sábado, 18 de março de 2017

COMO NOS RELACIONAR COM NOSSOS IRMÃOS EM CRISTO.



“O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozije-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade; abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos." (Romanos 12.9-16).
"Ἡ ἀγάπη ἀνυπόκριτος. ἀποστυγοῦντες τὸ πονηρόν, κολλώμενοι τῷ ἀγαθῷ, τῇ φιλαδελφίᾳ εἰς ἀλλήλους φιλόστοργοι, τῇ τιμῇ ἀλλήλους προηγούμενοι, τῇ σπουδῇ μὴ ὀκνηροί, τῷ πνεύματι ζέοντες, τῷ κυρίῳ δουλεύοντες, τῇ ἐλπίδι χαίροντες, τῇ θλίψει ὑπομένοντες, τῇ προσευχῇ προσκαρτεροῦντες, ταῖς χρείαις τῶν ἁγίων κοινωνοῦντες, τὴν φιλοξενίαν διώκοντες. εὐλογεῖτε τοὺς διώκοντας [ὑμᾶς], εὐλογεῖτε καὶ μὴ καταρᾶσθε. χαίρειν μετὰ χαιρόντων, κλαίειν μετὰ κλαιόντων. τὸ αὐτὸ εἰς ἀλλήλους φρονοῦντες , μὴ τὰ ὑψηλὰ φρονοῦντες ἀλλὰ τοῖς ταπεινοῖς συναπαγόμενοι. μὴ γίνεσθε φρόνιμοι παρʼ ἑαυτοῖς." (Romanos 12.9-16)
O amor deve reger nossos relacionamentos. O amor é o sistema circulatório do corpo espiritual, permitindo que todos os membros funcionem de maneira saudável e harmoniosa. "Se ficarem em silêncio, façam um silêncio de amor. Se confessarem confesse com amor. Se ensinarem ensine com amor. Se perdoarem perdoe com amor. Deixem o amor entrar em vocês. Somente o Bem pode nascer dessa origem. Amem. Amem com vontade. O Amor existe na adversidade. Mostra prudência na prosperidade. É forte no sofrimento. Alegra-se com boas novas. Está acima da tentação. Ele é generoso na hospitalidade. Agradável entre verdadeiros irmãos. Paciente com a falta de fé. Este é o Espírito dos livros sagrados. A virtude da profecia. A Salvação dos mistérios. É a força do conhecimento. A generosidade da fé. A riqueza para os pobres. A vida aos moribundos. O Amor é tudo." Agostinho de Hipona
Para todo bom bolo é preciso de ingredientes de excelente qualidade, não é diferente para o amor. A fim de se cultivar o amor é necessário alguns ingredientes e os veremos a seguir:
1.      SINCERIDADE“O amor seja sem hipocrisia." (Romanos 12:9a). A palavra grega anypokritos, Sem hipocrisia, é muito interessante. Hypokrites era o ator que participava de um drama. No entanto, a igreja não pode transforma-se em palco. Afinal, o amor não é teatro; ele faz parte da vida real.
2.      DISCERNIMENTO“Detestai o mal, apegando-vos ao bem." (Romanos 12.9b). O cristão deve apegar-se ao bem e abominar o mal com todas as forças de sua alma. Precisa sentir nojo pelo mal. Não pode ser uma pessoa amorfa[1], insípida[2], que fica em cima do muro, sem se posicionar.
3.      AFEIÇÃO“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal," (Romanos 12.10a). Paulo usa neste versículo duas palavras gregas distintas para amor: Filadélfia e filostorgos. A primeira descreve Amro fraternal, ou seja, o amor de irmãos e irmãs uns pelos outros em cristo Jesus, A segunda descreve a afeição natural que sentimos pelos nossos familiares, tipicamente amor entre pais e filhos. Paulo que nos ensinar que devemos amar nossos irmãos em Cristo da mesma maneira que amamos nossos familiares.
4.      HONRA“preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12.10b). O amor entre nós deve expressar honra mútua.
5.      ENTUSIASMO“No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;" (Romanos 12.11). A apatia não combina com a vida cristã. O crente precisa ser um individua em chamas para Deus. Precisa arder de zelo pelas coisas de Deus. È alguém que serve a Deus com fervor. Aqueles que são mornos produzem náuseas em Cristo Jesus. Semelhante à igreja de Laudiceia.
6.      PACIÊNCIA “regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;" (Romanos 12.12). O crente cruza os vales da vida com os olhos cravados na esperança da gloriosa volta de Cristo. Ele se alimenta de uma vida de esperança, enquanto pacientemente enfrenta as tribulações com a vida de oração perseverante.
7.      GENEROSIDADE – “compartilhai as necessidades dos santos;” (Romanos 12.13a). O verbo Koinoneo pode significar tanto participar das necessidades e dos sofrimentos dos outros, como repartir os nossos recursos com eles.
8.      HOSPITALIDADE"praticai a hospitalidade;" (Romanos 12.13b). Precisamos ter equilíbrio entre Filadélfia (amor pelos irmãos e irmãos em Cristo) e filoxenia (amor pelos estranhos)
9.      BOA VONTADE “abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis." (Romanos 12.14). Devemos desejar o bem a todos.
10.  SIMPATIA “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram." (Romanos 12.15). O amor nunca se mantém longe das alegrias e das dores dos outros. Assim como o gozo dividido é dobrado, também a tristeza dividida é reduzida à metade. Citando Crisóstomo Geoffrey Wilson alerta para o fato de que é mais fácil chorar com os que choram que se alegar com os que se alegram; porque a própria natureza estimula o primeiro, mas a inveja bloqueia o segundo.
11.  HARMONIA – “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros;" (Romanos 12.16a). Os cristãos devem viver em harmonia uns com os outros. Devem ser unanimes entre si, nutri os mais nobres sentimentos e praticar as mais excelentes atitudes entre si.
12.  HUMILDADE“em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos." (Romanos 12.16b). Entre os cristãos não há espaço para esnobismo. O amor coloca o outro na frente do eu.



[1] Algo sem definição.
[2]  Sem sabor.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...