segunda-feira, 26 de outubro de 2015

COMO CUIDAR DE UM CORAÇÃO ENGANOSO


II REIS 20.1-11
II CRÔNICAS 32.24-31
Hodiernamente enfrentamos uma crise de identidade dentro e fora das igrejas. Muitos não procuram mais conhecer a si mesmo, mas sim, uma procura desenfreada em buscar do ter. O ser não faz mais parte de nossos anseios, abandonamos totalmente a razão e agimos segundo nosso coração.
            Pregamos em nossos púlpitos, ideias humanistas, a busca pela satisfação de nossos anseios, a constante entrega de nossos corações a qualquer tipo de nova sensação.  No pós-modernismo que vivemos o certo e o errado, o bem é o mal são irmãos gêmeos. Tanto faz a quem se reportar. Contudo, quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer besteira... Na Natureza, na História, na Ciência ou em Si Mesmo. Essa última eu acho, é a pior de todas. Coisa de gente cafona.
            Vivemos assim, acreditando em nós mesmos, sendo consumidos por nossos próprios desejos, o conceito de humildade foi deteriorado, pois a razão de sermos orgulhosos ficou em ênfase. Todavia, o maior livro de todos os tempos, a palavra do Deus vivo, diz-nos que o coração é enganoso - “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17.9).
O autor sagrado descreve duas características importantes de nossos corações, porém, faz-se importante entendemos a etimologia hebraica da palavra coração – (bleha – Leb - ser interior, mente, vontade, coração, inteligência ). O que Jeremias está tratando aqui são nossas emoções, vontades, desejos. E no início do versículo ele usa uma outra palavra – bqo(f – aqob – que tem como tradução três palavras principais: Enganoso, astucioso e a tradução que mais gosto traiçoeiro. Partindo desses ensinamento, compreendemos que deixando nossas emoções falarem mais alto do que a voz de Deus, consequentemente seremos derrotados, ou em outros casos, perdidos em nós mesmos.
Deus esquadrinha os nossos corações para descobrir cada parte de nosso ser - “Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17.10). Isso acontece porque “a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus” (I Coríntios 15.50), então precisamos aprender a lutar espiritualmente - "porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Efésios 612). Se numa prova o cristão age carnalmente não é aprovado por Deus. Mas se não luta contra os homens então recebe aprovação do Senhor – “pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração”. (1 Tessalonicenses 2.4).
Assim, como o rei Ezequias nós iremos passar por provas, a fim de que, Deus conheça nosso coração. O rei Ezequias falhou, porém aprendeu a não confiar em suas emoções, seus desejos, suas vontades, percebeu que precisava conhecer o seu coração, logo, conhecer a si mesmo e desta maneira conhecer a Deus.
Neste momento a pergunta volta. Você conhece seu coração? Se não! Vamos a prender como cuidar do mesmo.
      UM CORAÇÃO ENGANOSO É CUIDADO COM ORAÇÃO
“Naqueles dias, adoeceu Ezequias mortalmente; então, orou ao Senhor, que lhe falou e lhe deu um sinal." (II Crônicas 32.24)
A oração nos aproxima de Deus, ela nos coloca em total sintonia com o Pai, a oração é o momento em que esvaziamos de nós mesmos e colocamos no centro de nossos corações a vontade do Pai. “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8.28).
Durante um período de cem anos da história de Judá (732-640 a.C.), Ezequias foi o único rei fiel; que diferença fez! Devido à fé e às orações do Ezequias, Deus o sanou, e salvou sua cidade dos assírios. Você também pode fazer uma grande diferença, inclusive se sua fé o coloca na minoria. A fé e a oração, se forem sinceras e dirigidas para o único Deus verdadeiro, podem fazer que uma situação mude.
            Ezequias precisava passar por essas aflições a fim de inclinar seu coração a Deus - “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores." (Tiago 5.13)

            Toda vez que inclinar seu coração para algo, aprenda primeiro a orar, não tome nenhuma decisão, sem ouvir a voz de Deus. Não deposite suas vitórias em si mesmo e nem as derrotas, pois se acontecer, o primeiro te levará ao orgulho desenfreado e a necessidade de holofotes e o segundo lhe tornará uma pessoa amarga e rancorosa. “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças." (Colossenses 4.2). Ezequias virou para o lado chorou, quebrou seu coração e Deus o ouviu. Assim quando trabalho na busca de ser, Deus apenas olha, porém, quando oro Deus trabalha junta.
      UM CORAÇÃO ENGANOSO É CUIDADO COM A PALAVRA
“Naqueles dias, adoeceu Ezequias mortalmente; então, orou ao Senhor, que lhe falou e lhe deu um sinal." (II Crônicas 32.24C)
Tudo o que Ezequias precisava era de uma Palavra de Deus para sua vida. A primeira palavra de Deus através de Isaías foi de que Ezequias morreria (Isaías 38.1), depois da oração, Deus mandou o profeta voltar e levar uma nova mensagem para o rei (Isaías 38.5). O Senhor deu um sinal de que o relógio voltaria dez graus e Ezequias creu que teria mais tempo de vida (II Reis 20.1-11). Sua vida a partir de então seria baseada nesta Palavra de Deus para sua vida.
A Palavra de Deus penetra ao profundo do coração porque “é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4.12). Quando lemos as Escrituras o Espírito Santo nos revela a vontade de Deus para nossas vidas - “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." (João 5.39) e nos mostram o que precisamos mudar, por isso devemos levar a Palavra dentro do coração (Salmo 119.11). Se você não consegue ver sua vida quando lê a Bíblia (Salmo 40.6), peça ao Espírito Santo que revele e ilumine, lembrando das palavras de Jesus - “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito." (João 14.26)
A Bíblia conta a história da humanidade e mostra os pecados dos homens. Através dos exemplos bíblicos podemos ver situações de nossas vidas. Quando Deus fala conosco, o Verbo que se fez carne (João 1.14) age dentro de nosso ser profundamente com o poder de sua Palavra. Não importa o que os outros digam e sim o que o Senhor diz para sua vida.
Você tem buscado a Palavra de Deus?
      UM CORAÇÃO ENGANOSO PRECISA SER HUMILHADO
“Ezequias, porém, se humilhou por se ter exaltado o seu coração, ele e os habitantes de Jerusalém; e a ira do Senhor não veio contra eles nos dias de Ezequias." (2 Crônicas 32.26)
            É muito interessante o que aprendemos aqui, no versículo anterior Ezequias exaltou seu coração e foi humilhado, porém quando se humilhou diante de Deus foi exaltado. Jesus nos ensina que - “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado." (Lucas 14.11). Tudo aconteceu com Ezequias, porque seu coração estava cheio de si mesmo, estava repleto de egocentrismo, ao humilhar-se Deus lhe concedeu graça - " Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça." (1 Pedro 5.5)

Humildade é como coragem, só se mede coragem diante da morte ou de algo parecido. A mesma coisa com a humildade. Só se mede a humildade quando você tem razões objetivas para não ter humildade. Assim como a coragem não brota entre covardes, a humildade é uma agonia apenas para quem tem razões de ser orgulhoso.

A humilhação serve para revelar nosso coração (Tiago 4.10). Existem pessoas que ficam revoltadas contra Deus quando passam por lutas. Outros só se voltam para o Senhor quando estão passando por provações e clamam pelo socorro de Deus. Também há cristãos que na hora da prova revelam as obras da carne dentro de seu coração reagindo com ira, vingança, ciúmes e dissensões (Gálatas 5.19,20).
Por exemplo, Jó quando foi provado revelou um coração de adorador (Jó 1.20). Naamã achou que seria humilhação se banhar no Jordão, mas foi curado quando obedeceu (II Reis 5.10-14). Nabucodonosor precisou ser humilhado pastando sete anos como um animal para então reconhecer a Deus (Daniel 4.25-35).
Se você está sendo humilhado, coloque-se debaixo da poderosa mão de Deus que Ele te exaltará no tempo certo (Tiago 4.6). Muitas vezes precisamos passar primeiro por um tempo de humilhação para que depois de mostrar fidelidade no pouco receber o muito do Senhor (Mateus 25.21).

Como uma ferida que é exprimida e solta excrementos, assim também o coração machucado revela a podridão das mazelas e sentimentos maus. Entretanto, assim como a ferida inchada precisa ser limpa para curar, Deus quer sarar o coração e precisa apertar para purificar. Jesus nos prometeu enxugar as lágrimas (Apocalipse 7.17) e o Consolador nos fortalece na hora da angústia (João 14.16).

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...