“...Será
que Adão tinha umbigo? Vale a pena observar que alguns criacionistas modernos,
incluindo Ken Ham (por cujo trabalho tenho o maior respeito), acreditam que a
resposta seja não, porque o umbigo
é uma cicatriz do cordão umbilical, e um
ser criado – não gerado - não teria porque ter essa cicatriz. A questão sobre o
fato de Adão ter ou não umbigo pode soar fútil, mas na Idade Média e no
Renascimento isso era um tema de debate frequente. Artistas que pintaram Adão e
Eva no Éden se deparavam com um dilema teológico: nossos primeiros ancestrais
deveriam ser retratados com umbigo ou não? Não foram poucos os artistas que
resolveram o problema pintando folhas bastante grandes para cobrir até a região
do umbigo. Mas em seu famoso quadro que é a peça central do teto da Capela
Sistina, Michelangelo deu a Adão um umbigo impressionante. E foi duramente
criticado por isso por alguns dos teólogos mais severos de seu tempo. Mas seria
tão extremo assim pensar que Deus pudesse ter criado Adão com umbigo? Afinal de
contas, o umbigo é uma parte integrante da anatomia humana. A estrutura de
nossos músculos abdominais é projetada para acomodar um umbigo. Não consigo
pensar em nenhuma razão necessária, teológica ou bíblica, para que Adão e Eva
não tivessem umbigos. Nossos patriarcas pareciam adultos normais em todos os
aspectos. Provavelmente tinham calos para proteger as solas de seus pés como
todos os adultos e seus dentes eram regulares, como se fossem utilizados
normalmente, e não afiados, como se nunca tivessem sido utilizados. É claro,
toda a questão envolvendo o fato de Adão e Eva terem ou não umbigos (ou calos,
ou dentes regulares) é meramente especulativa. As Escrituras simplesmente não
se referem ao assunto. Portanto, embora o assunto ainda seja intrigante, não há
necessidade de reviver um debate tão trivial com intensidade medieval. Continua
o fato, no entanto, de que Adão tinha muitas características associadas à
maturidade. Ele não foi criado como embrião nem como bebê. Ele era um homem
completamente crescido. Não há motivo para duvidar que tivesse essas
características normais de adultos...”[1].
"χριστω συνεσταυρωμαι ζω δε ουκετι εγω ζη δε εν εμοι χριστος ο δε νυν ζω εν σαρκι εν πιστει ζω τη του υιου του θεου του αγαπησαντος με και παραδοντος εαυτον υπερ εμου" (Gálatas 2.20)
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