sábado, 16 de julho de 2016

APRENDENDO A VIVER EM SOCIEDADE


ÊXODO 20.1-17
O rabino judeu e espanhol Abraham ben Meir ibn Ezra (1092-1167), uma vez relatou uma pergunta que lhe foi dirigida por outro estudioso da Torah, o rabino Yehuda Halevi: Porque Deus se definiu como Aquele que nos tirou da terra do Egito, da casa da servidão?. De fato, parece que o título mais apropriado para Deus seria "Deus, o criador do universo". Definir Deus como o criador o identifica como responsável por fazer com que todas as coisas existam, enquanto que "Aquele que nos tirou da terra do Egito", parece indicar que Ele seria responsável por apenas um único evento na história. O rabino judeu francês Rashi (1040 – 1105), sensível a esta dificuldade, fez o seguinte comentário: "kedai hi hahotsa'ah shetihiyu mishubadim li", "Tirar-nos para fora do Egito é motivo suficiente para servirmos a Deus".
É evidente que nosso olhar ocidental não é capaz de compreender a eficácia deste capítulo na vida daquele povo, mas nos faz refletir em uma organização social, onde, o Deus criador, o Todo Poderoso e agora Pai precisa deixar claro que Israel havia se tornado uma nação e por isso, faz necessário ter um padrão para que possam viver em harmonia, para que não haja nenhum sinal de outra pseudo sociedade.
E é factual dizer que os israelitas viviam no Egito com uma cultura forte e politeísta. A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida. 
A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida.  Cada cidade possuía um deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.
Bem, agora vemos um povo iniciando uma caminhada até a terra prometida e precisavam de uma orientação para conseguir viver juntos e essa mesma orientação é nos dada, pois é um decreto divino, eterno e é a Palavra de Deus, é uma ordem do Todo poderoso, ela não pode ser revogada e nem alterada, mas sim cumprida. O decálogo foi dado para trazer paz entre a nação. Se hodiernamente seguirmos esses estatutos seremos felizes e teremos uma sociedade, mas coesa.


UMA SOCIEDADE PRECISA DEIXAR DEUS FALAR.
“Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”
O texto começa deixando claro que agora é Deus falando sem a mediação de Moisés, sem sua interlocução. Deus está deixando sua voz audível a todos, passa então a não ser mais um Deus que salva, mas um Pai, um ser pessoal que fala e interage com os seus. Começa um diálogo mostrando seu interesse em não mais falar com escravos, mas com homens livres, fora de um sistema aprisionador e que cega. Pois, a última sentença é forte, casa da servidão, isto é, vocês construíram suas casas, vocês criaram raízes em um local onde nunca deixaram de ser escravos. Vocês são, seus filhos irão ser, seus netos e toda sua geração.
Precisamos deixar Deus falar, precisamos ouvir a voz de Deus em nossos corações – “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável”. (Provérbios 28.9). Estamos tão cheios de nós mesmos que paramos de perceber e de ouvir ao Pai. È uma nova geração que está ao nosso redor, denominada “Z” Eles não conheceram o mundo sem internet, não diferenciam a vida online da off-line e querem tudo para agora. São críticos, dinâmicos, exigentes, sabem o que querem, autoditadas, não gostam das hierarquias nem de horários poucos flexíveis.
O fato é, que eles precisam compreender que mesmo eles estão sujeitos à direção e orientação do Pai.
UMA SOCIEDADE PRECISA SER MONOTEÍSTA.
“Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20.3).
Israel precisava abandonar o politeísmo Egípcio, precisava aniquilar qualquer rastro de outra divindade que não fosse Javé. E isso, não envolve a mera crença em Deus, mas, sim, a dedicação a Deus, em obediência. Quando Jesus nos ensinou orar declarou que Deus seu Pai era o único em sua vida – Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; (Mateus 6.9). Contudo, vivemos atualmente o niilismo, para seus seguidores toda e qualquer possibilidade de sentido, de significação da existência humana, inexiste. Não há forma alguma de se responder às questões levantadas pelo Homem. Eles desprezam convenções, verdades absolutas, normas e preceitos morais. A própria expressão Niilismo já denota seus propósitos, pois vem do latim nihil, ‘nada’. Até mesmo os princípios estéticos são repudiados por eles.
Vivemos em uma sociedade que não acredita em nada. Para sermos uma sociedade forte precisamos ter um único Deus – Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém. (Judas 1.25).


UMA SOCIEDADE PRECISA ABANDONAR A IDOLATRIA.
“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem  e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam  e guardam os meus mandamentos. " (Êxodo 20.4-6).
A idolatria é aniquilação de uma sociedade. Os Egípcios prestavam inúmeros cultos a numerosos deuses. O SENHOR conclama Israel a prestar somente culto ao único Deus, o verdadeiro, o imutável. A idolatria se manifesta de diversas formas, não meramente diante de um ídolo de pedra e de metal. Todas as formas de idolatria devem ser evitadas. A bíblia cita a idolatria a pessoas, ao dinheiro e a outros deuses. Todas as várias formas de idolatria moderna têm uma coisa em seu núcleo: o “EU”. A maioria das pessoas já não se curva a ídolos e imagens, em vez disso, adoram no altar do deus de si mesmo, colocando em primeiro lugar os desejos e vaidades mundanas, agradando mais à carne que a Deus.
O próprio Jesus ensina ao Diabo em Lucas 4. 8, que só Deus é O único que é digno de ser adorado.
UMA SOCIEDADE NÃO É BLASFEMADORA.
“Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” (Êxodo 207).
Precisamos respeitar o sagrado e o divino. Nossa sociedade está comprometida porque perdeu o caráter espiritual trata Deus como um mero comediante de stand up. Certa vez ouvi um comediante dizer que era para os gays não se incomodarem, porque Deus era homossexual.
Nossos juramentos que incluem Deus no final não são cumpridos. Meus interesses que uso nome de Deus com a finalidade de dar uma “pegada” Evangélica. A melhor forma de impressionar uma pessoa é usar o que é sagrado e divino. A blasfêmia descredencia a atividade salvífica em uma sociedade.
UMA SOCIEDADE PRECISA DE 24H COM DEUS.
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.  Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.  Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho,  nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;  porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou." (Êxodo 20.8-11).
UMA SOCIEDADE RESPEITOSA SE DESENVOLVE.
“Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.” (Êxodo 20.12).
Respeitar os pais, que são representantes de Deus e mediadores da família. A família é a principal unidade da sociedade e nela a espiritualidade deve ser cultivada em primeiro lugar
UMA SOCIEDADE RESPEITA TODA VIDA HUMANA.
“Não matarás.” (Êxodo 20,13).
O verbo hebraico traduzido por matar é usado no AT para designar o assassinato cometido premeditadamente (cf. Sl 94.6) e, às vezes, também o homicídio involuntário, por negligência ou imprudência (Dt 19.5). O que está proibido por este mandamento é o assassinato, isto é, o fato de atentar contra a vida do próximo de forma ilegal, derramando sangue inocente. Jesus, no Sermão do Monte, interpretará isso num sentido mais radical – “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás;  e: Quem matar estará sujeito a julgamento.  Eu, porém, vos digo que todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão  estará sujeito a julgamento do tribunal;  e quem lhe chamar: Tolo,  estará sujeito ao inferno de fogo." (Mateus 5.21-22)
Ø Ataque com caminhão deixa dezenas de mortos em Nice, no sul da França 84 morreram e 18 estão em estado gravíssimo, diz ministro do Interior. Atentado aconteceu por volta das 22h30, na festa do Dia da Bastilha.

UMA SOCIEDADE PRECISA PROTEGER A FAMÍLIA.
“Não adulterarás.” (Êxodo 20.14)
“Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” (Mateus 5.28). Hoje a família e desrespeitada a todo tempo. Esquecemos-nos de nossos filhos, de nossas esposas e maridos. Famílias se destruídas por escândalos sexuais. Uma sociedade com famílias fracs tende a ruir.
UMA SOCIEDADE CULTIVA A HONESTIDADE.
“Não furtarás.” (Êxodo 20.15).
Ø Dois menores foram espancados após outros dois, que estavam no mesmo grupo, vindo de Nilópolis, por roubarem o celular de uma turista estrangeira na Pedra do Leme, nesta sexta-feira. Na confusão, eles fugiram para o interior das obras do estúdio olímpico da rede de TV americana "NBC", na areia da praia.

10º UMA SOCIEDADE FALA A VERDADE.
“Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.” (Êxodo 20.16).
Antes de falar passe por três portas estreitas e de ouro: a primeira - É Verdade? Em seguida – É Necessário? E tua mente fornecerá uma resposta veraz. E a próxima porta é a última e mais difícil – É Gentil? Se no final seu assunto passou pelas três portas, você pode dizer.
Sem verdade uma sociedade não progride e a verdade é essa – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14.6). Fora disso é fofoca e Deus abomina – A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos. (Provérbios 6.19)
11º UMA SOCIEDADE RESPEITA O QUE É DO PRÓXIMO.
“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” (Êxodo 20.17).

Jesus no ensinou a amar o próximo como a nos mesmos. Se praticar esse mandamento tudo fica mais fácil.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...