quinta-feira, 14 de março de 2013

LENDO A BÍBLIA COM AMOR


Romanos 1.15-20

É percebido que muitos crentes estão sendo levados por inúmeras igrejas indo e vindo sem nenhuma preocupação, ou melhor, sem apoio para seus desejos e anseios. Ao conversar com muitos destes percebemos a falta de profundidade bíblica. São homens e mulheres que conhecem as mesmas histórias que aprendemos nas classes da escola bíblica: Davi e Golias, Sansão e Dalila, a arca de Noé, a travessia do mar vermelho...    
Não venho aqui depreciar nenhum acontecimento das Escrituras Sagradas, porém, o crente precisa aprender a ler! Jesus veio em carne e foi chamado de “A Palavra de Deus”. Ele ensinou e fez muitas coisas. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. Fundou a igreja e derramou o Espírito Santo. Todo esse falar e fazer em que se fundamenta a igreja está preservado em um livro. Ouvimos muitas coisas a todo tempo, com a velocidade atual do mundo paramos de processar, viramos um grande HD, um armazenador de dados incapaz de gerar algo novo. Paulo nos mostra algo importante sobre as Escrituras, o mesmo foi a Tessalônica pregar Cristo, porém, teve que fugir à noite para não ser inquirido pelo magistrado. Foi a Bereia com a mesma finalidade e as Escrituras relatam assim: "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (Atos 17.11).
Irmãos e amigos existe a leitura passiva que envolve pouco esforço para entendermos, apenas pegamos um livro e lemos. É assim que lemos a Bíblia? Creio que não! A leitura da Bíblia precisa ser ativa, é aprofundar-se na cabeça do autor, é procurar entender cada pedaço: ponto, vírgula, preposição, verbo... Se notarmos encontraremos cristãos com dificuldades para encontrar livros nas Escrituras Sagradas, crentes que fazem a leitura e olham apenas os nomes importantes, contudo não sabem o todo do texto. Há irmão que depois de anos e anos nos seios das igrejas não conseguem defender sua própria fé em Cristo. Gostaria que pensássemos na forma de escrever de Paulo ele não escreve ideias únicas e centralizadas, ele nos leva a uma caminhada de argumentações e lógica, por escrever assim Paulo se utiliza de muitas preposições (pois, isto é, como, porque, desde...). São palavras pequenas que na sua maioria passamos por elas sem darmos a devida atenção e é precioso dizer que cada palavra da Bíblia tem sua importância ela não está ali simplesmente por acaso, vamos entender o que Paulo nos explica:
15      E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
16      Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
17      Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
18      Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
19      Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20      Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
Irmãos e amigos acabaram de entender que não devemos nos envergonhar do evangelho, porque é o poder de Deus, porque Nele se descobre a justiça que é Cristo? Se não prestarmos atenção nas pequenas palavras, não entenderemos o que Deus tem para nos dizer, se não entendermos não faremos outros entender e assim estaremos retardando a obra salvadora de Cristo.
Leiamos com atenção e amor, pois a Bíblia é o livro mais completo de todos os tempos.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...