sábado, 16 de novembro de 2013

PARA VOCÊ VENCER O MEDO

LUCAS 8. 22-25
     Gosto muito de pregar. Para mim pregação esta em todos os lugares, Deus em nosso dia a dia nos municia de inúmeras pregações. Com isso mente gosto muita da frase do Dr. Martyn Lloyd Jones que diz: ”Pregar é uma necessidade diária da vida de um pregador”
Logo, esta mensagem nasceu de algo dentro de minha própria casa, quando minha esposa não conseguia ir ate a varanda, devido uma minhoca que se esgueirava entre a máquina de lavar e o piso. O medo no rosto de minha querida era tão latente que ela ficou paralisada. Ela segurava o cabo da vassoura de longe afim de que pudesse expulsar um inofensivo animal, que não produz mal a nenhum ser humano a não ser repulsa.
O fato é que, o medo e algo que nos atrapalha, nos paralisa de tal forma que perdemos nosso racionalidade. Tomamos atitudes inesperadas e muitas vezes danosas a nós mesmo. Assim, vamos entender a palavra medo:
Dicionário: Perturbação resultante da ideia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror.
Grego: a palavra medo em grego é fo0boj de fobia, daí deriva todas as fobias psicológicas.
Sabemos assim que o medo nos desliga de tudo nos impede de tomar algumas decisões preciosas e sensatas. Plantão dizia: Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.
Vamos enxergar este medo e vencê-los nas Escrituras Sagradas, utilizando um texto que meche muito comigo e demonstra claramente a ação do medo em nós.
Analisando o texto de Lucas o verso 22 diz:
“Certo dia, Jesus entrou num barco com seus discípulos e disse-lhes: Vamos para à outra margem do lago. E partiram." (Lucas 8.22).
Gosto muito deste texto por causa da primeira palavra que nos originais é Egeneto que significa vir à existência, receber a vida, acontecimento extraordinária. Alguns teólogos, biblicistas e doutores em grego dizem que quando Lucas usou este expressão era como se ele estivesse dizendo assim: para tudo, o que vou relatar aqui é algo espetacular, fabuloso, inesquecível.
Jesus e os seus saíram de Cafarnaum na Galileia atravessando o mar e indo para a cidade de Gadara, e este mar possui aproximadamente 212Km de comprimento por 12Km de largura. Os geólogos afirmam que por estar a 208 metros abaixo do nível do mar quando os ventos quentes que circundam a terra encontram-se com as baixas temperaturas da bacia do lago tempestades terríveis são formadas.
Esta é a situação do local que o barco estava adentrado, e assim o primeiro medo veio:
O MEDO TRAZ DESESPERO
"Enquanto navegavam, ele adormeceu; e caiu um vendaval sobre o lago; a ponto de estarem em perigo." (Lucas 8.23).
·         Sumpleroo – preencher completamente. O barco esta enchendo completamente d’água
Os discípulos eram pescadores conheciam bem o barco, sabiam quais procedimentos tomar mediante aquela situação, porém o medo foi tal grande que todas suas habilidades marítimas desapareceram com  em um piscar de olhos, O medo faz isto conosco estamos tão amedrontados que esquecemos nossas habilidades. "E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?"  (I Reis 19.9)
O MEDO NOS IMPEDE DE APROXIMARMOS DE QUEM RESOLVE
"E, aproximando-se dele, despertaram-no, dizendo: Mestre, Mestre, vamos morrer! E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e estes cessaram, e veio a calmaria." (Lucas 8.24).
Só havia uma maneira de chamar Jesus Com os pés, pois as mãos estavam presas na borda do barco, o vento assoprava e era praticamente impossível ouvir alguma voz, somente o barulho do vento e das ondas.
O medo nos impede de chegar-se a Jesus, você e eu queremos ir ate lá, porém vou chegar com as pontas dos pés. Não gritamos como Isaías - eis-me aqui, como Maria mãe de Jesus: "Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela." (Lucas 1.38).
Queremos que nossos medos saiam, porém só de longe.
QUEM RESOLVE SEUS E MEUS MEDOS
"E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?" (Lucas 8.25).
Jesus dá uma bronca em todos, estão comigo este tempo todo já viram o que eu faço estão ainda com medo, tremendo como vara verde. Por fim os discípulos falam ago importantíssimo - Quem é este, pois para o povo Hebreu somente Deus é capaz de acalmar os fenômenos da natureza. "Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as ondas." (Salmos 107.29).
Quero terminar lhe propondo que há uma maneira de vencer seus medos Jesus Cristo, faça como Pedro pule não água e ande sobre ela, vá de encontro a Jesus abrace-o entregue seus medos a Ele, pois tenho certeza de que Ele ira acalmá-los.
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

William Shakespeare

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...