quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

QUEM VOCÊ É? FORREST GUMP OU JESSE OWENS.



            Uma pergunta estranha, para um culto, pois muitos podem perguntar, nunca ouvi falar desses caras. Vamos sintetiza ma breve apresentação de ambos: é um filme norte-americano de 1994, dirigido por Robert Zemeckis com Tom Hanks no papel-título e baseado no romance homônimo de 1986 escrito por Winston Groom. O filme também traz no elenco Robin Wright Penn e Gary Sinise. A história atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama que viaja ao redor do mundo, encontra figuras históricas, influencia a cultura popular e é testemunha de alguns dos eventos históricos mais notórios da segunda metade do século XX.
            Forrest correr por todo estado e ola para traz percebe que á inúmeras pessoas correndo atrás dele, e ao ser perguntado por que corria ele responde: “não sei apenas comecei a correr”.
            James Cleveland Owens, conhecido por Jesse Owens, foi um atleta e líder civil norte-americano. Ele participou nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim, Alemanha, onde se tornou conhecido mundialmente por ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 m rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100 m. Em 2012, foi imortalizado no IAAF Hall of Fame, criado no mesmo ano como parte das celebrações pelo centenário da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF).
            A maior conquista de Owens foi não se contrapor ao regime nazista, mas sim abalar a noção racista da nação americana no século XX, como ele mesmo deixou bem claro em sua biografia. Ele declarou que o que mais o magoou não foram as atitudes de Hitler, mas o fato do presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt não ter lhe mandado sequer um telegrama felicitando-o por suas conquistas na olimpíada. Owens teria dito mais tarde: "Não foi Hitler que me ignorou, quem o fez foi Franklin Delano Roosevelt. O presidente nem sequer me mandou um telegrama.
            Temos então dois exemplos de corredores, um sem objetivo aparente, todavia outro disposto a deixar na história uma marca que mudaria todo o racismo norte americano. Quando penso nesses homens, argumento com que há muitos cristãos correndo assim, sem motivo nenhum em busca de tudo e nada ao mesmo tempo.
             No texto base vemos Paulo explicado as razões de sua corrida, vemos o caráter de alguém tão tomado por fazer a diferença, que nos motiva a buscar perfeição, mesmo sabedores que perfeito somente o nosso Deus! Vejamos o que aprendemos com Paulo.

A IGREJA EM FILIPOS
Foi a 1a igreja cristã na Europa. Foi fundada por Paulo durante a segunda viagem missionária - At.16.11-40. Ali chegando, o apóstolo foi bem recebido juntamente com Silas. Os primeiros convertidos foram Lídia, vendedora de púrpura, e uma jovem que adivinhava, da qual foi expulso um espírito imundo. Sendo liberta, cessaram os seus prognósticos. Diante disso, cessou também o lucro dos seus senhores, os quais se enfureceram contra Paulo e Silas, incitando contra eles as autoridades locais. Como resultado, aqueles irmãos foram espancados e lançados na prisão (I Ts.2.2). Estando orando e louvando a meia-noite, Deus os libertou por meio de um terremoto que abriu as cadeias. Diante de tão grande acontecimento, o carcereiro se converteu e também a sua família.
Algum tempo depois, os irmãos filipenses enviaram ajuda financeira para Paulo - II Cor.8.2 Fil. 4.10,15.
A SITUAÇÃO DE PAULO
Ao escrever a epístola aos filipenses, Paulo se encontrava preso, correndo risco de vida, distante de muitos irmãos e amigos e em dificuldade financeira. Na carta, ele fala da morte várias vezes: 1.20; 2.8; 2.27; 2.30; 3.10. Entretanto, a mesma epístola enfatiza a alegria, a gratidão (1.3; 4.6), e ainda admoesta contra a murmuração (2.14).
Isso é testemunho (2.15). Alegria e gratidão no meio do sofrimento é tão contrastante quanto a luz no meio da escuridão, como uma estrela refulgente no meio do negro céu. Não dá para ignorar. Paulo compara os cristãos aos luzeiros, aos astros, e não a uma vela ou a um pavio de lamparina (2.15). O luzeiro produz abundante luz, a qual não se apaga com o vento nem com a tempestade.
Normalmente, se existe luz, existe fogo. Algo está se consumindo. Algo está queimando. Não seremos luz gratuitamente. Não seremos luz sem sacrifício, sem dor, sem renúncia, sem sofrimento ou sem tribulações.
Até a sua própria morte é vista por Paulo como um meio pelo qual o Senhor Jesus seria glorificado (1.20). Segundo a visão do apóstolo, sofrer pelo evangelho é um privilégio (1.29).
1.      UMA VERDADEIRA CORRIDA REQUER VONTADE
“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.”
(Filipenses 3.12)
            A palavra perfeição em grego tem como melhor tradução levar até o fim, isso é, ser como Cristo. Para Paulo seria uma busca até o fim de sua vida, era algo de suma importância receber a plenitude do varão perfeito, que o apóstolo levou até o fim. E o texto continua a dizer que ele prossegue em conquistar, de modo que é impossível eu pensar ou viver de outra maneira que não seja buscando essas coisas. Sei que não é fácil, mas para mim não é uma opção, pois fui conquistado, Paulo que dizer que Cristo o tomou para si e o fundiu nele, não há como fugir disso, preciso prosseguir. Mitos querem Cristo, evidente, mas a corrida é difícil, a busca, a gana, a intrepidez, a audácia, isso tem se diluído entre a igreja.
            Nós esquecemos, ou melhor, apagamos o sim e o não e os substituímos pela expressão: ”Isso é relativo!” Paulo nesse versículo não relativiza nada, ele prossegue em busca de ser um próprio “Cristo”, evidente que não quero dizer que Paulo tem pretensões de ser o Salvador do mundo, mas ele procura fazer a diferença como Cristo fez. O que te impede agora de seguir neste caminho?
2.      UMA CORRIDA QUE IMPORTA SE FAZ NO AGORA
“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,"
(Filipenses 3.13)
            Paulo é impressionante! No inicio do texto ele nos dá uma das mais belas lições, quando diz - ... Não julgo havê-lo alcançado. A melhor tradução para a palavra “julgo” é inventário, isso posto, o apóstolo declara que o que ele fez, seu ministério, suas conquistas, seus ganhos etc.. tudo que errou, seus pecados, suas transgressões, tudo que no passado ficou, lá precisa ficar, a fim de que não se desvie o seu olhar no agora.
            Há aqui um convite para mim e você! Existe um clamor de que precisamos olhar para o agora, mudar o ritmo de nossa corrida.
3.      UMA CORRIDA QUE IMPORTA É A QUE SAGRAMOS VENCEDORES.
“prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."
(Filipenses 3.14)

            Meu professor de atletismo Elias, em uma de nossas reuniões antes de entrarmos na pista disse certa vez: “Essa história de que o que vale é competir é falácia de perdedor.” Quando leio esse texto vejo muito disso, perceba o falar de Paulo: “prossigo para o alvo, para o prêmio...” na Roma antiga o campeão dos jogos ganhava uma grinalda, o coroa de louros, representava a suprema glória para alma grega. O que Paulo então que dizer é que, nossa suprema glória é ser chamado por Deus para essa corrida. Você é um chamado por Deus, você é um conquistado por Deus, com a tarefa de prosseguir com Cristo, o que te impede?

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...