domingo, 1 de janeiro de 2017

ANO NOVO, GUARDA-ROUPA NOVO!


CULTO DE VIGÍLIA – IBMV - 31/12/2016

"εἴ γε αὐτὸν ἠκούσατε καὶ ἐν αὐτῷ ἐδιδάχθητε, καθώς ἐστιν ἀλήθεια ἐν τῷ Ἰησοῦ, ἀποθέσθαι ὑμᾶς κατὰ τὴν προτέραν ἀναστροφὴν τὸν παλαιὸν ἄνθρωπον τὸν φθειρόμενον κατὰ τὰς ἐπιθυμίας τῆς ἀπάτης, ἀνανεοῦσθαι δὲ τῷ πνεύματι τοῦ νοὸς ὑμῶν καὶ ἐνδύσασθαι τὸν καινὸν ἄνθρωπον τὸν κατὰ θεὸν κτισθέντα ἐν δικαιοσύνῃ καὶ ὁσιότητι τῆς ἀληθείας." (Efesious d.ka-kd)
              Para muitos o ano não será novo. Acontecerá tudo o que já vinha acontecendo! É o caso da Síria, um país destruído pela guerra civil, com centenas de refugiados espalhados pelo globo, um povo sem nação.
              Para nós que não passamos por esse tormento, algumas coisas mudaremos como fazer dieta, participar das atividades da igreja, estudar, casar, etc.. Mas isso tudo é ilusório e temporal, na verdade isso satisfações de nossa carne, são desejos egoístas e sem caráter de mudança. Nada se transforma se primeiro não haver em nós uma verdadeira revolução. Do latim revolutìo, ónis: ato de revolver, isto é, retorcer. Quando algo em mim me faz retorcer, me faz perder o sentido, me incomoda ao ponto de tomar uma ação afim de aquilo acabe. O melhor exemplo é o vômito, quando comemos alguma coisa que não nos faz bem no estômago se retorce e precisamos colocar tudo para fora.
Gostaria que nesta noite, ao invés de nós fazermos promessas vazias e sem sentido, façamos uma revolução em nós mesmo e expulsemos aquilo que nós faz mão e assim começando um ano novo com vida nova. Aristóteles disse: “Sendo assim, as revoluções não tem relação com as pequenas questões, mas nascem de pequenas questões e põem em jogo grandes questões”. Pode parecer pequeno, ou ate insignificante para nós, mas no fim nos colocará em grandes embates e vitórias.
De fato, vocês ouviram falar dele, e nele foram ensinados de acordo com a verdade que está em Jesus. Efésios 4.21. Se a verdade está em Jesus vamos aprender, com a verdade.
AVALIE O SEU GUARDA-ROUPA INTERIOR
Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, (Efésios 4.22).
              Paulo usa o verbo grego apotiqhmi, no original grego está no infinitivo imperativo. Mas, o verbo deste versículo e do segundo estão na conjunção verbal do grego chamado aoristo – em grego, significa sem limite. Numa tradução mais livre, significa indefinido ou indeterminado. O aoristo indica uma ação verbal ou acontecimento, sem definir absolutamente o seu tempo de duração, ou sem definir com precisão o tempo em que a ação ocorreu. Indica ainda ações que não podem ser caracterizadas como ocorridas num momento determinado do tempo. A ação ocorre uma única vez, de uma vez por todas.
              Assim, Paulo usa a palavra grega que traduzido significa colocar de lado, retirar do caminho. Mas essa ação precisar deita uma única vez e não ser repetida. Quando você e eu arrumarmos nosso “quartinho de bagunça” temos que jogar fora tudo que nos atrapalha e nunca mais deixar nada de velho lá entrar.
              Jesus ensinou que devemos renovar completamente nossas vidas e não apenas fazer remendos, ensinando que “ninguém tira um pedaço dum vestido novo para cosê-lo em vestido velho, pois que romperá o novo e o remendo não condiz com o velho” (Lucas 5.36). Deus não quer costurar reparos em nossos corações, mas renovar completamente tirando o coração de pedra e dando um novo coração de carne sensível ao Espírito de Deus (Ezequiel 36.26).
              Neste novo ano não remende sua vida com Deus, não tente dar um jeitinho, comece um novo ano e uma vida nova com Deus.
RENOVE SEU GUARDA-ROUPA INTERIOR.
“e vos renoveis no espírito do vosso entendimento," (Efésios 4.23).
Agora Paulo nós dá uma aula de psicologia, nos jogamos fora quilo que nos atrapalhava que era velho, contudo nos é colocado agora uma posição de renovar nosso entendimento, isto é, a palavra grega ananeow significa restaurar a vida, tornar-se jovem novamente. Paulo nos convida a todo dia renovar nosso entendimento, senso assim, ficaremos mais atentos às coisas que entrar em nosso guarda-roupa é uma mudança perpetua e não de um dia para outro, mas algo de definitivo e continua em nossas vidas.
              O Evangelho não quer arrumar o velho ele quer manter o novo sempre aperfeiçoado. Jesus disse que conhecendo a verdade, ela nos libertaria. Jesus pode tornar o velho em novo e mantê-lo sempre novo.
DESFRUTE DE SEU NOVO GUARDA-ROUPA
“e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” (Efésios 4.24).
              O verbo grego aqui é enduow, significa entrar dentro, depois da limpeza, da atualização, use sua roupa nova, mostre neste novo ano que você é filho do Deus Altíssimo. O que é novo não é reforma do velho homem, e, sim, algo inteiramente novo, um novo nascimento, uma nova criação. O novo homem é vestido, mas não sobre o velho homem, pois é despido. E então aparece uma criação inteiramente nova, um homem convertido, que é nascido no reino celeste, a fim de com partilhar da imagem e da natureza de Cristo, para que seja uma nova espécie de ser uma nova criação.
              É agora a oportunidade de começar um ano novo, contudo novo! Termino com um singelo poema intitulado “de repente”.
De repente num momento fugaz,
os fogos tilintam apressadamente
que o ano novo está presente
e o ano velho ficou para trás.

De repente, num instante fugaz,
Os sorrisos se cruzam
e o rancor e o ódio encontram paz .

De repente, os olhos se cruzam,
as mãos se entrelaçam
e os seres humanos,
num abraço caloroso,
num só pensamento,
exprimem um só desejo
e uma só aspiração:
PAZ e AMOR.

De repente, não importa a nação;
não importa a língua,
não importa a cor,
não importa a origem,
porque sendo humanos e descendentes de um só Pai,
lembramos-nos apenas de um substantivo: AMOR.

De repente, esquecemos e lembramos-nos do futuro venturoso,

e de como é bom viver com nosso SAVADOR

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...