sábado, 10 de janeiro de 2015

QUATRO TRAÇOS QUE CARACTERIZAM UMA PESSOA DE VALOR


Mateus 28.18-20
     Atualmente encontrar uma pessoa de valor é muito raro, pois a superficialidade deste tempo valoriza muito mais as coisas que o indivíduo. Lembro-me de meu avô dizer que em seu tempo não havia crediário, cheque, cartão de crédito, ou outro qualquer tipo de pagamento parcelado. Apenas a palavra bastava. Sei que o tempo do meu avô já passou e precisamos como cristãos interpretar e entender o tempo de hoje.
Percebendo isso, gostaria de te encorajar a ser uma pessoa de grande impacto, uma pessoa que realmente faça a diferença, uma mulher e um homem que traga valores a seu meio. Jesus deixou uma tarefa a ser cumprida nos últimos versículos do Evangelho de Mateus e para tal tarefa, faz-se necessário, que aquele ou aquela que se propõem a fazer tenham certos traços, ou melhor, certos valores.
1. DEVOÇÃO DESINTERESSADA
A palavra devoção possui alguns sinônimos como: respeito, afeição, dedicação e outros. Uma pessoa que possui este valor é alguém que não procura crédito, e nunca reclama do papel que exerce. Ela não está ali para receber os louros, ou algum afago, sua paixão é fazer o melhor. Pessoas assim causam um grande impacto onde estão. Jesus disse: Ide ( poreuqe/ntej – do original grego, que está no gerúndio, logo o verbo é indo que transmite uma ideia de algo que está acontecendo e irá continuar.)
Mesmo com todos os riscos e esforços heroicos que os homens de Davi investiram para estabelecerem-no como rei, não encontramos na bíblia nenhum deles reclamando ou requerendo glória pessoal. Cada um tinha uma devoção desinteressada por Davi e pelos outros, em uma grande causa que era maior que qualquer indivíduo.
Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.
E depois dele Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, entre os três valentes que estavam com Davi quando provocaram os filisteus que ali se ajuntaram à peleja, e quando se retiraram os homens de Israel.
Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar a mão pegada à espada; e naquele dia o Senhor efetuou um grande livramento; e o povo voltou junto dele, somente a tomar o despojo.
E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus.
Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou um grande livramento. (2 Samuel 23.8-12 Almeida corrigida e revisada fiel)
Davi achou melhor registrar a história desses homens, pois sabia que sem eles o seu reinado seria impossível. Pessoas de devoção desinteressada são assim, se não prestarmos atenção não perceberemos que estão ali, mas sem elas nada do que desfrutamos seria possível. Pesando assim, Theodore Roosevelt disse: Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter.
2. FOCO NA MISSÃO
Pessoas de alto impacto focalizam nos objetivos certos e não perdem tempo perseguindo coisas que não tem importância. Muitas organizações perderam-se com coisas sem importância porque seus líderes tiraram seus olhos do objetivo e preocuparam-se com questões menos importantes. Gráficos organizacionais e papéis claramente definidos têm o propósito de apoiar a missão, e não o interesse de alguém. E Jesus o mestre dos mestres percebeu isso e definiu objetivamente a missão – ide por todo mundo, isto é, em todo lugar, a tempo e fora de tempo. Mantenha-se focado, olhe a missão.
E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. (Atos 8.26)
Felipe possuía uma devoção desinteressada e foco na missão, pois o anjo disse o que teria que fazer, e ele foi sem pestanejar e sem questionar, pois percebeu e não perdeu o foco.
3. MANEIRA HARMONIOSA
Pessoas de alto impacto alimentam a harmonia com os outros para alcançar um bem maior. Colocam de lado diferenças mesquinhas e preferem não dar importância a ofensas, porque reconhecem que o inimigo está ao seu redor. Mas uma vez Jesus percebe este valor ao anunciar para seus discípulos que sua tarefa era levar a Cruz para toda a criatura, isto é, para todas as pessoas e não há como fazer isso de outra maneira que não seja de forma harmoniosa e amável. Precisamos cada vez mais de pessoas com este calibre.
     Os homens de Davi estavam unidos pelo objetivo de colocar Davi no trono de Israel. Quando esses heróis alcançaram sua meta, sentaram para banquetear e disseram: Davi, este é um grande momento de nossas vidas (Crônicas 12.38-40). Gosto de pensar que os homens de Davi pensavam nesta frase - Estar equilibrado é o mesmo que navegar num oceano sem ondas e sentindo a brisa refrescante e harmoniosa da vida
4. UMA ALEGRIA CONTAGIANTE
Pessoas de alto valor inspiram humildade e união nos outros, uma combinação que traz alegria. Estou convencido de que alegria é uma escolha e pode ser a qualidade mais atraente de uma pessoa. Pessoas alegres tem mais oportunidade de causar um impacto positivo nas outras pessoas, e raramente deixam o local de maneira que o encontraram. Jesus, mais uma vez mostra que conhece este valor e diz a seus seguidores: E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Que coisa grandiosa e que nos traz alegria ao espírito! Jesus falou claramente que é para nós fazermos tudo porque Ele estaria conosco, não há maior alegria que isso! Paulo também demonstra esta alegria contagiante - Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. (Filipenses 1.3-5).

Para concluirmos gostaria de fazer a você uma simples e profunda pergunta: Você prefere ser uma pessoa de valor ou de renome? A resposta desta pergunta dará forma a todo seu futuro, assim como as decisões que tomará, a maneira pela qual você se relacionará com as pessoas, e até como você estará cumprindo os papéis que Deus designou a você.

A PLENITUDE DOS TEMPOS

  Gálatas 4:4 – mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.   Neste texto o apóstolo...