domingo, 24 de novembro de 2013

QUATRO ATITUDES PARA DESFRUTARMOS DE UMA VIDA FELIZ.

1ª Atitude: ESVAZIE-SE DE SI MESMO
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;" (Mateus 5.3).
O interessante ao ler os textos originais é percebermos que a palavra grega aplicada é ptosso, da ideia de diminuição, de esvaziamento, rejeição. Jesus queria mostrar que nossa alegria, isto é, ser bem aventurada, está ligado a uma vida espiritual vazia de nós mesmos, diminuída de nossos interesses pessoais, uma rejeição total aos nossos quereres.
Não há como encher um copo sem que ele esteja vazio, assim o mestre queria nos dizer esvazie-se de você mesmo. Este é problema! Abandonar velhos hábitos é causa de muitos não querem ter uma vida intensa com Cristo, pois para consertar alguma coisa é preciso desmontá-la. O que Cristo queria dizer era que para ser feliz você precisa me deixar te desmontar, eu sei que vai doer, mas eu prometo que você será uma nova criatura, uma nova pessoa.
Liberte-se de você mesmo agora! Entregue seu coração a Cristo seja humilde admita sua insignificância diante de Deus, pois até Jesus humilhou-se - "E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado;" (Lucas 2.34).
Pois, esta é a condição de você e eu entrarmos no reino dos Céus.


2ª Atitude: CHORE MUITO
"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;" (Mateus 5.4).
Eu achava muito estranha esta bem aventurança, como alguém pode ser feliz chorando; não foi isto que o Salvador falou: “felizes aqueles que choram”. Lembre-se que uma atitude está ligada a outra, isto é, só é possível entender a segunda, se você compreendeu a primeira. Logo, quando me esvazio de mim mesmo, e me encho do amor de Cristo, passo então a olhar tudo ao meu redor com os olhos de Cristo, pois Paulo falou – vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim. Se cristo vive em mim tudo que vejo e sinto é da forma de Jesus.
Assim, tenho certeza de que Cristo viveria chorando vendo tanta miséria e pecado por este mundo. Como eu choro pela minha família que ainda não teve um encontro com Cristo, como não chorar vendo o que vemos pela televisão, pelos jornais. Como não chorar quando pessoas que viviam entre nós serviam ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó e por nada abandonaram a fé e vivem como zumbis. Sim zumbis, pois quem não tem Cristo não tem vida, logo está morto e bem sabemos que morto não anda!
Você irá chorar muito em sua vida, ser cristão não é fácil, pois prefiro chorar, mas com a certeza de quem irá me consolar, Jesus Cristo, você sabem quem irá lhes consolar nas horas de tristeza. Olhe o exemplo de Maria mãe de nosso redentor - "Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela." (Lucas 1.38).

3ª Atitude: SEJA AMÁVEL
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;" (Mateus 5.5).
     A palavra manso no grego está ligada a bondade, paciência, gentileza. E aqui o Senhor diz que eles herdarão a terra, isto é, você e eu usando bem esta qualidade, viveremos bem aqui nesta terra, mesmo  sendo um local de poder maligno. Nossas ações de amor e gentileza fazem com que o amor de Deus seja espalhado por onde andamos.
     Meu pai me ensinou a levantar para que uma pessoa de maior idade ou com alguma dificuldade tomasse meu assento. Aprendi que um sorriso no rosto, uma abraço apertado, as palavras eu te amo só trazem alegrias aos nossos corações.
Felizes são aquele que praticam a bondade. Minha mãe levanta de manhã e não fala com ninguém, e nem bom dia podemos dar ela, se eu pedir sua benção, a resposta vem pelos dentes, pois o dia dela só começa depois do café da manhã.
     O dia do cristão não acaba e nem começa, pois a nossa alegria da salvação é constante e plena. Não vamos aqui dizer que devemos ficar iguais a palhaços de circo, mas de vez enquanto por que não deixar o palhaço que há dentro de cada um saltar e fazer outras pessoas rirem. "Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz." (Salmos 37.11).
 Uma vez sentado no banco de minha igreja, após o fim do culto da manhã olhava para o batistério e fiquei sorrindo e nem sei por quanto tempo, de repente minha irmã Lucia me perguntou: filho do que você está rindo? Respondi - irmã eu não estou rindo de nada! Estou feliz, por estar aqui neste banco e sabendo que Deus me salvou através de seu filho! Esta felicidade arde em seu coração.
4ª Atitude: ALIMENTE-SE BEM!
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;" (Mateus 5.6).
     Aqui Jesus vai deixar claro que ele é o pão da vida que desceu do céu, ou melhor, o maná. O alimento que fortalece a alma, que alimenta para uma eternidade, felizes são aqueles que têm fome e o procuram. Este é o alimento verdadeiro alimente-se bem escolha o alimento certo se encha do amor de Cristo deixe Ele te inundar e fartar sua fome para uma eternidade.
Quantos de nós procuramos a justiça deste mundo e em muitas vezes não somos ouvidos, clamamos a homens por respostas, e voltamos ainda mais secos. Jesus disse que ele é um manancial que desce direto do trono da glória.
Se você tem fome e sede Jesus pode se fartar agora! Não procure outro caminho - "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus." (Romanos 10.3).
Lembre-se do que Jesus se propôs ensinar a seus discípulos, então se lembre: ESVAZIE DE SI MESMO, CHORE MUITO, SEJA AMÁVEL E ALIMENTE-SE BEM!

Assim, esperamos nos encontrar, se Deus nos permitir, para estudarmos as outras cinco atitudes. Que Deus e o nosso Senhor e salvador Jesus Cristo nos auxilie no exercício destas qualidades.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...