quarta-feira, 10 de julho de 2013

SER MISSIONÁRIO - FINAL

3º. UM MISSIONÁRIO POSSUI CARÁTER IRREPREENSÍVEL
“Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes.  E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós,  exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória. " (1 Tessalonicenses 2.10-12)
     Paulo define neste momento o caráter missionário, e para tal, ele utiliza-se de três adjetivos que precisam fazer parte do ministério missionário: piedoso (οσιως - hosios), o interessante é que Paulo usa esta palavra somente na carta para os Tessalonicenses, em nenhuma outra parte do Novo Testamento encontraremos esta expressão, que significa proceder de modo santo, isto é, Paulo e sua equipe estavam demonstrando que o seu proceder era santo, um proceder que vinha de Deus, e que os irmãos podiam estar seguros quanto o que eles faziam e conforme procediam.
     Paulo deixa claro a conduta de seu ministério. Um ministério missionário precisa ser santo, com um proceder digno e honroso diante de Deus e dos homens, porque a avaliação de seu caráter não é aferida pelo que você fala, mas sim, pelo o que você faz.
     Ser piedoso, exercer piedade é fundamental para um missionário, já dizia o filósofo, Teólogo e escritor alemão Friedrich Nietzsche: “A piedade não assenta em máximas, mas em emoções: ela é patológica. A dor dos outros contamina-nos. A piedade é contagiosa”.
     Agora, Paulo deixa claro que ele e sua equipe agem de forma justa (δικαιως – dikaios). Justiça é dar eficácia e precisão na divulgação das Boas Novas.
     Enfim, Paulo diz que seu proceder é irrepreensível (αμεμπτως – amemptos), isto é, de tal forma que não existe razão para censura. Paulo traz a memória dos irmãos, que mesmo ultrajado e maltratado em Filipos, seu falo era real e verdadeiro, nada nele havia de errado. O missionário é irrepreensível, sua conduta não transmite nenhuma censura ou erro.
     Percebemos então, que Paulo deixa claro que seu ministério, o nosso ministério missionário, precisa ter as qualidades de Deus em Cristo, qualidades essas de um Deus piedoso - “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. (I João 4.8), de um Deus Justo - "Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras." (Salmos 145.17) e de um Deus irrepreensível - "O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam." (II Samuel 22.31).
     Que em Cristo Jesus (Xristoj Ihsouj – Christos Iesous – O Messias Jesus) sejamos missionários de suas Boas Novas, para tal tarefa precisamos ser valentes, amar e termos um caráter sem mácula, pois não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim...

Que Deus, derrame seu amor em nós através de seu filho, o que nos tirou das trevas da perdição Jesus Cristo. Amém!

terça-feira, 9 de julho de 2013

SER MISSIONÁRIO - PARTE 3

2º. O MISSIONÁRIO AMA
“assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós."
(1 Tessalonicenses 2.8)
Um missionário não importa com sua vida, pois o amor pelo próximo é constante e imenso. O sentimento de Paulo aqui pelos Tessalonicenses, é parecido como de uma mãe que esta disposta a sacrificar a própria vida pelos seus filhos, assim como Cristo, que se dispõe a entregar a própria vida por aqueles que nasceriam de novo na família de Deus. “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20.28)
Nota-se que Paulo os chama de amados, do grego agapetos que significa: amados, estimados, queridos, favoritos, dignos ou merecedores de amor. Paulo nutria todos esses sentimentos por aquela igreja. Colocar a obra de Deus como alvo constante em sua vida, é a maior demonstração e amor que um missionário pode mostrar. Paulo demonstra seu amor pelo os irmãos de Tessalônica, porém o amor pelo reino era vivo e vibrante dentro do coração de Paulo, Silas e Timóteo.

Sentir o amor do Reino de Deus em seu coração é sentir a necessidade de compartilhar este amor com outros. Termino este ponto usando uma frase celebre de Jonh Piper: "Onde há paixão fraca por Deus, o zelo para Missões também estará fraco”.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...