sábado, 11 de maio de 2013

AS DUAS MÃES



1 REIS 3.16-27
     O texto relata a história de duas prostitutas, que tinham esta profissão e eram mães. Para entendermos precisamos estudar a palavra prostituição, que em hebraico significa (hnfzf – zanah) que comete adultério, fornicação, impropérios sexuais. Em grego significa (porneuo – porneuo), o mesmo sentido do hebraico. O conceito de prostituta no dicionário da língua portuguesa é – homem ou mulher que se utilizam de práticas sexuais para ganhar dinheiro, bens ou favores.
     Exercer prostituição nos tempos bíblicos era muito complicado, pois a prostituta não podia entrar no templo de Deus, não podia praticar seus sacrifícios como o costume. Estas pessoas viviam em templos de deuses como Vênus[1], Astorete[2], Baal[3] e outros. Normalmente eram estrangeiras, e o povo de Israel não se misturava e não podia ter prostitutas dentro de Israel, visto que era considerado crime de morte - “Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera. O homem que se deitar com a mulher de seu pai terá descoberto a nudez de seu pai; ambos serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles. Se um homem se deitar com a nora, ambos serão mortos; fizeram confusão; o seu sangue cairá sobre eles. Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse mulher, ambos praticaram coisa abominável; serão mortos; o seu sangue cairá sobre eles." (Levítico 20.10-13).
O fato é que Salomão as recebeu, e neste momento já percebemos que Salomão era um rei muito sábio, mas dado a se envolver com estrangeiras, uma vez que não havia prostitutas em Israel, contudo estas questões de Salomão não vêm ao encontro desta mensagem. As prostitutas trabalhavam diuturnamente, tinham pouco tempo para descansar, mas estas duas senhoras tinham ainda menos, pois cuidavam dos filhos.
O que está em questão é que uma delas negligenciou o cuidado com o filho recém-nascido, enquanto dormia rolou sobre a criança e a matou. Muitas mães em nossos dias têm se descuidado de seus filhos, muitas estão levando os filhos a morte, e outras os entregando a própria sorte. Alguém podia dizer que ela estava cansada, por ter passado a noite toda se prostituindo para dar de comer ao filho, contudo irmãos e amigos não dá a ela o direito de matar o próprio filho. Quantas mães passam noites sem dormir a beira do berço olhando se o filho está tendo um sono tranquilo, e quando o filho fica doente? Inúmeras mães ficam noites e mais noites sem dormir enquanto o filho não melhora, não há sono que venha.
Nosso país precisa de mães atentas e corajosas, vivemos em tempo em que o diabo mudou seu foco, ele está indo para cima de nossos filhos, porque ele descobriu que a criança é o futuro, destruindo o futuro eu não tenho presente. Por isso mamães e papais fiquem atentos! Como a mãe que não rodou sobre o filho, creio eu que ela ficou paradinha a noite toda na mesma posição, acredito que ela até tentou respirar em silêncio para se quer atrapalhar o sono do seu bebê. Cuidar bem de seu filho é cuidar do reino de Deus, pois como Jesus disse - “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus." (Mateus 19.14). Amigos e irmãos o diabo sabe disso, ele conhece muito bem a Bíblia, cuide de seu filho, ame-o, ensine-o a amar para que ele ame outros, porque só se ensina aquilo que foi ensinado.
Vendo isso percebo o amor imenso daquela mãe, quando o Rei Salomão pede a espada para partir a criança em duas partes. Ela preferiu ver o filho com outra pessoa do que morto, o seu amor por seu filho foi indescritível, um amor que Jesus nos ensinou - “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15.12) Jesus nos ama como aquela mamãe amou seu filhinho, Cristo preferiu morrer a nos ver mortos, optou por carregar meus pecados na cruz para que eu não os carregasse. Amou-nos de tal maneira, isto é, sem explicação, sem compreensão.
Neste dia das mães, todas as mamães esperam ser homenageadas por seus filhos, e é real e verdadeira esta homenagem, pois todas as mamães merecem, entretanto creio eu que o maior presente que uma mãe posso receber de seu filho é ouvi-lo dizer – “mamãe eu me entreguei de corpo e alma para Jesus!”. Que neste dia das mães, recebamos o maior presente que um filho possa dar, Jesus Cristo, aquele que sangrou na cruz e nos tirou das trevas do pecado e nos permitiu andarmos em paz e sem pecado. “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.” (1 João 3.6)


[1] Vênus é a deusa do panteão romano, equivalente a Afrodite no panteão grego, cujo nome vem acompanhado, por vezes, de epítetos como "Citereia" já que, quando do nascimento, teria passado por Citera, onde era adorada sob este nome. O mito do nascimento conta que surgiu de dentro de uma concha de madrepérola, tendo sido gerada pelas espumas (aphros, em grego). Em outra versão, é filha de Júpiter e Dione. Era considerada esposa de Vulcano, o deus manco, mas mantinha uma relação adúltera com Marte.
Vênus foi uma das divindades mais veneradas entre os antigos, sobretudo na cidade de Pafos, onde o templo era admirável. Tinha um olhar vago, e cultuava-se o zanago dos olhos como ideal da beleza feminina. Possuía um carro puxado por cisnes.
Vénus possui muitas formas de representação artística, desde a clássica (greco-romana) até às modernas, passando pela renascentista. É de uma anatomia divinal, daí ser considerada pelos antigos gregos e romanos como a deusa do erotismo, da beleza e do amor.
Os romanos consideravam-se descendentes da deusa pelo lado de Eneias, o fundador mítico da raça romana, que era filho de Vénus com o mortal Anquises.
Na epopeia Os Lusíadas, Luís de Camões apresenta a deusa como a principal incentivadora dos heróis portugueses.

[2] Uma deusa dos cananeus, considerada a esposa de Baal. Astorete é frequentemente representada na forma de figura feminina desnuda, com órgãos sexuais rudemente exagerados. A adoração desta deusa achava-se muito difundida entre diversos povos da antiguidade, e o nome Astorete era comum, em uma forma ou outra. Seu nome grego é Astarte (ou Astartéia). Entre os filisteus, Astorete evidentemente era encarada como deusa da guerra, conforme indicado pelo fato de que a armadura do derrotado Rei Saul foi colocada no templo das imagens de Astorete. (1SAMUEL 31.10) Pelo visto, porém, Astorete era principalmente uma deusa da fertilidade. A parte mais destacada da sua adoração consistia em orgias sexuais nos templos ou nos altos devotados à adoração de Baal, onde homens e mulheres serviam por prostituir-se. — Veja CANAÃ, CANANEU N.° 2 (Conquista de Canaã por Israel).
A adoração de Astorete existia possivelmente em Canaã já desde o tempo de Abraão, pois uma das cidades ali era chamada “Asterote-Carnaim”. (Gênesis 14.5) Também é mencionada na Escritura a cidade de Astarote, morada do gigante Rei Ogue de Basã. Seu nome indicaria que esta cidade talvez fosse centro de adoração de Astorete. — Deuteronômio 1.4; Josué 9.10; 12.4.
A forma singular ʽash·tó·reth (Astorete) aparece primeiramente na Bíblia com referência ao desvio do Rei Salomão, perto do fim de seu reinado. Naquele tempo, os israelitas começaram a adorar a Astorete dos sidônios. (1REIS 11.5, 33) A única outra ocorrência da forma singular se acha relacionada com a derrubada, por parte do Rei Josias, dos altos que Salomão construíra para Astorete e outras deidades. (2REIS 23.13)

[3] Baal, em hebraico, significa ‘senhor’, ‘patrão’ ou ‘marido’. Contudo, na maioria das vezes o vocábulo é usado na Bíblica como um nome próprio, em referência a uma divindade particular, ou seja, a Adad, o deus semítico ocidental do vento e da tempestade, o deus mais importante dos cananeus. Apesar dessa definição, no Antigo Testamento se usa muitas vezes o termo ‘baalim’, o plural de ‘baal’ (veja 1Reis 18,18). Isso prova que se distinguiam diversos deuses com o nome de Baal. De fato, em 1Reis 18, no Monte Carmelo, Baal é identificado provavelmente com o deus Melkart, deus da cidade de Tiro.
Através da Bíblia não sabemos muito sobre Baal. A única coisa evidente era que o culto a este deus ameaçava a fé do povo de Deus.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

MEUS PLANOS


OUVINDO DEUS!



ANÁLISE 1 Reis 2.3

"E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores." 
 (I Reis 2.3) João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida

  ושׁמרת  את  משׁמרת  יהוה  אלהיך  ללכת     
  בדרכיו  לשׁמר חקתיו מצותיו  ומשׁפטיו  ועדותיו  ככתוב  בתורת  משׁה למען  תשׂכיל  את  כל  אשׁר  תעשׂה  ואת  כל  אשׁר  תפנה  שׁם׃
 
SHAMAR (rm;v;(- qual completo 3º pessoa do singular- guardar, proteger, cuidar, preservar).
Ta, (Indica que a palavra seguinte é o objeto direto da frase). Não tem tradução e em alguns casos pode ser usado como preposição a.
MISHMERETH (Preceitos, objetivos, ensinamentos).
YAVEH (SENHOR, Jeová).
ELOHIYM (Deus supremo, Todo Poderoso).
HALAK [tk,l,l;((preposição l;(com verbo %l;h;(- andar, seguir, aderir, morrer].
DEREK (Caminho, curso da vida, modo de vida, ação).
CHUQAH (Estatutos, procedimentos, ordenança).
MITSVAH (encargo mandamento, direito reivindicação).
MISHPAT (decisão legal, Juízo, lei).
EDUTH (Testemunho).
KATHAB (bt;k;(,qual completo 1º pessoa do singular, verbo escrever).
TORAH (Lei – O Pentateuco).
MOSHEH (Moisés)- a palavra hebraica mosheh, provavelmente é uma forma do termo egípcio masu, que significa criança filho. A palavra mashah em hebraico significa retirar. E os hebreus fizeram então um jogo de palavras.
SAKAL [verbo lk;v;(3º pessoa do singular (paz, felicidade, abundância, prosperidade, sucesso)]
ASAH (hv;(c;(,3º pessoa do singular – fazer, transformar , colocar,elaborar, preparar, realizar, executar, agir intervir).
PANAH (face)
(I Reis 2.3) Traduzido por Luciano Garcia de Sousa em cumprimento das exigências da matéria de Hebraico “Preserve as leis do SENHOR nosso Deus, para seguir nos seus caminhos, para guardares todos os seus mandamentos, seus juízos e seus testemunhos que estão escritos na lei de Moisés, para que tenha sucesso em tudo que realizar e por onde enxergarem sua face.”
(I Reis 2.3) VIVA “Obedeça às leis de Deus, e siga todos os caminhos que Ele manda seguir; guarde todos os mandamentos divinos escritos na lei de Moisés, de modo que você seja bem sucedido em tudo quanto fizer, e por onde quer que vá.”.
(I Reis 2.3) NTLH “E faça aquilo que o SENHOR, seu Deus, manda. Obedeça a todas as suas leis e mandamentos, como estão escritos na Lei de Moisés. Assim você será bem sucedido aonde quer que for e em tudo o que fizer.”
(I Kings 2.3) KING JAMES  “And keep the charge of the LORD thy God, to walk in his ways, to keep his statutes, and his commandments, and his judgments, and his testimonies, as it is written in the law of Moses, that thou mayest prosper in all that thou doest, and whithersoever thou turnest thyself:”

COMPARAÇÃO TEXTUAL
As três versões enfatizam a necessidade de cuidar e guardar as leis do SENHOR, uma vida feliz se todos estes ensinamentos forem guardados. Porém, algo me chamou atenção quando traduzia a última palavra, ou melhor, a última frase onde todas as versões colocavam: “por onde que quer fores, por onde quer que vá”, a palavra em hebraico é panah que significa face, acredito que Davi falava com seu filho para que toda a Israel pudesse enxergar em seu rosto o resplendor de Deus como Moisés no deserto quando falara com Deus.

CONCLUSÃO DO TEXTO TRADUZIDO
     Davi enfatizou a Salomão a necessidade de fazer de Deus e de suas leis o centro de sua vida pessoal e de seu governo, a fim de preservar o reino, conforme a promessa do Senhor.

Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.  Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre. (II Samuel 7. 12-13)  
 

Davi também mostra a seu filho que o rei, andando com Deus pode ir a qualquer lugar, pois sua face resplandece o amor e as promessas do nosso Deus. Como Davi ensinou a seu filho nós também podemos aprender, ouvindo agora do nosso Deus que se andarmos verdadeiramente com Ele, se nos agarramos em suas promessas, todos que nos olharem verão o verdadeiro Cristo morto e ressurreto, nossa face brilhará de satisfação e gozo espiritual. "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo." (II Coríntios 4.6).

                                 

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...