segunda-feira, 7 de julho de 2014

SEIS CAMINHOS QUE NOS LEVAM ÀS TENTAÇÕES (SLIDES)

SEIS CAMINHOS QUE NOS LEVAM ÀS TENTAÇÕES


SEIS CAMINHOS QUE NOS LEVAM ÀS TENTAÇÕES

Gênesis 3.1-5
    Estamos passando dias de extrema euforia e de enérgica melancolia, isto é, muitos estão felizes com suas vidas enquanto outros estão revoltados com tudo e todos.
     A copa do mundo é este exemplo, de que a alegria não está correndo na veia de todos os brasileiros. E são em momentos como esses que somos levados a tomar algumas decisões, e muitas delas são realizadas de forma apressada e desordenada nos afastando de objetivo maior, Cristo.
     Temos que ter cuidado nestes dias, precisamos prestar bastante atenção, ter cautela e acima de tudo, não reter nossas atenções em pessoas que estão na frente nos instruindo e nos direcionando para objetivos que de início parecem límpidos como gotas de orvalho, mas na verdade estão submersos em uma terrível onda de obscuridade e devaneio.
     Assim veremos na Bíblia alguns caminhos que nos levam à tentação, isto é, rotas que nos tiram do padrão que é o Nosso Senhor Jesus Cristo. Para tanto, se faz necessário entendermos o que vem a ser a palavra tentação. Se fizermos uma pesquisa na língua grega a palavra em si é escrita da seguinte maneira: “peirasmo”(peirasmo) – que tem como significado - experimento, tentativa, teste, prova. Logo, quando você sofre algum tipo de tentação, na verdade você está sendo experimentado, colocado a prova, uma forma de colocar em teste seu caráter.
     Portanto, veremos na Bíblia estes caminhos que nos levam a tentação, e notaremos que o que aconteceu a mais de dois mil anos, é repetido em nosso tempo.
Ø  A palavra profeta do grego é “prophetes - prophetes“ que é a junção de duas: “pro - pro“ que significa antes e “phemi - phemi” que é conceituada como tornar conhecido o pensamento de alguém. Profeta é aquele que interpreta e recebe de Deus o que precisa ser feito antes que o mal tome conta da vida do povo.[1]
“Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas." (Amós 3.7)[2]

      I. ALGO INTELIGENTE, RACIONAL OU RESPEITADO TORNA-SE UM INSTRUMENTO DE TENTAÇÃO.
Ø  Mas a serpente, a  mais sagaz  que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: (Gênesis 3.1a).
     A palavra em questão aqui é “sagaz” do hebraico “aruwm” (Mwru(f) – que significa astuto, sensato, prudente, inteligente. Na língua portuguesa tem sua significância, em que não se pode enganar, que possui perspicácia. O fato é que quando percebemos alguém assim é fácil de pararmos e prestarmos a atenção e às vezes, elogiamos e cultuamos estes indivíduos. Com esta capacidade a serpente atraiu Eva e com certeza atrairia qualquer outra pessoa, pois Satanás possui uma imensa sagacidade.
     Vivemos dias assim, onde a superficialidade paira em nossa sociedade. Temos crentes que só sabem ser crentes! Mas isso é ruim? Sim!Pois, deixamos de ser gente, e isto está ligado a nossa capacidade de entender tudo ao nosso redor, ter coragem de enfrentar as potestades deste tempo. Somos pouco argumentadores e acima de tudo paramos de pensar, queremos que outros pensem para gente, assim lembre-se desta seguinte frase: “A INTELIGÊNCIA E A SAGACIDADE TORCEM O AÇO!”.
     Para tanto, observemos Mateus: “E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mateus 24.11-13).
     Mas a pergunta é a seguinte: Mas aquele que perseverar, no que? A resposta é simples - “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8.12).
    II. A TENTAÇÃO SEMPRE IRÁ APONTAR UMA CONTRADIÇÃO, EM UMA ORDEM DIVINA.
Ø  É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? (Gênesis 3.1)
Aqui agora, a ênfase está na pergunta que a serpente com sua sagacidade fez. Colocando em dúvida uma ordem direta de Deus, colocando em questionamento a palavra de um ser onisciente, onipotente, onipresente, preexistente. Imutável, Eterno e Imenso.
Na verdade a pergunta que realmente está por trás do texto não está, a pergunta é a seguinte: Como que um Deus desse, Bom, criador de todas as coisas iria proibir você de comer uma fruta tão saborosa como essa? A tentação nos coloca até em posição de duvidar de uma ordenança de Deus.
Assim, temos que ter em mente como João se refere à serpente: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira." (João 8.44)
Devemos estar atentos e conhecer profundamente as Escrituras Sagradas e compreender os desígnios do Pai, pois o filho que honra seu pai e sua mãe terá dias felizes. Imaginem o filho que obedece amplamente a Palavra de nosso Deus. Logo aprendemos que: “Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens." (Atos 5.29).
            III. SOMOS TENTADOS, MESMO TENDO EM NÓS A LUZ DO CONHECIMENTO.
Ø  "Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer," (Gênesis 3.2).
O fato aqui era que a mulher conhecia a ordem de Deus, ela estava ciente de qual fruto podia comer. A mesma não foi enganada, ela obtinha conhecimento suficiente para tomar a decisão correta, porém a tentação foi maior.
Muitos de nós caíram, caem e cairão mesmo conhecendo todos os mandamentos de Deus. Temos que "Pensar nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;" (Colossenses 3.2). Precisamos procurar o conhecimento que nos liberta das tentações, logo, esta cognição tem por nome Cristo - “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8.32).
     IV. FAZEMOS ADIÇÕES À PALAVRA DE DEUS, PERVERTENDO-A OU DIFICULTANDO A OBEDIÊNCIA A ELA E ISSO NOS DÁ MAIS MOTIVOS PARA SOFRERMOS TENTAÇÃO.
Ø  Eva disse: “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais." (Gênesis 3.3).
Ø  Deus disse: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás. " (Gênesis 2.17).
As tentações nos levam a colocar na boca de Deus, palavras que Ele nunca disse, neste caso Eva acrescentou a palavra tocar, no proferir de Deus. Logo, percebemos que a intenção de Eva em tocar aquela fruta sempre ardeu em seu coração.
As tentações nos levam a distorcer a palavra de Deus, às vezes não adicionamos e tão pouco subtraímos, apenas lemos a parte que nós interessa. Assim muitos defensores da teologia da prosperidade atraem pessoas usando trechos com: Deus é amor! Você é filho de Deus! Não podemos conceber um filho de Deus pobre.
O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. (Oséias 4.6a).
                      V. A TENTAÇÃO CONTRADIZ ABERTAMENTE A PALAVRA DE DEUS.
Ø  “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis." (Gênesis 3.4)
Aqui a serpente foi enfática disse claramente que Deus mentiu, fica evidente que a serpente falou exatamente aquilo que Eva gostaria de ouvir. Muitos pregadores tem isto como meta, dar aquilo que o povo quer receber. Uma mensagem de alegria, satisfação e alívio da alma.
·         "Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora." (1 João 4.1)
Assim tentarão contradizer a nossa fé porém lembre-se:
·         “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos." (Atos 4.12)

                  VI. A PRINCIPAL TAREFA DA TENTAÇÃO É DISTORCER A VERDADE.
Ø  “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal." (Gênesis 3.5).
Realmente veremos no verso 7, que os olhos de Adão e Eva se abriram, porém a serpente mentiu, eles não ficaram como Deus. Vivemos em dias que muitos ditos pastores distorcem a verdade com a finalidade de trazer para si benefícios financeiros e outros.
“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8.32) a Verdade intrínseca é Cristo, o que liberta-nos da mentira e nos leva para luz do conhecimento, com o intuito de tomarmos o conhecimento de que Deus criou todas as coisas e enviou seu filho para este mundo a fim de nos dá livramento do fogo eterno, e que em breve retornará para buscar sua Igreja.
O QUE É FALSO SEMPRE VAI, E O QUE É VERDADEIRO SEMPRE FICA!



[1] CULTO MATUTINO NA 1º IGREJA BATISTA EM BELMONTE – 01/06/2014
[2] Ibde

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...