segunda-feira, 28 de setembro de 2015

QUEM CHAMA É DEUS.


ATOS 12.1-12
Hodiernamente notamos muitos homens e mulheres dizendo serem chamados por Deus. O que vimos diariamente, na verdade é um sistema mercadológico que assombra e destrói a pureza o Evangelho que possui poder para mudar. Esse mudar não está ligado ao social, mas sim ao, indivíduo. Jesus enquanto homem, não foi um revolucionário, mas sim um reacionário, alguém com o papel de mudar as pessoas. Pois, entendamos, que ao mudar o “homem”, espontaneamente o social mudará.
Todavia, faz necessários homens e mulheres chamados por Deus, homens e mulheres vocacionados, com atitude e foco no ser humano. Não, de pessoas chamadas por elas mesmas, falsos profetas e pastores, que usam da Palavra de Salvação como mecanismo de enriquecimento ilícito. O texto de Atos, irá nos levar a algumas considerações dos homens que são chamados por Deus.
                 I. No primeiro versículo do capítulo treze de Atos o autor fala da igreja de Antioquia, que é uma cidade, localizada às margens do rio Orontes[1], que foi o berço das missões Cristãs. Era conhecida como Antioquia da Síria, a fim de ser distinguida de Antioquia da Písidia. Esta cidade foi fundada em cerca de 300 a.C. e cresceu a ponto de contar com numerosa população nos tempo de Paulo, incluindo muitos judeus, os quais desde tempos remotos haviam obtido o direito de cidadania. E nesta igreja havia profetas e mestres, é aí que aprendemos que nosso Deus usa a todos sem distinção nenhuma.
Barnabé (Barnaba=j) - Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, (Atos 4.36).
Simeão Chamado Níger (SumewnNi/ger) – a palavra Níger significa preto, possivelmente seria a cor de sua pele.
Lúcio de Cirene (Lou/kioj o9 Kurhnai=oj) – um dos missionários daquela cidade.
Manaém, colaço[2] de Herodes o tetrarca[3] (Manah/n) – seu nome significa consolador. Foi criado como irmão de criação de Herodes, o tetrarca, também conhecido como Herodes Antipas, assassino de João Batista - Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus, E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele. (Mateus 14.1-2). Como foi terrível a vida desse homem, em constante comparação com seu irmão de criação, Herodes!
Saulo (Sau=loj) – O fato do nome de Paulo aparecer em último lugar aqui, como um “mestre”, em constaste com o oficio mais elevado de “profeta”. Uma forma de Lucas o autor de Atos deixar evidente levante de Paulo como principal líder da Igreja Cristã.

 II. OS CHAMADOS POR DEUS POSSUEM O SELO DO ESPIRITO SANTO.
Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado". Atos 13.2

Em Efésios capítulo um versículo, treze Paulo nos diz: que quando ouvimos a Palavra da verdade, o Evangelho da Salvação e cremos somos selados pelo Espírito Santo da promessa. No versículo dois do texto base, vemos que os chamados por Deus oram e derramam suas angústias e sentimentos aos pés do Senhor. Nenhuma decisão é tomada por outra razão, mas sim, procedente do trono da Glória. Por isso, quando levantamos um pastor para o pastoreio, o mesmo, é arguido e oramos por sua vida pedindo que o Senhor derrame sobre ele as consolações do Espírito Santo.
            E depois de incessante oração e jejum, o Espírito do Senhor fala com aqueles irmãos – separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. A palavra grega para chamado é proskale/w é derivação de duas palavras: prós - (para, com) indica extensão em direção a um objetivo, com interação implícita ou reciprocidade. A outra palavra é kaléo – um verbo que significa convocar, chamar, convidar. Logo, O Espírito Santo chamou Paulo e Barnabé, um chamar com objetivo, uma convocação que acarreta o cumprimento de uma tarefa - Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. (João 15.16).
            O próprio Jesus nos escolheu para irmos e falarmos de seu amor, do que Ele é capaz de fazer se verdadeiramente entregarmos nossas vidas a Ele.

  III. OS CHAMADOS POR DEUS POSSUEM UMA TAREFA ESPECÍFICA.
Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram. (Atos 13.3)

            Alguns intérpretes acreditam que neste momento Paulo foi consagrado como apóstolo, mas o próprio testemunho de Paulo, que é claríssimo, é de que ninguém o chamou para esse ofício, embora a sua autoridade apostólica tenha sido, por fim, amplamente conhecida pelos homens - Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos, (Gálatas 1.1). Neste caso, Paulo e Barnabé foram consagrados a um novo serviço. É óbvio que não havia nisso nenhum intuito de fazer de ambos mais do que simples missionários ungidos para uma tarefa que recebiam, e a imposição de mãos foi um rito formal que lhes conferia a aprovação e as bênçãos da igreja, a fim de que se atirassem a campo como representantes oficiais da igreja de Antioquia.

    IV. OS CHAMADOS POR DEUS CONHECEM A OBRA DE DEUS
Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia[4] e dali navegaram para Chipre. Chegando em Salamina[5], proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como auxiliar. (Atos 13.4-5)

            Quando somos enviados pelo Espírito Santo de Deus, nada nos detém, somos colocados à disposição para que a obra do Pai faça-se grande através de nossas vidas. Os missionários, Paulo e Barnabé partem sem temor algum, pois criam naquele que os enviou - Então lhe perguntaram: O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?  Jesus respondeu: A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou. (João 6.28-29). Esses homens de Deus conheciam a obra do Pai. Pois, esse trabalho, os mesmos já o tinham em seus corações, que Cristo é Senhor e Salvador de suas vidas.
            Desceram a Selêucia, um porto da cidade de Antioquia, embarcaram e chegaram a Salamina uma ilha utilizada como porto de Atena e possuidora de grandes minas de cobre, que Herodes, o Grande, e outros governantes haviam explorado. Essas minas atraiam muitas pessoas inclusive os Judeus. Assim uma cidade extremamente idolatra, pois vivia sobre o domínio helênico, logo, viviam o panteísmo grego. Contudo, os chamados por Deus, Paulo e Barnabé, pisaram nesta ilha e como texto mesmo diz: Proclamaram a palavra de Deus, direto nas sinagogas, isto é, sem constrangimento pregavam a Cristo. É precioso este texto no sentido de ser a primeira viagem missionária de Paulo, um menino na fé que já enfrentava muitas lutas e é aqui que as palavras de Paulo em Romanos ficam mais límpidas - Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. (Romanos 1.16).
Assim, não impeça a obra de Deus, que é proclamação de Cristo, pois ao impedi-lá, você deixa claro que não a possui em seu coração.

         V. OS CHAMADOS POR DEUS SÃO LUZ ONDE HÁ TREVAS
Viajaram por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. Ele era assessor do procônsul Sérgio Paulo. O procônsul[6], sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra de Deus. Mas Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome) opôs-se a eles e tentava desviar da fé o procônsul.
(Atos 13.6-8)

            Ao terminarem a obra de Deus na cidade de Salamina não param. Continuaram cumprindo a tarefa dada por Deus e confirmada por Jesus - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; (Mateus 5.14). Como o próprio texto nos mostra, que eles viajaram por toda a ilha, isto é, se preocuparam de falar com Jesus a todos sem distinção. Agora, chegaram à ilha de Pafos[7] uma cidade que é o centro de peregrinação dos gregos, pois acreditavam que a deusa grega Afrodite teria ali nascido. É a este local, totalmente preso aos costumes ritualísticos que Paulo e Barnabé chegam.
O que o local importa? O que nos importa é que Cristo seja anunciado a toda a criatura, tenhamos essa afirmação em nossas mentes, a fim de que se cumpra em nós o amor do Pai.
E é quando mais fortemente anunciamos o amor de Deus, que somos colocados em frente as trevas. Com Paulo é Barnabé não foi diferente, neste caso deram de fronte com um homem conhecido por Barjesus, também era chamado de Elimas, o mágico. Onde o próprio texto o define como mago, mágico e falso profeta, este homem tentava evitar que o procônsul (a0nqupa/tw) Sérgio Paulo ouvisse que os homens de Deus tinham para ensinar.
Quando pregamos a Cristo, muitas tentaram nos atrapalhar as trevas gritam, para que muitos ouvidos se ensurdeçam, mas a luz que brilha em nos é capaz de dissipar qualquer escuridão e voltar a se fazer luz onde outrora havia escuridão.  Não desista, seja luz!

                          VI. OS CHAMADOS POR DEUS AGEM NO PODER DO ESPÍRITO
Então Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para Elimas e disse: "Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? Saiba agora que a mão do Senhor está contra você, e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo". Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava quem o guiasse pela mão. (Atos 13.9-11)

É neste ponto, que de fato, Saulo assume totalmente seu apostolado, pois Lucas o autor desta carta que no início o chama de Saulo, após a manifestação do Espírito em sua vida, começa a tratá-lo como Paulo. Neste momento Saulo cai e Paulo levanta. O olhar firme para o descaso com a palavra do Senhor, o olhar direto nos que atrapalham a obra do Pai são características dos chamados por Deus. Meu querido amigo e irmão, fiquem firmes, olhem fixamente para os inimigos de Cristo e deixem claro que eles já estão derrotados no nome De Jesus Cristo.
O próprio Paulo o chama de filho do Diabo, uma ligação ao nome do mago: Barjesus (Filho da Salvação) e completa na tradução do original o classificando como todo cheio de engano e de toda falta de escrúpulos. Vivemos em tempos onde o que se mais tem são os filhos do Diabo, homens e mulheres cheios de ódio, rancor, falta de amor e outros - Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5.19-20)
Não fiquemos cegos como este homem, deixemos de vez a nossa cegueira espiritual e caminhemos para Cristo. Não permita que a mão do Senhor pese em sua vida.
Platão dizia: “a pior coisa que pode acontecer a um homem ou a uma mulher é que os seus erros não sejam punidos; porquanto isso conduz à própria corrupção da alma”.

                     VII. OS CHAMADOS POR DEUS RECEBEM UM VALOROSO PRESENTE
O procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com o ensino do Senhor. (Atos 13.12)
[

            Não há maior presente para um servo do Senhor, do que presenciar uma alma entregando-se a Jesus. Foram assim partidas as algemas que Elimas tinha colocado na vida do precônsul, pois devido o sinal que o Espírito Santo operou através da vida de Paulo, que este homem foi conduzido à fé. A reverência para doutrina é o começo a fé, bem como a preparação para mesma. Ao perceber um sinal evidente do poder de Deus, pode-se perceber que Paulo fora enviado por Deus; e assim começou a reverenciar a doutrina cristã, da qual até ali vinha duvidando.
            Deus atualmente fortalece miraculosamente muitas mentes que por muito estiveram encarceradas na escuridão. O fato é que, hodiernamente o homem procura milagres de maquinações e Deus faz com que, de modo incrível o Evangelho chegue, mesmo com inúmeros empecilhos aos corações dos aflitos.
Não sejamos murmuradores contra Deus, e nem o questionemos sobre tal questão, como se nossa situação fosse pior, se ele não mostra diariamente aqueles milagres que tanto desejamos. A alegria do procônsul está ligada à palavra grega e0pisteusen,isto é, ele a partir daquele momento creu, conheceu, compreendeu, teve noção de que Deus operava na vida daqueles homens.
Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.(Tiago 1.2-3)




[1] O Orontes (ou ‘Asi) é um rio que corre nos territórios do Líbano, da Síria e da Turquia. Com nascentes no leste do Vale do Beqaa (Líbano), corre na direção norte, paralelo ao litoral, cruzando o oeste da Síria até desaguar no Mediterrâneo, próximo ao porto turco de Samandağ. Sua extensão total é de 571 km.
Ao longo de seu vale, passaram, ao longo dos séculos, exércitos e tráfego provenientes de ou com destino ao Egito. Às margens do Orontes, travaram-se as batalhas de Kadesh e de Qarqar.
·         A Batalha de Kadesh, que significa sagrado, travou-se entre o Egito (Ramsés II) e o Império Hitita (liderado pelo rei Muwatali), nas margens do rio Orontes, junto à cidade de Kadesh (atual Síria). Sabe-se pelos registros egípcios ter decorrido no 5.º ano de reinado de Ramsés, final de maio, possivelmente, entre os anos de 1312 e 1275 a.C. Os Hititas eram um povo indo-europeu que, no II milênio a.C., fundou um poderoso império na Anatólia central (atual Turquia), cuja queda data dos séculos XIII-XII a.C. Em sua extensão máxima, o Império Hitita compreendia a Anatólia, o norte e o oeste da Mesopotâmia até a Palestina. Os hititas chamavam-se a si próprios Hatti, e a sua capital era Hattusa.
·         A batalha de Kadesh é a mais famosa, pois foi a mais bem documentada batalha do mundo antigo. Travada entre as superpotências do século 13 antes de Cristo.
[2] Cada um dos indivíduos que, não sendo irmãos, mamaram do mesmo leite; irmão de leite.
[3] Governador de uma quarta parte. Acha-se aplicado o termo a Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, a Herodes Filipe, tetrarca da ituréia e Traconites, e a Lisânias, tetrarca da Abilene (Lucas 3.1). Parece que os romanos usavam esse título, nos tempos do NT para designar príncipes tributários, que não tinham suficiente importância para serem chamados reis. Certamente, por cortesia do povo se dava a Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, o título de rei (Mateus 14.9 e Marcos 6.14,22). Herodes Antipas e Herodes Filipe eram filhos de Herodes, o Grande.
[4] Selêucia Piéria foi uma antiga cidade situada na região da Síria, fundada em 300 a.C. pelo rei Seleuco I, a norte da desembocadura do rio Orontes e aos pés das montanhas Piéria. A cidade consolidou-se como o principal porto de mar da Antioquia. Durante as Guerras Sírias a cidade adquiriu grande importância estratégica por ser chave para o controle da Síria. Em 64 a.C. foi ocupada pelas tropas de Pompeu e ficou sob o domínio romano, e posteriormente bizantino. Por volta do século V d.C. a cidade decaiu, e no século VII, com as invasões muçulmanas, ficou arruinada definitivamente. Ficam numerosos vestígios arqueológicos da cidade, perto da atual cidade turca de Samandağ.
[5] Salamina (em grego: Salamina, em grego antigo: Salamís) é uma ilha localizada ao sul de Pireu, antigo porto de Atenas, com cerca de 96 km2 de área e mais de 38 000 habitantes. Foi o local da Batalha de Salamina, o confronto naval decisivo para a Segunda Guerra Médica. Atualmente, não tem a importância econômica ou estratégica de outras eras, e pertence à divisão administrativa da capital grega. O herói mitológico Ajax é apresentado nas lendas gregas como natural de Salamina.
O poeta trágico Eurípedes nasceu em Salamina em 485 a.C..
[6] O procônsul (proconsul, em latim) era o governador de uma província romana.
Na origem, os cargos procuratórios romanos (procônsul, propretor e proquestor) foram uma inovação da República Romana, criados para fornecer generais e governadores provinciais sem a necessidade de eleger mais magistrados a cada ano. Assim, em vez de estabelecer novos cargos de magistratura ordinária para aqueles fins, os romanos preferiam designar cidadãos para agir em nome (pro) de um magistrado eleito. O procônsul agia, portanto, em nome ou no lugar (pro) do cônsul (consul).
[7] Pafos (ou Paphos) é uma cidade portuária no sudoeste da ilha de Chipre, a capital do distrito homônimo. Pafos possui 47,530 habitantes (2001–2005). Era um dos mais célebres centros de peregrinação do antigo mundo grego, pois era onde se pensava ter nascido à deusa grega Afrodite. Foi a capital de Chipre já no tempo das civilizações grega e romana. Em 15 a.C., sofreu um grande terremoto, e foi reconstruída com ajuda de Augusto e do senado romano, com a condição de passar a se chamar Augusta. O apóstolo Paulo de Tarso visitou-a no século I d.C.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...