terça-feira, 15 de março de 2016

PENSE GRANDE, MAS TRABALHE COMO UM PEQUENO.


PROVÉRBIOS - 30.24-28
Nos pequenos frascos, é que encontramos os melhores perfumes, diz o ditado popular. Encontramos grandes tesouros escondidos nas pequenas coisas. Pequenas coisas que, erroneamente, denominamos de normais. O sorriso de uma criança, um abraço de um amigo ou um carinho de alguém que amamos, são pequenos atos e grandes sentimentos que palavras não poderiam expressar sua essência. É exatamente isto que este texto quer nos ensinar.
Não há problemas em pensar grande, é honesto e verdadeiro, mas o tamanho de seu sonho será o comprimento de seu trabalho, nada que está grande começou com uma coisa grande. Vide o evangelho, que começou com um grupo de pescadores sem instrução, sem qualificações intelectuais. Teve caminho de morte e de cruz, onde muitos pensavam que havia acabado o fato e que se tornou ainda mais forte e chegou até a nós iremos passar e a Palavra de Deus não.
Segundo o site Visual News (Notícias Visual), a Bíblia já vendeu cerca de 3.900 milhões de cópias da Bíblia, enquanto a segunda é a citações do Presidente Mao Tse Tung, em O Livro Vermelho tendo vendido 850 milhões de cópias, o qual teve um aumento de 30 milhões de cópias com relação a lista anterior.Harry Potter continua em terceiro lugar, com 400 milhões, embora não seja especificado se qualquer um dos sete livros, ou se é a coleção como um todo. Assim acontece com O Senhor dos Anéis com 103 milhões de cópias vendidas sem especificar se é um ou a coleção, o livro O Alquimista Paulo Coelho com 65 milhões, o livro O Código Da Vinci, com 43 milhões que supera o livro de Stephenie Meyer A Saga Crepúsculo também com 43 milhões nas centenas.
Vamos então aprender coma bíblia na bíblia exemplos de coisas pequenas que no fim são grandes exemplos para nós.
AS FORMIGAS, CRIATURAS DE POUCA FORÇA, CONTUDO, ARMAZENAM SUA COMIDA NO VERÃO; PROVÉRBIOS 30.25.
O Formigueiro é algo muito interessante. Vários compartimentos, “guardas por todos os lados”, depósitos de comida, uma organização extraordinária. A sabedoria da formiga consiste, além de sua organização, na sua persistência. “Criaturas sem força” aparentemente, pois, algumas espécies podem carregar um objeto dez vezes mais pesado que o próprio corpo. É por isso que vemos aquelas formiguinhas carregando galhos, de um lado para o outro, e quando uns destes galhos caem, ela persiste, insiste em pegá-los de volta. Se desistir de levar, não terá seu alimento para o inverno.
Outra coisa interessante na formiga, é que ela nunca perde o caminho de volta para casa, ela anda vários quilômetros atrás de comida, mas sabe voltar para casa.
Jesus sempre soube de sua tarefa, eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14.6). Sabendo de sua tarefa, não a fez sozinho chamou mais doze, e os ensinou o caminho para casa, mesmo caminhando por este mundo, preparem suas reservas para os dias difíceis, assim como a formiga faz, junto no verão para na passar dificuldades no inverno.
OS COELHOS, CRIATURAS SEM NENHUM PODER, CONTUDO, HABITAM NOS PENHASCOS; PROVÉRBIOS 30.26.
A sabedoria dos coelhos, segundo o texto, está em construir suas casas nas rochas. Qual tem sido o alicerce de nossas casas?
Portanto todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica, será semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa; contudo, ela não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. Aquele que ouve estas minhas palavras, mas não as cumpre, será comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Desceu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos, e deram contra aquela casa, e ela caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7.24-27)
Há lares destruídos por não estarem edificados sobre a rocha. Na área da construção existe um perigo enorme em uma edificação: quando é construída sem uma boa base. Aparecem trincas, rachaduras e algumas até caem. Não suportam o mau tempo, não suportam os ventos, chuvas, etc. Assim também encontramos, muitas vidas que estão trincadas, outras, rachadas e até mesmo muitas que já caíram. Casamentos rachados, amizades totalmente destruídas, vidas inacabadas, tudo porque um dia alguém edificou estas “casas” na areia, um alicerce inadequado. Vidas alicerçadas sob a influência da novela, dos filmes, das filosofias vãs regidas por satanás e pelo mundo. Que o Senhor tenha misericórdia e livre este povo de cair nas garras do inimigo.
OS GAFANHOTOS, QUE NÃO TÊM REI, CONTUDO, AVANÇAM JUNTOS EM FILEIRAS;
PROVÉRBIOS 30.27
Há um fato muito interessante com os gafanhotos. Andam em bandos, nuvens de gafanhotos. Em uma nuvem de gafanhotos pode conter aproximadamente um bilhão deles, todos juntos, pois necessitam andar unidos. Voam cerca de 320 quilômetros de distância por dia e descansam até mesmo em geleiras ou oceanos. Sabe como? Um sobre o outro, formando vários blocos. Ah! Como poderíamos imitá-los... A sabedoria dos gafanhotos consiste em andar todos juntos.  Encontramos algumas pessoas que não gostam de se relacionar. Deus nos fez pessoas relacionáveis e ninguém pode viver sozinho. Dependemos uns dos outros. “O que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria”. (Provérbios 18:1)
A LAGARTIXA, QUE SE PODE APANHAR COM AS MÃOS, CONTUDO, ENCONTRA-SE NOS PALÁCIOS DOS REIS. PROVÉRBIOS 30.28
  Algumas traduções aparecem à palavra aranha e outras, geco. Geco vem dos geconídeos, são trezentas espécies de animais, inclusive as lagartixas.
A Bíblia nos mostra que são indefesos, porém, dotados de uma grande sabedoria. Com as mãos podem ser apanhados, mas fazem dos palácios dos reis o seu refúgio. Por dois motivos, basicamente, é que encontramos esses “bichinhos” em nossa casa. O primeiro é porque buscam proteção, pois em outro lugar, seriam presas fáceis para seus predadores. O segundo motivo é que buscam algo para comer. Outros insetos, como os mosquitos e pernilongos, servem de alimentos tanto para a aranha como para as lagartixas. A sua sabedoria consiste em buscar abrigo e alimento em nossas casas.

Todo homem que deseja encontrar a sabedoria, deve também buscar abrigo, proteção e alimento no palácio do Rei dos reis e Senhor dos Senhores. É na casa de Deus, a igreja, que encontraremos segurança e alimento para as nossas vidas.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...