessoal. Em Israel havia uma recomendação aos talmidim: “Cubra-se com a poeira dos pés do seu Rabi”.
Isso significava que um talmid deveria observar tudo quanto seu rabino dizia, fazia e a maneira como vivia, pois sua grande ambição não era meramente saber o que seu rabino sabia, mas principalmente se tornar semelhante ao seu rabino.
A relação rabino-talmid era intensa e pessoal, e enquanto o rabino ensinava sua interpretação da Lei e vivia como modelo aos olhos de seus talmidim, cada talmid fazia todo o possível para em tudo imitar seu rabino de tal maneira a que se tornasse igual a ele.
O conceito de talmidim é um dos mais fundamentais do Novo Testamento.
Jesus, o Cristo de Deus, escolheu o sistema rabino/talmid para se relacionar com os seus seguidores.
Assim como os rabinos de sua época, Jesus também chamou seus talmidim.
Com duas diferenças.
A primeira é que Jesus criticou os rabinos seus contemporâneos, afirmando que colocavam um jugo pesado demais sobre seus seguidores, e que eles mesmos não conseguiam suportar.
Eram rabinos do tipo “faça o que digo, mas não faça o que eu faço”.
Jesus, além de viver de modo absolutamente coerente com seu ensino, oferece descanso aos talmidim dos outros rabinos, que viviam cansados e sobrecarregados, e promete aos seus talmidim “um jugo suave e um fardo leve”.
A segunda diferença é que os talmidim em Israel eram meninos extraordinários, uma elite intelectual e privilegiada. Mas Jesus convida a todos, indistintamente, para que se tornam seus talmidim. Pessoas comuns, como você e eu, podem seguir a Jesus e viver sob a promessa de que um dia se tornarão exatamente iguais a ele. Jesus ensinou aos seus discípulos em três anos de intensa convivência.
Agora no versículo dez cabe um inverso – E quem não guarda sua aliança e seu testemunho? Davi sabia que tinha cometido erros em sua vida, e a morte de Absalão foi um destes erros, de um pai ausente, de um pai que não ensinou seus filhos a trilharem o caminho do senhor. Mas uma vez Davi repete que compreende sua situação e sabe que Deus está no controle de todas as coisas.
ASSUMA SEUS ERROS E ANDE COM DEUS
Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande11!
           Davi agora clama “Senhor não consigo mais suportar, está pesado de mais para mim, o pecado e sua correção estão pesados demais.” Se eu te perguntasse qual fardo abandonar, a correção de Deus ou o pecado? Tenho quase certeza que será a segunda e isso que Davi pede. Senhor me perdoa e tire de mim este peso.
Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir12.
Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra13.
O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança14.
*      Nos versos 12 a 14 Davi deixa claro que o melhor é ter uma aliança com o Senhor, e essa vem do temor, isto é, o conhecer a Deus e sua justiça. O fato é claro aqui! O melhor é temer a Deus e não se preocupar com medos desnecessários e nem procurar a aprovação ou desaprovação alheia. Paulo aprendeu bem isso - Pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo. (1 Coríntios 4.3)
*      Vamos analisar essa conversa de Paulo:
*      _ Paulo você não se importa com que as pessoas pesam de você?
*      _ Até me importo. Mas o negócio é o seguinte: quem me julga é Deus
Se você e eu nos concentrarmos naquilo que Deus pensa de nós, o temor do homem será totalmente derrotado.
Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha15.
*      Davi nos dá a sensação de estar andando em um campo minado, onde seus olhos não conseguem perceber o perigo, tem medo de sair do deserto e encontrar a morte. Deixe o SENHOR encontrar as minas para você e no tempo dEle desarmá-las e levá-lo com segurança.
Salmos 25.11-15
DEIXE DEUS TE CONHECER
Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. As angústias do meu coração se multiplicaram; liberta-me da minha aflição. Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados. Vê como aumentaram os meus inimigos e com que fúria me odeiam!
(Salmos 25.16-19)
Deus! Preciso saber se realmente está em sintonia comigo, o senhor sente minhas amarguras.
CONCLUSÃO!
Guarda a minha vida e livra-me! Não me deixes decepcionado, pois eu me refugio em ti. Que a integridade e a retidão me protejam, porque a minha esperança está em ti. Ó Deus, liberta Israel de todas as suas aflições! Salmos 25.20-22
*      Davi ora por ele mesmo e por Israel! Davi mais uma vez grita - Pai não sei quanto tempo vou aguentar se não me protegeres.
Jesus fez a mesma oração, ou uma paráfrase do salmo 25 em João 17, orando por Ele mesmo, por seus discípulos e pelos crentes! Jesus também deixou claro que suas dores seriam extremas, mas confiar no Pai é a melhor coisa!

Confiar em Jesus é a condição de se achegar ao Pai, pois o próprio diz que Ele e o Pai são um, logo quem está em Jesus definitivamente pertence ao Pai.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...