quinta-feira, 4 de abril de 2013

O PORQUÊ DA PÁSCOA!



     Quando analisamos o texto de Êxodo 12 começamos a entender um pouco mais os planos de Deus para humanidade. Se depois desta análise, fizermos uma ligação com Jesus, ficará claro aos nossos olhos, que a instituição da Páscoa no Egito, fora um vislumbre do que seria a maior Páscoa que mundo já viu.
     Em Êxodo Deus, liberta o povo do cativeiro físico, um local de dor e angústia, onde o povo de Deus, os israelitas, estava sofrendo ao fio do chicote, viviam mesmo como escravos presos a grilhões. Quando Deus institui a Páscoa, ele marca na história daquele povo um acontecimento de libertação, um acontecimento atemporal, isto é, que ultrapassa gerações, pois a ação de Deus foi intensa e perfeita.
     Agora, vamos mergulhar no Novo Testamento, onde Jesus participa da sua última ceia em Lucas 22.7-19. O texto começa deixando claro que o dia da festa dos Pães Asmos chegou, era então o dia de sacrificar o cordeiro, para lembrar-se da libertação do povo de Deus das cadeias egípcias.
     Jesus passa inúmeras instruções de como será realizada a ceia, instruções estas que foram realizadas por Pedro e João. Aqui fica ainda mais claro, se traçarmos um paralelo com Êxodo, onde Deus pede a Moises e Arão, para preparar o povo. Sabemos que Moisés foi o líder que guiou o povo pelo deserto, porém o mesmo não pôde entrar na terra de Canaã, e Arão seu irmão, o Sumo Sacerdote, era o único que podia entrar nos “Santos dos Santos”, homem íntegro e fiel a Deus.
Bem! Se olharmos para Pedro veremos que na mesa da ceia, ele foi avisado de que iria negar a Cristo e João o discípulo amado foi até a Cruz com o Senhor. Não quero aqui dizer que Moisés e Pedro não compreendiam as obras do Reino e nem que Arão e João eram os melhores, mas sim, uma reflexão de que Deus deixou claro os sinais para que hoje pudéssemos olhar as Escrituras Sagradas, e ver que Deus sempre teve um plano maior!
     Voltando ao texto percebemos que os preparativos continuam, e posta a mesa, Jesus toma o pão, dá graças, mais um sinal para lembrar que Deus libertou o povo de Israel. Porém Jesus diz que aquele pão, era seu corpo que seria mutilado na cruz, pão esse de pureza e amor, um pão que não enche a barriga , mas um pão que dá vida. "Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo." (João 6.33)
     Agora Cristo toma o vinho, e declara que aquele vinho era o seu sangue que seria derramado como um sacrifício vivo. Assim feito no êxodo quando o sangue do cordeiro era derramado como sacrifício. "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (I João 1.7).
     Porém, alguém pode perguntar – “e as ervas amargas que havia no Êxodo?”. Jesus tirou o amargo de nós, ele mesmo o tomou na cruz quando a Ele é levado uma esponja embebida em vinagre. E ali na cruz a Páscoa foi completada, o pão foi entregue, o cordeiro sacrificado e assim nos foi tiradas as algemas do pecado, todos os sinais que Deus preparou no Êxodo cumpriu-se em Jesus, porém Deus deixou algo maior, seu filho Jesus Cristo que nos dá uma liberdade não somente física, mas também espiritual.
     Liberdade esta que João fala - "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8.36). Podemos estar presos fisicamente, porém nossa alma está liberta. John Bunyan[1] um homem problemático, viciado em álcool, prostituição e tudo de ilícito, sua família não conseguia lhe controlar, suas crises com Deus e o mundo eram enormes, por fim, a família achou melhor prendê-lo. Foi lá que viveu por dez anos e lá experimentou desta liberdade dada por Jesus. Um belo dia o repórter lhe perguntou - John, você me parece muito feliz, e eu não entendo esta felicidade, todos os outros presos estão tristes e amargurados, ficam sempre falando de como seria bom se estivessem livres, John Bunyan responde – eu estou livre, eu estou liberto, minha experiência com Jesus foi real, eu vejo e cheiro liberdade todos os dias, pois Jesus me permite isto.
O povo de Deus no Êxodo comeu a ceia preparados para marchar rumo a terra de Canaã. Jesus nos convida a marchar com Ele para uma terra maior, uma terra sem dor, sem angústia, uma terra de liberdade.
Gostaria irmão que participássemos desta ceia, uma ceia da liberdade dos pecados que nos escraviza e nos causa dor. Jesus quer me convidar e te convidar. O que prefere, liberdade controlada ou liberdade para sempre? "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." (João 8.32)
 Hoje você conhece a verdade da Páscoa, o que lhe impede de tomá-la!


[1] - escritor e pregador cristão nascido em Harrowden, Elstow, Inglaterra, foi o autor de The Pilgrim's Progress (O Peregrino), provavelmente a alegoria cristã mais conhecida em todos os tempos. 

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...