quinta-feira, 14 de abril de 2016

COMO LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO


     O PROJETO DE MOISÉS:
Disse o Senhor: De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel: a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus. Pois agora o clamor dos israelitas chegou a mim, e tenho visto como os egípcios os oprimem. Vá, pois, agora; eu o envio ao faraó para tirar do Egito o meu povo, os israelitas Êxodo 3.7-10.
            Moisés acaba de receber uma missão, uma tarefa uma incumbência. Um homem que acabara de sair da terra dos egípcios recebe uma ordem de Deus e sua vida agora e totalmente mudada seus interesses mudam, suas expectativas inverteram e ele então sai para cumprir sua tarefa.

     O CUMPRIMENTO DO PROJETO:
Depois disso Moisés e Arão foram falar com o faraó e disseram: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto. O faraó respondeu: Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair. Eles insistiram: O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro. Agora, permite-nos caminhar três dias no deserto, para oferecer sacrifícios ao Senhor, o nosso Deus; caso contrário, ele nos atingirá com pragas ou com a espada. Mas o rei do Egito respondeu: Moisés e Arão, por que vocês estão fazendo o povo interromper suas tarefas? Voltem ao trabalho! E acrescentou: Essa gente já é tão numerosa, e vocês ainda os fazem parar de trabalhar! No mesmo dia o faraó deu a seguinte ordem aos feitores e capatazes responsáveis pelo povo: Não forneçam mais palha ao povo para fazer tijolos, como faziam antes. Eles que tratem de ajuntar palha! Mas exijam que continuem a fazer a mesma quantidade de tijolos; não reduzam a cota. São preguiçosos, e por isso estão clamando: ‘Iremos oferecer sacrifícios ao nosso Deus. Aumentem a carga de trabalho dessa gente para que cumpram suas tarefas e não deem atenção a mentiras. Êxodo 5.1-9
            O que farol queria dizer que: eles estão à toa, com a vida ganha, o ditado que diz: “cabeça vazia oficina do diabo”. Querem cultuar a um Deus que eu nem sei quem é, isto é mentira não estão aqui para isso, preciso e aumentar o trabalho desta turma.


     A FRUSTRAÇÃO
Moisés voltou-se para o Senhor e perguntou: Senhor, por que maltrataste a este povo? Afinal, por que me enviaste? Desde que me dirigi ao faraó para falar em teu nome, ele tem maltratado a este povo, e tu de modo algum libertaste o teu povo! Êxodo 5.22-23.
Frustração é uma sensação de incapacidade diante de desgostos sofridos, diante de obstáculos difíceis de ultrapassar e que impedem chegar onde se deseja. A frustração ocorre quando identificamos um erro entre aquilo que planejamos alcançar e o que realmente aconteceu.
A frustração só ocorre quando existem expectativas, e quanto maior elas se mostrarem, maior será a frustração. Quando a expectativa é frustrada pode muitas vezes despertar uma vontade de mudança e se transformar em impulso para novas ações.

                                                                                                                    I. NO DIA DA FRUSTRAÇÃO SEJA RAZOÁVEL.
            Pare e pense! Quando seu projeto não se concretizou seja razoável, volte os seus passos e percebo aonde você errou. o que deixou de fazer, o que saiu da rota. Seja pelo menos humilde e olhe para traz.
            Alguns psicólogos vão dizer que nós reagimos à frustração de duas formas: com agressão ou regressão. A primeira eu fico com raiva de tudo e de todos, saindo batendo em todo mundo, agrido a mim mesmo, ao que encontro pelo caminho e aos que eu acredito que me fizeram não realizar meu projeto. O próprio Moisés reclamou de Deus... e tu de modo algum libertaste o teu povo! Êxodo 5.23. Traduzindo: O Senhor falou que ia fazer, mas não fez o Senhor é mentiroso. Moisés estava agressivo, frustrado.
            Porém, há a regressão, isto é, a infantilização ou a posição de vítima. Tudo acontece comigo sou um pobre coitado.
            Meu querido pense, não se engane. O autoengano na verdade é quando começamos a manipular as informações, pois queremos que aquele projeto de tanto certo, que não presto mais a atenção em outras possibilidades, apenas separo aquilo que me é conveniente. Fico tão aficionado que tudo que escuto só é algo bom. Tenho certeza que este projeto é Deus! Quem garante? Você quer tanto que uma coisa aconteça que você se convence que vai acontece, mais tá claro que não vai. Autoenganado! Autoenganada.
Eu sei que o rei do Egito não os deixará sair, a não ser que uma poderosa mão o force. Por isso estenderei a minha mão e ferirei os egípcios com todas as maravilhas que realizarei no meio deles. Depois disso ele os deixará sair. Êxodo 3.19-20
            Moisés não ouviu essa parte, ficou tão obcecado que se esqueceu das palavras de Deus. Deus está nos dizendo que não vai dá certo, mais estamos forçando uma barra. Queremos entrar em uma porta que está fechada acreditando que Deus esta nos abençoado, mas na verdade é o Senhor que está com a porta trancada. Na verdade Moisés deveria dizer o seguinte para Deus: fui até lá e aconteceu exatamente que o Senhor falou, o faraó não deixou o povo ir e agora qual o próximo passo.
Moisés estava tão obcecado que se esqueceu deste versículo, no dia da frustração pare e pense, seja racional
                                                   II. NO DIA DA FRUSTRAÇÃO CERTIFIQUE-SE SE SEU SONHO TEM A VER COM DEUS.
            Senhor! Fiz tudo, planejei e deu errado, onde o Senhor estava! Corre o risco de Deus te dizer: nunca foi meus planos, sempre foi seu, nunca me participou de nada disso.
            Neste caso, Deus era a fonte do projeto, foi ele quem chamou Moisés, foi ele planejou tudo. O nosso problema é que queremos fazer do nosso jeito e depois reclamamos para Deus.
Então o Senhor disse a Moisés: "Agora você verá o que farei ao faraó: Por minha mão poderosa, ele os deixará ir; por minha mão poderosa, ele os expulsará do seu país". Êxodo 6.1. Deus disse em miúdos que: Moisés além de libertar meu povo ele irá implorar para vocês irem embora. O que quero falar com os irmãos é que se no fim de seu projeto tudo deu errado e você ficou frustrado. Dê glórias a Deus, que pode ser que seu sonho não engendrava Deus.
                          III. NO DIA DA FRUSTRAÇÃO PEÇA A DEUS DISCERNIMENTO ENTRE TEIMOSIA E PERSEVERANÇA.
            Moisés não desistiu, foi ao faraó dez vezes só na ultima a morte dos primogênitos que o egípcio liberou o povo de Deus - Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: "Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram. Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também". Êxodo 12.31-32
Moisés foi perseverante até o fim! Podia desisti na sétima praga, Senhor esse ai e rui não vão ceder. Não sei quanto você deve insistir, peça discernimento a Deus para que você entenda seus limites.
                                                                   IV. NO DIA DA FRUSTRAÇÃO ESTEJA PREPARADO PARA OS PERCALÇOS.
A liberdade jamais é dada pelo opressor ela tem que ser conquistada pelo oprimido. Moisés estava achando que ia chegar lá e o faraó ia dizer para ele: Pode ir tranquilo, pega todo mundo e vasa eu posso fazer os tijolos sozinhos. Vai em paz! Você precisa saber que do outro lado há também outros querem a mesma coisa.
# Copa de 58- Técnico fiola e Garrincha – O senhor já combinou com os outros!
·         Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. Lucas 12.35
Conclusão:
Deus cumpriu na vida de Moisés seus planos - Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: "Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram. Levem os seus rebanhos, como tinham dito, e abençoem a mim também". Êxodo 12.31-32.

·         Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11.28

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...