terça-feira, 16 de setembro de 2014

POR QUE DEUS NOS AMOU?


POR QUE DEUS NOS AMOU?

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16 ARA).
(Tradução Luciano Garcia) – “Porque Deus amou o mundo de tal modo que deu seu filho unigênito, para que todos depositem sua confiança nele e não fiquem separados para a morte, mas estejam com a vida eterna assegurada.”
"ουτως1 γαρ2 ηγαπησεν3 ο4 θεος5 τον6 κοσμον7 ωστε8 τον9 υιον10 αυτου11 τον12 μονογενη13 εδωκεν14 ινα15 πας16 ο17 πιστευων18 εις19 αυτον20 μη21 αποληται22 αλλ23 εχη24 ζωην25 αιωνιον26" (ΙΩΑΝΝΗΝ 3.16 - ARA)
GREGO
TRANSL.
SIGNIFICADO
1
outwj
outos
ü Deste modo, assim, desta maneira.
2
gar
gar
ü Porque, pois, visto que, então.
3
hgaphsen
Egapesen
ü Receber com alegria, acolher, gostar muito de, amar ternamente.
ü Com respeito às coisas, estar satisfeito, estar contente sobre ou com as coisas.
4
o
o
ü Artigo masculino.
5
qeoj
Theos
ü Deus, o Pai, primeira pessoa da Trindade.
6
ton
ton

7
kosmon
kosmon
ü Universo e suas criaturas.
8
wste
hoste
ü Assim que, de tal modo que.
9
ton
ton
ü Artigo masculino.
10
uion
huion
ü Filho.
11
autou
autou
ü Dele mesmo, deles mesmos, eles.
12
ton
ton
ü Artigo masculino.
13
monogenh
monogene
A junção de duas palavras gregas: ‘mono’ – sozinho,único. ‘ginomai’ - tornar-se, i.e. vir à existência, começar a ser, receber a vida.
14
edwken
edoken
ü Ele deu.
15
ina
hina
ü Que, a fim de que, para que.
16
paj
pas
ü Cada, todo, algum, tudo, o todo, qualquer um, todas as coisas, qualquer coisa.
17
o
o
ü Artigo.
18
pisteuwn
pisteuon
ü Pensar que é verdade, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança em.
19
eij
eis
ü em, em, até, para, mediante, para, para, entre.
20
auton
auton
ü Ele próprio, ela mesma, eles mesmos, de si mesmo.
21
mh
me
ü Partícula de negação.
22
apolhtai
apoletai
ü Separado para morte.
23
all
all
ü Conjunção Adversativa: mas
24
exh
exe
ü Tenha segurança.
25
zwhn
zoen
ü Vida.
26
aiwnion
aionion
ü Para sempre, uma idade ininterrupto, tempo perpétuo, eternidade.

João 3.16
     O fato é que amar, hodiernamente, é muito complicado, pois não mais entendemos este verbo, que precisa sofrer uma ação para ser efetuado. O texto de João nos remete a pensar sobre amor, como um Deus Santo pode amar uma geração pecaminosa e egocêntrica como a de hoje.
     Procuremos entender que Deus é uma pessoa, a primeira da Trindade, e O mesmo se preocupa com sua criação e é uma preocupação que trouxe sangue e dor. Para tanto, vamos adentrar às Escrituras com a finalidade de deixar o amor do Pai penetrar em nossos corações.
1º - PORQUE DEUS AMOU AO MUNDO DE TAL MANEIRA...
A primeira parte do texto de João, fala do amor de Deus para com o mundo, o interessante é que a palavra grega para definir mundo é o vernáculo ‘kosmos que deixa evidente que o amor de Deus foi para todo o globo, um amor sem medida e sem acepção de raça, cor, religião. O amor de Deus é incondicional, isto é, sem condição de se explicar.
Ø  Contudo, a Bíblia diz que Deus prova que nos ama:
“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5.8).
     Deus deixa claro que independentemente de sermos pecadores ele nos ama e nos deu prova disso, assim começamos a entender que o ministério de Jesus é disseminar o amor, pois o Próprio é a representação viva do amor do Pai. E nisso mora nossa dor, pois NÃO AMAMOS A DEUS, é isso mesmo, se dependêssemos de amar a Deus para alcançarmos seu perdão estaríamos todos enterrados em nossos delitos - “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4.10)
     Nós não O amamos. Ele nos amou primeiro sabendo de nossa alma corrompida. Este é o amor de Deus, pense: “O amor é uma asa veloz que Deus lhe deu para que tão depressa O encontre nos céus.”
2º QUE DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO...
     Gosto muito da palavra ‘unigênito’, que nos leva a entender que seria filho único, e sabemos que na verdade não é isso, pois um casal pode ter filho único, porém a mulher não está impedida de ter outro, quanto a Jesus, não haverá outro igual a Ele - “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Romanos 11.36). Cristo é o logos a Palavra de Deus encarnada. Pensando assim Deus deu-se a si mesmo a fim de nos conceder redenção. Nós não podemos às vezes ver o seu amor diretamente, mas o vemos no filho – “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” (João 1.8). E assim, entendemos o amor do Pai através do filho.
3º PARA QUE TODO O QUE NELE CRÊ NÃO PEREÇA...
A palavra perecer no original grego entende-se como, separado para morte, alguém que não crê no amor de Deus, através do sangue de Cristo Jesus vertido na cruz, está separado para morte - “De outra feita lhes falou, dizendo: Vou retirar-me, e vós me procurareis, mas perecereis no vosso pecado; para onde eu vou vós não podeis ir." (João 8.21)
Quem está separado para morte não sente o amor de Deus, pois não anda com Cristo Jesus, o Mestre deixa claro que não podemos ir com Ele. Diferentemente da palavra ‘crer’ que etimologicamente no original grego traz a nós a ideia de segurança, de ligação permanente. Se pudéssemos reescrever o texto ficaria assim: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que tenhamos segurança e não fiquemos separados para a morte...”
4º MAS TENHA A VIDA ETERNA.
Aqui está à promessa, de se amar a Deus, uma vida perpétua e segura nos braços do Pai, não uma vida passageira, mas uma eternal, para todo o sempre - “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho." (1 João 5.11) . A vida eterna está no filho, se a queremos então precisamos aceitar o filho.
CONCLUSÃO:
     Entendemos do amor de Deus no texto de João, e o mesmo nos estimulou a amarmos mais a Deus, através de seu filho Jesus, porém gostaria de terminar a prédica desta noite deixando um desafio para esta igreja, já que a mesma está entrando na adolescência. Jesus é amor e Ele nos deixou um legado de que devemos amar o próximo como a nós mesmos, porém gosto do seguinte texto: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos." (1 João 3.16)

     João sabiamente no seu Evangelho nos explica o amor de Deus para conosco, todavia, em sua primeira carta ele nos emprega que para conhecer o amor, precisamos dispor-nos de nossa vida em amor ao próximo. Mas neste tempo, fazemos tudo ao contrário, Deus nos deixou o mandamento de amar o próximo e deixar as outras coisas, como dito acima invertemos tudo, deixamos o próximo e amamos as outras coisas.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...