ATOS 12.1-12
Hodiernamente notamos muitos homens e mulheres
dizendo serem chamados por Deus. O que vimos diariamente, na verdade é um
sistema mercadológico que assombra e destrói a pureza o Evangelho que possui
poder para mudar. Esse mudar não está ligado ao social, mas sim ao, indivíduo.
Jesus enquanto homem, não foi um revolucionário, mas sim um reacionário, alguém
com o papel de mudar as pessoas. Pois, entendamos, que ao mudar o “homem”,
espontaneamente o social mudará.
Todavia, faz necessários homens e mulheres chamados
por Deus, homens e mulheres vocacionados, com atitude e foco no ser humano.
Não, de pessoas chamadas por elas mesmas, falsos profetas e pastores, que usam
da Palavra de Salvação como mecanismo de enriquecimento ilícito. O texto de
Atos, irá nos levar a algumas considerações dos homens que são chamados por
Deus.
I. No primeiro versículo do
capítulo treze de Atos o autor fala da igreja de Antioquia, que é uma cidade,
localizada às margens do rio Orontes[1], que
foi o berço das missões Cristãs. Era conhecida como Antioquia da Síria, a fim
de ser distinguida de Antioquia da Písidia. Esta cidade foi fundada em cerca de
300 a.C. e cresceu a ponto de contar com numerosa população nos tempo de Paulo,
incluindo muitos judeus, os quais desde tempos remotos haviam obtido o direito
de cidadania. E nesta igreja havia profetas e mestres, é aí que aprendemos que
nosso Deus usa a todos sem distinção nenhuma.
1º Barnabé
(Barnaba=j) - Então
José, cognominado pelos apóstolos Barnabé (que, traduzido, é Filho da
consolação), levita, natural de Chipre, (Atos 4.36).
2º Simeão
Chamado Níger (Sumewn – Ni/ger) – a palavra Níger significa
preto, possivelmente seria a cor de sua pele.
3º Lúcio
de Cirene (Lou/kioj o9 Kurhnai=oj) – um dos missionários daquela cidade.
4º Manaém,
colaço[2] de
Herodes o tetrarca[3]
(Manah/n) – seu
nome significa consolador. Foi criado como irmão de criação de Herodes, o
tetrarca, também conhecido como Herodes Antipas, assassino de João Batista - Naquele
tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus, E disse aos seus criados:
Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas
operam nele. (Mateus 14.1-2). Como foi terrível a vida desse homem, em
constante comparação com seu irmão de criação, Herodes!
5º Saulo (Sau=loj) – O fato do nome de Paulo
aparecer em último lugar aqui, como um “mestre”, em constaste com o oficio mais
elevado de “profeta”. Uma forma de Lucas o autor de Atos deixar evidente levante
de Paulo como principal líder da Igreja Cristã.
II. OS
CHAMADOS POR DEUS POSSUEM O SELO DO ESPIRITO SANTO.
Enquanto
adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé
e Saulo para a obra a que os tenho chamado". Atos 13.2
Em Efésios capítulo um versículo, treze Paulo nos
diz: que quando ouvimos a Palavra da verdade, o Evangelho da Salvação e cremos
somos selados pelo Espírito Santo da promessa. No versículo dois do texto base,
vemos que os chamados por Deus oram e derramam suas angústias e sentimentos aos
pés do Senhor. Nenhuma decisão é tomada por outra razão, mas sim, procedente do
trono da Glória. Por isso, quando levantamos um pastor para o pastoreio, o
mesmo, é arguido e oramos por sua vida pedindo que o Senhor derrame sobre ele as
consolações do Espírito Santo.
E depois de incessante
oração e jejum, o Espírito do Senhor fala com aqueles irmãos – separem-me
Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. A palavra grega para
chamado é proskale/w é derivação de duas palavras: prós - (para, com) indica
extensão em direção a um objetivo, com interação implícita ou reciprocidade. A
outra palavra é kaléo – um verbo que significa convocar, chamar, convidar.
Logo, O Espírito Santo chamou Paulo e Barnabé, um chamar com objetivo, uma
convocação que acarreta o cumprimento de uma tarefa - Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi
para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o
que pedirem em meu nome. (João 15.16).
O próprio
Jesus nos escolheu para irmos e falarmos de seu amor, do que Ele é capaz de fazer
se verdadeiramente entregarmos nossas vidas a Ele.
III. OS
CHAMADOS POR DEUS POSSUEM UMA TAREFA ESPECÍFICA.
Assim,
depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram. (Atos 13.3)
Alguns intérpretes
acreditam que neste momento Paulo foi consagrado como apóstolo, mas o próprio
testemunho de Paulo, que é claríssimo, é de que ninguém o chamou para esse
ofício, embora a sua autoridade apostólica tenha sido, por fim, amplamente
conhecida pelos homens - Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por
meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou
dos mortos, (Gálatas 1.1). Neste
caso, Paulo e Barnabé foram consagrados a um novo serviço. É óbvio que não
havia nisso nenhum intuito de fazer de ambos mais do que simples missionários
ungidos para uma tarefa que recebiam, e a imposição de mãos foi um rito formal
que lhes conferia a aprovação e as bênçãos da igreja, a fim de que se atirassem
a campo como representantes oficiais da igreja de Antioquia.
IV. OS
CHAMADOS POR DEUS CONHECEM A OBRA DE DEUS
Enviados
pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia[4] e
dali navegaram para Chipre. Chegando em Salamina[5],
proclamaram a palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João estava com eles como
auxiliar. (Atos 13.4-5)
Quando somos
enviados pelo Espírito Santo de Deus, nada nos detém, somos colocados à
disposição para que a obra do Pai faça-se grande através de nossas vidas. Os missionários,
Paulo e Barnabé partem sem temor algum, pois criam naquele que os enviou - Então lhe
perguntaram: O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus
requer? Jesus respondeu: A obra de Deus
é esta: crer naquele que ele enviou. (João 6.28-29). Esses homens de
Deus conheciam a obra do Pai. Pois, esse trabalho, os mesmos já o tinham em
seus corações, que Cristo é Senhor e Salvador de suas vidas.
Desceram a
Selêucia, um porto da cidade de Antioquia, embarcaram e chegaram a Salamina uma
ilha utilizada como porto de Atena e possuidora de grandes minas de cobre, que Herodes,
o Grande, e outros governantes haviam explorado. Essas minas atraiam muitas
pessoas inclusive os Judeus. Assim uma cidade extremamente idolatra, pois vivia
sobre o domínio helênico, logo, viviam o panteísmo grego. Contudo, os chamados
por Deus, Paulo e Barnabé, pisaram nesta ilha e como texto mesmo diz: Proclamaram
a palavra de Deus, direto nas sinagogas, isto é, sem constrangimento pregavam a
Cristo. É precioso este texto no sentido de ser a primeira viagem missionária
de Paulo, um menino na fé que já enfrentava muitas lutas e é aqui que as
palavras de Paulo em Romanos ficam mais límpidas - Não me envergonho do evangelho, porque é o
poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois
do grego. (Romanos 1.16).
Assim, não impeça a obra de Deus, que é
proclamação de Cristo, pois ao impedi-lá, você deixa claro que não a possui em
seu coração.
V. OS
CHAMADOS POR DEUS SÃO LUZ ONDE HÁ TREVAS
Viajaram
por toda a ilha, até que chegaram a Pafos. Ali encontraram um judeu, chamado
Barjesus, que praticava magia e era falso profeta. Ele era assessor do
procônsul Sérgio Paulo. O procônsul[6],
sendo homem culto, mandou chamar Barnabé e Saulo, porque queria ouvir a palavra
de Deus. Mas Elimas, o mágico (esse é o significado do seu nome) opôs-se a eles
e tentava desviar da fé o procônsul.
(Atos
13.6-8)
Ao terminarem
a obra de Deus na cidade de Salamina não param. Continuaram cumprindo a tarefa
dada por Deus e confirmada por Jesus - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade
edificada sobre um monte; (Mateus 5.14). Como o próprio texto nos
mostra, que eles viajaram por toda a ilha, isto é, se preocuparam de falar com
Jesus a todos sem distinção. Agora, chegaram à ilha de Pafos[7]
uma cidade que é o centro de peregrinação dos gregos, pois acreditavam que a
deusa grega Afrodite teria ali nascido. É a este local, totalmente preso aos
costumes ritualísticos que Paulo e Barnabé chegam.
O que o local importa? O que nos importa é que
Cristo seja anunciado a toda a criatura, tenhamos essa afirmação em nossas
mentes, a fim de que se cumpra em nós o amor do Pai.
E é quando mais fortemente anunciamos o amor de
Deus, que somos colocados em frente as trevas. Com Paulo é Barnabé não foi
diferente, neste caso deram de fronte com um homem conhecido por Barjesus,
também era chamado de Elimas, o mágico. Onde o próprio texto o define como
mago, mágico e falso profeta, este homem tentava evitar que o procônsul (a0nqupa/tw) Sérgio Paulo ouvisse que
os homens de Deus tinham para ensinar.
Quando pregamos a Cristo, muitas tentaram nos
atrapalhar as trevas gritam, para que muitos ouvidos se ensurdeçam, mas a luz
que brilha em nos é capaz de dissipar qualquer escuridão e voltar a se fazer
luz onde outrora havia escuridão. Não
desista, seja luz!
VI. OS
CHAMADOS POR DEUS AGEM NO PODER DO ESPÍRITO
Então
Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para
Elimas e disse: "Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está
cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter
os retos caminhos do Senhor? Saiba agora que a mão do Senhor está contra você,
e você ficará cego e incapaz de ver a luz do sol durante algum tempo".
Imediatamente vieram sobre ele névoa e escuridão, e ele, tateando, procurava
quem o guiasse pela mão. (Atos 13.9-11)
É neste ponto, que de fato, Saulo assume
totalmente seu apostolado, pois Lucas o autor desta carta que no início o chama
de Saulo, após a manifestação do Espírito em sua vida, começa a tratá-lo como
Paulo. Neste momento Saulo cai e Paulo levanta. O olhar firme para o descaso
com a palavra do Senhor, o olhar direto nos que atrapalham a obra do Pai são
características dos chamados por Deus. Meu querido amigo e irmão, fiquem firmes,
olhem fixamente para os inimigos de Cristo e deixem claro que eles já estão
derrotados no nome De Jesus Cristo.
O próprio Paulo o chama de filho do Diabo, uma
ligação ao nome do mago: Barjesus (Filho da Salvação) e completa na tradução do
original o classificando como todo cheio de engano e de toda falta de
escrúpulos. Vivemos em tempos onde o que se mais tem são os filhos do Diabo,
homens e mulheres cheios de ódio, rancor, falta de amor e outros - Sabemos que somos
de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. Sabemos também que o
Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o
Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus
Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5.19-20)
Não fiquemos cegos como este homem, deixemos de
vez a nossa cegueira espiritual e caminhemos para Cristo. Não permita que a mão
do Senhor pese em sua vida.
Platão dizia: “a pior coisa que pode acontecer a
um homem ou a uma mulher é que os seus erros não sejam punidos; porquanto isso
conduz à própria corrupção da alma”.
VII. OS
CHAMADOS POR DEUS RECEBEM UM VALOROSO PRESENTE
O
procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, profundamente impressionado com
o ensino do Senhor. (Atos 13.12)
[
Não há maior
presente para um servo do Senhor, do que presenciar uma alma entregando-se a
Jesus. Foram assim partidas as algemas que Elimas tinha colocado na vida do
precônsul, pois devido o sinal que o Espírito Santo operou através da vida de
Paulo, que este homem foi conduzido à fé. A reverência para doutrina é o começo
a fé, bem como a preparação para mesma. Ao perceber um sinal evidente do poder
de Deus, pode-se perceber que Paulo fora enviado por Deus; e assim começou a
reverenciar a doutrina cristã, da qual até ali vinha duvidando.
Deus
atualmente fortalece miraculosamente muitas mentes que por muito estiveram
encarceradas na escuridão. O fato é que, hodiernamente o homem procura milagres
de maquinações e Deus faz com que, de modo incrível o Evangelho chegue, mesmo
com inúmeros empecilhos aos corações dos aflitos.
Não sejamos murmuradores contra Deus, e nem o
questionemos sobre tal questão, como se nossa situação fosse pior, se ele não
mostra diariamente aqueles milagres que tanto desejamos. A alegria do procônsul
está ligada à palavra grega e0pisteusen,isto é, ele a partir daquele momento creu, conheceu,
compreendeu, teve noção de que Deus operava na vida daqueles homens.
Meus irmãos,
considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.(Tiago 1.2-3)
[1]
O Orontes (ou ‘Asi) é um rio que corre nos territórios do Líbano, da Síria e da
Turquia. Com nascentes no leste do Vale do Beqaa (Líbano), corre na direção
norte, paralelo ao litoral, cruzando o oeste da Síria até desaguar no
Mediterrâneo, próximo ao porto turco de Samandağ. Sua extensão total é de 571
km.
Ao longo de seu vale,
passaram, ao longo dos séculos, exércitos e tráfego provenientes de ou com
destino ao Egito. Às margens do Orontes, travaram-se as batalhas de Kadesh e de
Qarqar.
·
A Batalha de Kadesh, que significa sagrado,
travou-se entre o Egito (Ramsés II) e o Império Hitita (liderado pelo
rei Muwatali), nas margens do rio Orontes, junto à cidade de Kadesh (atual
Síria). Sabe-se pelos registros egípcios ter decorrido no 5.º ano de reinado de
Ramsés, final de maio, possivelmente, entre os anos de 1312 e 1275 a.C. Os
Hititas eram um povo indo-europeu que, no II milênio a.C., fundou um poderoso
império na Anatólia central (atual Turquia), cuja queda data dos séculos
XIII-XII a.C. Em sua extensão máxima, o Império Hitita compreendia a Anatólia,
o norte e o oeste da Mesopotâmia até a Palestina. Os hititas chamavam-se a si
próprios Hatti, e a sua capital era Hattusa.
·
A batalha de Kadesh é a mais famosa, pois foi a
mais bem documentada batalha do mundo antigo. Travada entre as superpotências
do século 13 antes de Cristo.
[2]
Cada um dos indivíduos que, não sendo irmãos, mamaram do mesmo leite; irmão de
leite.
[3]
Governador de uma quarta parte. Acha-se aplicado o termo a Herodes Antipas,
tetrarca da Galiléia, a Herodes Filipe, tetrarca da ituréia e Traconites, e a
Lisânias, tetrarca da Abilene (Lucas 3.1). Parece que os romanos usavam esse
título, nos tempos do NT para designar príncipes tributários, que não tinham
suficiente importância para serem chamados reis. Certamente, por cortesia do
povo se dava a Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, o título de rei (Mateus
14.9 e Marcos 6.14,22). Herodes Antipas e Herodes Filipe eram filhos de
Herodes, o Grande.
[4]
Selêucia Piéria foi uma antiga cidade situada na região da Síria, fundada em
300 a.C. pelo rei Seleuco I, a norte da desembocadura do rio Orontes e aos pés
das montanhas Piéria. A cidade consolidou-se como o principal porto de mar da
Antioquia. Durante as Guerras Sírias a cidade adquiriu grande importância estratégica
por ser chave para o controle da Síria. Em 64 a.C. foi ocupada pelas tropas de
Pompeu e ficou sob o domínio romano, e posteriormente bizantino. Por volta do
século V d.C. a cidade decaiu, e no século VII, com as invasões muçulmanas,
ficou arruinada definitivamente. Ficam numerosos vestígios arqueológicos da
cidade, perto da atual cidade turca de Samandağ.
[5]
Salamina (em grego: Salamina, em grego
antigo: Salamís) é uma ilha localizada ao sul de Pireu, antigo porto de
Atenas, com cerca de 96 km2 de área e mais de 38 000 habitantes. Foi
o local da Batalha de Salamina, o confronto naval decisivo para a Segunda
Guerra Médica. Atualmente, não tem a importância econômica ou estratégica de
outras eras, e pertence à divisão administrativa da capital grega. O herói
mitológico Ajax é apresentado nas lendas gregas como natural de Salamina.
O poeta trágico Eurípedes
nasceu em Salamina em 485 a.C..
[6]
O procônsul (proconsul, em latim) era o governador de uma província romana.
Na origem, os cargos
procuratórios romanos (procônsul, propretor e proquestor) foram uma inovação da
República Romana, criados para fornecer generais e governadores provinciais sem
a necessidade de eleger mais magistrados a cada ano. Assim, em vez de
estabelecer novos cargos de magistratura ordinária para aqueles fins, os
romanos preferiam designar cidadãos para agir em nome (pro) de um magistrado
eleito. O procônsul agia, portanto, em nome ou no lugar (pro) do cônsul
(consul).
[7]
Pafos (ou Paphos) é uma cidade portuária no sudoeste da ilha de Chipre, a
capital do distrito homônimo. Pafos possui 47,530 habitantes (2001–2005). Era
um dos mais célebres centros de peregrinação do antigo mundo grego, pois era
onde se pensava ter nascido à deusa grega Afrodite. Foi a capital de Chipre já
no tempo das civilizações grega e romana. Em 15 a.C., sofreu um grande terremoto,
e foi reconstruída com ajuda de Augusto e do senado romano, com a condição de
passar a se chamar Augusta. O apóstolo Paulo de Tarso visitou-a no século I
d.C.