segunda-feira, 24 de julho de 2017

CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS

ROMANOS 12.3-8
O que você entende por UNIDADE?
Nesses dias, vamos aprender um pouco sobre essa palavra, que temos ouvido tanto na Igreja, ultimamente.
Os Dicionários dizem que UNIDADE é: Concordância de vontades, Uniformidade.
Vamos compreender melhor isso?
Unidade é conseguirmos trabalhar juntos em alguma coisa, mesmos que nossas vontades seja diferentes. Ou, ainda, podemos dizer que é juntarmos as nossas forças para fazermos alguma coisa, mesmo que não gostemos muito do que tem que ser feito, mas, se é preciso, vamos fazer. Deu pra entender?
  • Por exemplo: A casa está uma bagunça. Tem roupa suja no banheiro, louça na pia, etc. Mas a mamãe disse que a casa precisa ser limpa e ela não tem muito tempo. Então, ela chama você e seus irmãos e distribui as tarefas; cada um fará uma coisa. A casa precisa ser limpa e, todos juntos, cada um fazendo uma parte, vão trabalhar para um objetivo comum: uma casa limpa. Mesmo que você não goste de lavar louça, sua irmã não goste de lavar o banheiro, seu pai não goste de limpar o fogão, nem sua mãe de lavar as calçadas, todos juntos estão concordando para um bem maior: a casa limpa. Isso é Unidade.
            O Princípio da Unidade diz que, embora sejamos diferentes, devemos compreender que fazemos parte do Corpo de Cristo, e precisamos aprender a conviver uns com os outros, respeitando o jeito de ser de cada um e que, na hora que precisar, devemos estar prontos a ajudar, socorrer e trabalhar juntos para o benefício de todos. O problema decorrente é que muitos de nós estamos vivendo o antônimo de unidade, que é desarmonia, isto é, falta de afinação. Um grupo que todos tocam a canção preferida.
            O autor de Romanos me ajuda em algumas colocações e entendimento de nossa visão em mundo onde as diferenças estão muito gritantes.

                                                                NÃO PENSE ALTO DE MAIS

“Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber," (Romanos 12.3a).

            O autor de Romanos começa uma idéia muito interessante sobre unidade, quando discorre sobre esse versículo, ao dizer que não pensemos alto de mais, é uma palavra grega que significa - ὑπερφρονέω – Yperphroneo. Quando de falto penso que sou mais alto não no sentido de estatura, mas no sentido egocêntrico. Não há unidade quando penso que sou melhor que outro, ou maior. A unidade só acontece quando o que sei e penso é colocado em pratica para o desenvolvimento do todo
            Exemplo: the Game of thorne – john snow conseguiu juntas todo o reino do norte novamente mais os selvagem, pois os vagantes brancos é o perigo eminente. Logo, nesta circunstância não há maior e nem menor existe uma causa comum a todos.
            Cristo nunca se fez maior, mesmo podendo, mesmo sendo Deus, mesmo sendo quem é, fez-se menor para que crescêssemos. E com ele formamos uma unidade com o Pai. Deixe de pensar que é grande, mais use sua grandeza para ajudar o todo.

                                                            FREIE SEUS PRÓPRIOS IMPULSOS 
“mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Romanos12.3b)

            Neste mesmo versículo ele coloca uma segunda palavra que faz parte da unidade, moderação – que no grego siginifica freiar os próprios impulsos e desejos, isto é, ter uma mente sã, ser uma pessoa capaz de respirar, contar não até dez, mas até mil se for necessário.
            Sem perceber, a sociedade moderna – consumista, rápida e estressante – alterou algo que deveria ser inviolável: o ritmo de construção de pensamentos. Isso gerou consequências seríssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sustentabilidade das relações sociais.
Traduzido como SPA (síndrome do pensamento acelerado) segundo pesquisas, atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades e ofícios: crianças, pais, professores, alunos, entre outros.
Outra estatística alarmante, divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é que 1,4 bilhões de pessoas (20% da população mundial), cedo ou tarde, desenvolverão depressão. Estudos da OMS junto com a Unicef “revelam que pelo menos 90% dos adolescentes que se matam têm algum tipo de problema mental. Eles variam da depressão - a principal causa para suicídios neste grupo - e passam por ansiedade, violência ou vício em drogas”. As estatísticas de suicídio entre jovens só perdem para os acidentes de trânsito envolvendo os mesmos. O que sugere, sem sobra de dúvidas, a necessidade e relevância de desenvolvermos habilidades de gestão das emoções.
Mas como vence? Acretido que há casos que a necessidade de medicamente é importante, mas em outor, a moderação, a pratica de se fazer uma coisa de cada vez, não querer que outro faça tudo no seu tempo, exercícios fiscos, habito de uma boa leitura, bons amigos e etc..
Jesus nós ensinou que tudo tem seu tempo, e que nada esta fora do controle de Deus, sendo assim, não se coloque no lugar de Deus com o desejo de saber de tudo, puxe o freio de sua vida. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,(Romanos 12.4)
Não adianta pisar no acelerador se sua função é olhar no retrocisor, não adianta reclamar do vento se não sua função levantar o vidro. Apenas entenda e colobaore para que todas as funções sejam cumpridas com eficácia.

                                                                          FAÇA TUDO COM ALEGRIA
“assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.  De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia,  seja ela segundo a medida da fé;  se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;  ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. " (Romanos 12.5-8,)

Em Atos dos Apóstolos capítulo oito, o evangelho ia sendo espalhado sobre a face da terra, tudo que filipe dizia a multidão prestava atenção, havia muitos milagres, todas sabiam o que precisava fazer e no versículo oito diz que – E havia grande alegria naquela cidade. (Atos 8.8).

A alegria precisa ser o combustível de seu ministério, somente ela te proporciona mais energia para continuar, o sorriso, a satisfação em servi precisa ser pungente em seu coração. Temos diferentes dons e é eles que nos demonstram a ação de Cristo em nossas vidas, mas a alegria se dá, quando estes dons são colocados para o objetivo comum, o Serviço do Reino.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...